Nome do Projeto
Simplificando Política
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/02/2021 - 01/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto tem como foco a melhoria da qualidade do ensino e da formação profissional dos Cientistas Sociais nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura da UFPel. Trata-se de um projeto que visa articular atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio da produção de podcasts na área de Ciência Política, mais especificamente, apresentando os principais conceitos e dialogando sobre temas relacionados a política. Constitui-se em um projeto de ensino e aprendizagem, que visa uma formação construtiva conjunta sobre questões relativas a política no âmbito da sociedade.

Objetivo Geral

Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes nos cursos de Ciências Sociais da UFPEL, por meio de um maior envolvimento destes em atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade.
Desenvolver o contato de estudantes com técnicas básicas de pesquisa como a de Revisão Bibliográfica Sistemática, capacitando-os para o desenvolvimento de projetos, trabalho em equipe, comunicação e apresentação de conteúdos científicos e para a transposição didática.
Estruturar situações de aprendizagem conjuntas, através da criação de um ambiente que propicie o desenvolvimento e o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão na Universidade. A produção de conteúdos e seminários de formação teórico-metodológicas; oficinas didáticas e de pesquisa; espaços que estimulem a inovação, a criatividade, além de uma maior interação dos estudantes com as questões da coletividade.

Justificativa

Verificou-se que, durante o primeiro e segundo semestre alternativo de 2020, diante do contexto da pandemia do COVID 19 nós passamos por um processo de adaptação à modalidade de ensino remoto na Universidade, ao mesmo tempo em que a instituição e muitos dos docentes não estavam preparados para o desafio de realizar 100% das suas atividades online. Diante disso, a proposta surge das dificuldades encontradas por professores e alunos durante o desenvolvimento da disciplina de CPI "online" no âmbito do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais. A iniciativa agrega estudantes tanto da Licenciatura como do Bacharelado, e também, já conta com colaboradores de outros cursos. A produção de conteúdo em forma de podcast visa atender um público alvo em especifico, primeiramente estudantes de ciência política do primeiro e do segundo semestre dos cursos de Ciências Sociais e, em um segundo momento, a comunidade de um modo geral. Para além dos muros da Universidade pretende-se levar um conhecimento mais acessível em relação a política para o público em geral. Desta forma, articula-se ações de interesse comum entre professores e estudantes, visando o fortalecimento das relações e dos vínculos entre todos na construção de uma maior identidade com a área de ciência política, melhorando a formação teórico-metodológica dos estudantes e focando na preparação para a docência e para a atuação dos egressos no mercado de trabalho.

Metodologia

A metodologia responde ao como vai ser operacionalizado o Projeto. Em uma primeira etapa, serão pesquisados temas de interesse relacionados aos conceitos básicos da área da Ciência Política, abordando o que é política, poder, Estado, governo e sociedade civil, por exemplo. Para isso serão realizadas oficinas didáticas e de pesquisa, com a adoção da metodologia qualitativa, através da técnica de revisão bibliográfica sistemática (RBS), que serve de base para transposição dos conceitos abordados em cada podcasts. Como resultado secundário o processo de pesquisa permite conhecer e compreender a literatura , aplicar a revisão, analisar, sintetizar e avaliar resultados. A técnica de RBS permite consolidar evidencias e resultados obtidos sobre os temas em foco, identificar lacunas nas teorias e pesquisas desenvolvidas, fornecendo a base dos modelos usados para o desenvolvimento de novos estudos.
Nessa primeira fase serão desenvolvidas ações de ensino e pesquisa, para que a cada semana seja disponibilizado via instagram e spotify um conceito básico em formato de podcast, acompanhado de uma sinopse de um dos autores mencionados na apresentação de cada conceito.
Na segunda etapa do projeto, pretende-se abordar temas da contemporaneidade, como gênero e política, ideologia e política; sistemas eleitorais e partidários; democracia e políticas públicas, por exemplo, por meio da metodologia dialética. A ideia aqui é dividir a equipe em pequenos grupos que atuarão no desenvolvimento dos respectivos temas, contando com o auxilio de especialistas para tratar de cada assunto, serão convidados professores e pesquisadores do próprio curso que constarão como colaboradores do projeto, diga-se, aqueles que aceitarem contribuir com a proposta. Cabe destacar que todos os temas escolhidos estão relacionados as linhas de pesquisa e dsciplinas ministradas pelos professores no âmbito de Departamento de Sociologia e Politica da UFPel.
Em uma terceira fase do projeto, a metodologia é a ação participante, a ideia é de que a comunidade externa também participe apresentando questões relacionadas à política de um modo geral, em que os envolvidos com a matéria terão que responder as questões apresentadas pelos interessados no âmbito da comunidade externa. Para tal, a elaboração das respostas exigem pesquisa sobre os temas e também sobre fatos e dados científicos contemporâneos que permitam exemplificar e/ou reforçar os argumentos. É importante destacar que todo o conteúdo produzido durante a segunda e terceira etapa do projeto também estará sendo editado e disponibilizado para acesso em forma de podcast.

