Nome do Projeto
Simplificando Política
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/02/2021 - 01/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto tem como foco a melhoria da qualidade do ensino e da formação profissional dos Cientistas Sociais nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura da UFPel. Trata-se de um projeto que visa articular atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio da produção de podcasts na área de Ciência Política, mais especificamente, apresentando os principais conceitos e dialogando sobre temas relacionados a política. Constitui-se em um projeto de ensino e aprendizagem, que visa uma formação construtiva conjunta sobre questões relativas a política no âmbito da sociedade.
Objetivo Geral
Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes nos cursos de Ciências Sociais da UFPEL, por meio de um maior envolvimento destes em atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade.
Desenvolver o contato de estudantes com técnicas básicas de pesquisa como a de Revisão Bibliográfica Sistemática, capacitando-os para o desenvolvimento de projetos, trabalho em equipe, comunicação e apresentação de conteúdos científicos e para a transposição didática.
Estruturar situações de aprendizagem conjuntas, através da criação de um ambiente que propicie o desenvolvimento e o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão na Universidade. A produção de conteúdos e seminários de formação teórico-metodológicas; oficinas didáticas e de pesquisa; espaços que estimulem a inovação, a criatividade, além de uma maior interação dos estudantes com as questões da coletividade.
Desenvolver o contato de estudantes com técnicas básicas de pesquisa como a de Revisão Bibliográfica Sistemática, capacitando-os para o desenvolvimento de projetos, trabalho em equipe, comunicação e apresentação de conteúdos científicos e para a transposição didática.
Estruturar situações de aprendizagem conjuntas, através da criação de um ambiente que propicie o desenvolvimento e o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão na Universidade. A produção de conteúdos e seminários de formação teórico-metodológicas; oficinas didáticas e de pesquisa; espaços que estimulem a inovação, a criatividade, além de uma maior interação dos estudantes com as questões da coletividade.
Justificativa
Verificou-se que, durante o primeiro e segundo semestre alternativo de 2020, diante do contexto da pandemia do COVID 19 nós passamos por um processo de adaptação à modalidade de ensino remoto na Universidade, ao mesmo tempo em que a instituição e muitos dos docentes não estavam preparados para o desafio de realizar 100% das suas atividades online. Diante disso, a proposta surge das dificuldades encontradas por professores e alunos durante o desenvolvimento da disciplina de CPI "online" no âmbito do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais. A iniciativa agrega estudantes tanto da Licenciatura como do Bacharelado, e também, já conta com colaboradores de outros cursos. A produção de conteúdo em forma de podcast visa atender um público alvo em especifico, primeiramente estudantes de ciência política do primeiro e do segundo semestre dos cursos de Ciências Sociais e, em um segundo momento, a comunidade de um modo geral. Para além dos muros da Universidade pretende-se levar um conhecimento mais acessível em relação a política para o público em geral. Desta forma, articula-se ações de interesse comum entre professores e estudantes, visando o fortalecimento das relações e dos vínculos entre todos na construção de uma maior identidade com a área de ciência política, melhorando a formação teórico-metodológica dos estudantes e focando na preparação para a docência e para a atuação dos egressos no mercado de trabalho.
Metodologia
A metodologia responde ao como vai ser operacionalizado o Projeto. Em uma primeira etapa, serão pesquisados temas de interesse relacionados aos conceitos básicos da área da Ciência Política, abordando o que é política, poder, Estado, governo e sociedade civil, por exemplo. Para isso serão realizadas oficinas didáticas e de pesquisa, com a adoção da metodologia qualitativa, através da técnica de revisão bibliográfica sistemática (RBS), que serve de base para transposição dos conceitos abordados em cada podcasts. Como resultado secundário o processo de pesquisa permite conhecer e compreender a literatura , aplicar a revisão, analisar, sintetizar e avaliar resultados. A técnica de RBS permite consolidar evidencias e resultados obtidos sobre os temas em foco, identificar lacunas nas teorias e pesquisas desenvolvidas, fornecendo a base dos modelos usados para o desenvolvimento de novos estudos.
Nessa primeira fase serão desenvolvidas ações de ensino e pesquisa, para que a cada semana seja disponibilizado via instagram e spotify um conceito básico em formato de podcast, acompanhado de uma sinopse de um dos autores mencionados na apresentação de cada conceito.
Na segunda etapa do projeto, pretende-se abordar temas da contemporaneidade, como gênero e política, ideologia e política; sistemas eleitorais e partidários; democracia e políticas públicas, por exemplo, por meio da metodologia dialética. A ideia aqui é dividir a equipe em pequenos grupos que atuarão no desenvolvimento dos respectivos temas, contando com o auxilio de especialistas para tratar de cada assunto, serão convidados professores e pesquisadores do próprio curso que constarão como colaboradores do projeto, diga-se, aqueles que aceitarem contribuir com a proposta. Cabe destacar que todos os temas escolhidos estão relacionados as linhas de pesquisa e dsciplinas ministradas pelos professores no âmbito de Departamento de Sociologia e Politica da UFPel.
Em uma terceira fase do projeto, a metodologia é a ação participante, a ideia é de que a comunidade externa também participe apresentando questões relacionadas à política de um modo geral, em que os envolvidos com a matéria terão que responder as questões apresentadas pelos interessados no âmbito da comunidade externa. Para tal, a elaboração das respostas exigem pesquisa sobre os temas e também sobre fatos e dados científicos contemporâneos que permitam exemplificar e/ou reforçar os argumentos. É importante destacar que todo o conteúdo produzido durante a segunda e terceira etapa do projeto também estará sendo editado e disponibilizado para acesso em forma de podcast.
Por um lado, ao professor cabe organizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, utilizando as técnicas (de revisão bibliográfica, análise de dados, análise documental, etc. ), que deem conta da apreensão dos conteúdos e da reflexão sobre os temas propostos. Por outro lado, as atividades também devem atender às características e expectativas dos estudantes inseridos no processo de aprendizagem, bem como atender as demandas da comunidade externa sobre o assunto.
Dentre as principais técnicas a serem utilizadas coletivamente, para as situações de aprendizagem conjuntas, pode-se destacar encontros para produção dos conteúdos, seminários e oficinas para elaboração de roteiro e produção de podcast, lembrando que “a construção do conhecimento é o momento do desenvolvimento operacional da atividade do estudante por meio da pesquisa, do estudo individual, do desenvolvimento de exercícios e do compartilhamento dos saberes, no qual se explicitam as relações que permitem identificar como o objeto de conhecimento se constitui” e como ele pode ser compartilhado (LIBANEO,1985, p.215).
Nessa primeira fase serão desenvolvidas ações de ensino e pesquisa, para que a cada semana seja disponibilizado via instagram e spotify um conceito básico em formato de podcast, acompanhado de uma sinopse de um dos autores mencionados na apresentação de cada conceito.
Na segunda etapa do projeto, pretende-se abordar temas da contemporaneidade, como gênero e política, ideologia e política; sistemas eleitorais e partidários; democracia e políticas públicas, por exemplo, por meio da metodologia dialética. A ideia aqui é dividir a equipe em pequenos grupos que atuarão no desenvolvimento dos respectivos temas, contando com o auxilio de especialistas para tratar de cada assunto, serão convidados professores e pesquisadores do próprio curso que constarão como colaboradores do projeto, diga-se, aqueles que aceitarem contribuir com a proposta. Cabe destacar que todos os temas escolhidos estão relacionados as linhas de pesquisa e dsciplinas ministradas pelos professores no âmbito de Departamento de Sociologia e Politica da UFPel.
Em uma terceira fase do projeto, a metodologia é a ação participante, a ideia é de que a comunidade externa também participe apresentando questões relacionadas à política de um modo geral, em que os envolvidos com a matéria terão que responder as questões apresentadas pelos interessados no âmbito da comunidade externa. Para tal, a elaboração das respostas exigem pesquisa sobre os temas e também sobre fatos e dados científicos contemporâneos que permitam exemplificar e/ou reforçar os argumentos. É importante destacar que todo o conteúdo produzido durante a segunda e terceira etapa do projeto também estará sendo editado e disponibilizado para acesso em forma de podcast.
Por um lado, ao professor cabe organizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, utilizando as técnicas (de revisão bibliográfica, análise de dados, análise documental, etc. ), que deem conta da apreensão dos conteúdos e da reflexão sobre os temas propostos. Por outro lado, as atividades também devem atender às características e expectativas dos estudantes inseridos no processo de aprendizagem, bem como atender as demandas da comunidade externa sobre o assunto.
Dentre as principais técnicas a serem utilizadas coletivamente, para as situações de aprendizagem conjuntas, pode-se destacar encontros para produção dos conteúdos, seminários e oficinas para elaboração de roteiro e produção de podcast, lembrando que “a construção do conhecimento é o momento do desenvolvimento operacional da atividade do estudante por meio da pesquisa, do estudo individual, do desenvolvimento de exercícios e do compartilhamento dos saberes, no qual se explicitam as relações que permitem identificar como o objeto de conhecimento se constitui” e como ele pode ser compartilhado (LIBANEO,1985, p.215).