Por um lado, ao professor cabe organizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, utilizando as técnicas (de revisão bibliográfica, análise de dados, análise documental, etc. ), que deem conta da apreensão dos conteúdos e da reflexão sobre os temas propostos. Por outro lado, as atividades também devem atender às características e expectativas dos estudantes inseridos no processo de aprendizagem, bem como atender as demandas da comunidade externa sobre o assunto.

Dentre as principais técnicas a serem utilizadas coletivamente, para as situações de aprendizagem conjuntas, pode-se destacar encontros para produção dos conteúdos, seminários e oficinas para elaboração de roteiro e produção de podcast, lembrando que “a construção do conhecimento é o momento do desenvolvimento operacional da atividade do estudante por meio da pesquisa, do estudo individual, do desenvolvimento de exercícios e do compartilhamento dos saberes, no qual se explicitam as relações que permitem identificar como o objeto de conhecimento se constitui” e como ele pode ser compartilhado (LIBANEO,1985, p.215).

Indicadores, Metas e Resultados

Considerando o produto e, os objetivos da proposta apresentada, estuda-se uma maneira de torná-lo acessível a todos ou, ao menos, às pessoas interessadas sobre o tema em questão. Para isso, será disponibilizado acesso aos conteúdos produzidos por meio das redes sociais, canais de comunicação via internet, instagram, spotify, etc...
Avaliação
A avaliação pode se dar através da sistematização dos conhecimentos aprendidos, valores, atitudes e competências apresentadas no processo vivenciado pelos estudantes com os professores na execução do projeto; por meio de relatórios, registros, síntese dos estudos e processos de participação e desenvolvimento das atividades individuais e em grupos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA DE SOUZA GOMES
ALESSANDRA MOTA VARGAS
ALEXSANDRA VILLELA SINNOTT
AMANDA MARIA DUTRA LIMA
ANA PAULA DA SILVA DE OLIVEIRA
CAMILY MEDINA MACIEL
CARLA MICHELE RECH
CARLOS ARTUR GALLO CABRERA
CAROLINA DOS SANTOS CARDOSO
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL
DAIANE DA SILVA DE CASTRO
DANIEL BARBIER LEAL
DANIELA HAUBMAN PEREIRA
DANIELLY JARDIM MILANO
DIEGO ALONSO OLIVEIRA E SILVA
EDUARDO CARDOSO TEIXEIRA
FELIPE MOURA GOULART
FLORIANEL VARGAS GONÇALVES
FRANCINE BORBA MACHADO
GABRIELE LEITE PEREIRA
GUSTAVO FERREIRA FELISBERTO
GUSTAVO PAULA MUNIZ
HELENA COSTA DA TRINDADE
IAN BOTELHO SOARES
ISADORA PRETTO WERMANN
ISADORA RODRIGUES DE DUARTE
JANAINA DE FATIMA ROSA
JENIFER CAROLINE OLIVEIRA DA SILVA
JOAO YERAB MOURA CARNEIRO
JULIANA ANTUNES SOUZA
LARISSA DE VARGAS ANGELI
LAURA BITENCOURT BANDEIRA RODRIGUES
LAURA SILVA COSTA
LETÍCIA MARIA PASSOS CORRÊA
LOUISE OLIVEIRA ELIAS
LUADNE AMORIM PORTO DE CASTRO
LUCAS HARTWIG CENTENO
LUCIANE RODRIGUES PEREIRA DALLMANN
MARCIO BARCELOS
MARIA INES VERGARA DA SILVA
MARIA LUIZA KLEINICKE MORAES HERNANDES
MARIANA DE LARA BUENO
MARIANA OLIVEIRA DOS SANTOS
MURI MACHADO
Maria Regina Vechiato Cava
NICOLLE VERGARA DA SILVA
OTAVIO RAMOS DA ROSA DE OLIVEIRA
Otávio Santiago Gomes da Silva
PATRICIA RODRIGUES CHAVES DA CUNHA
RAFAEL CARDOSO NEVES
RAFAELLA HERMES LEMOS
RICHARDY DA SILVA AZEVEDO
ROBERTA DO PRA ALANO
ROGÉRIO MARTINO OTERO AVILA
ROMERIO JAIR KUNRATH4
ROSANA ALVES GOMES
ROSANE MARIA DOS SANTOS BRANDAO
ROSANGELA MARIONE SCHULZ
SIMONE DA SILVA RIBEIRO GOMES
SIMONE ZIEBELL
SÉRGIO BOTTON BARCELLOS
Vinícius Araujo Silva
WILLIAM DA SILVA WEINBERGER
ÉRICA PETERS RODRIGUES

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