Indicadores, Metas e Resultados
Considerando o produto e, os objetivos da proposta apresentada, estuda-se uma maneira de torná-lo acessível a todos ou, ao menos, às pessoas interessadas sobre o tema em questão. Para isso, será disponibilizado acesso aos conteúdos produzidos por meio das redes sociais, canais de comunicação via internet, instagram, spotify, etc...
Avaliação
A avaliação pode se dar através da sistematização dos conhecimentos aprendidos, valores, atitudes e competências apresentadas no processo vivenciado pelos estudantes com os professores na execução do projeto; por meio de relatórios, registros, síntese dos estudos e processos de participação e desenvolvimento das atividades individuais e em grupos.
Avaliação
A avaliação pode se dar através da sistematização dos conhecimentos aprendidos, valores, atitudes e competências apresentadas no processo vivenciado pelos estudantes com os professores na execução do projeto; por meio de relatórios, registros, síntese dos estudos e processos de participação e desenvolvimento das atividades individuais e em grupos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA DE SOUZA GOMES | |||
ALESSANDRA MOTA VARGAS | |||
ALEXSANDRA VILLELA SINNOTT | |||
AMANDA MARIA DUTRA LIMA | |||
ANA PAULA DA SILVA DE OLIVEIRA | |||
CAMILY MEDINA MACIEL | |||
CARLA MICHELE RECH | |||
CARLOS ARTUR GALLO CABRERA | |||
CAROLINA DOS SANTOS CARDOSO | |||
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL | |||
DAIANE DA SILVA DE CASTRO | |||
DANIEL BARBIER LEAL | |||
DANIELA HAUBMAN PEREIRA | |||
DANIELLY JARDIM MILANO | |||
DIEGO ALONSO OLIVEIRA E SILVA | |||
EDUARDO CARDOSO TEIXEIRA | |||
FELIPE MOURA GOULART | |||
FLORIANEL VARGAS GONÇALVES | |||
FRANCINE BORBA MACHADO | |||
GABRIELE LEITE PEREIRA | |||
GUSTAVO FERREIRA FELISBERTO | |||
GUSTAVO PAULA MUNIZ | |||
HELENA COSTA DA TRINDADE | |||
IAN BOTELHO SOARES | |||
ISADORA PRETTO WERMANN | |||
ISADORA RODRIGUES DE DUARTE | |||
JANAINA DE FATIMA ROSA | |||
JENIFER CAROLINE OLIVEIRA DA SILVA | |||
JOAO YERAB MOURA CARNEIRO | |||
JULIANA ANTUNES SOUZA | |||
LARISSA DE VARGAS ANGELI | |||
LAURA BITENCOURT BANDEIRA RODRIGUES | |||
LAURA SILVA COSTA | |||
LETÍCIA MARIA PASSOS CORRÊA | |||
LOUISE OLIVEIRA ELIAS | |||
LUADNE AMORIM PORTO DE CASTRO | |||
LUCAS HARTWIG CENTENO | |||
LUCIANE RODRIGUES PEREIRA DALLMANN | |||
MARCIO BARCELOS | |||
MARIA INES VERGARA DA SILVA | |||
MARIA LUIZA KLEINICKE MORAES HERNANDES | |||
MARIANA DE LARA BUENO | |||
MARIANA OLIVEIRA DOS SANTOS | |||
MURI MACHADO | |||
Maria Regina Vechiato Cava | |||
NICOLLE VERGARA DA SILVA | |||
OTAVIO RAMOS DA ROSA DE OLIVEIRA | |||
Otávio Santiago Gomes da Silva | |||
PATRICIA RODRIGUES CHAVES DA CUNHA | |||
RAFAEL CARDOSO NEVES | |||
RAFAELLA HERMES LEMOS | |||
RICHARDY DA SILVA AZEVEDO | |||
ROBERTA DO PRÁ ALANO | |||
ROGÉRIO MARTINO OTERO AVILA | |||
ROMERIO JAIR KUNRATH | 4 | ||
ROSANA ALVES GOMES | |||
ROSANE MARIA DOS SANTOS BRANDAO | |||
ROSANGELA MARIONE SCHULZ | |||
SIMONE DA SILVA RIBEIRO GOMES | |||
SIMONE ZIEBELL | |||
SÉRGIO BOTTON BARCELLOS | |||
Vinícius Araujo Silva | |||
WILLIAM DA SILVA WEINBERGER | |||
ÉRICA PETERS RODRIGUES |