Nome do Projeto
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E/OU NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO ENSINO SUPERIOR: experiências e desafios durante a pandemia no ano de 2020
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/01/2021 - 04/01/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Pensar o contexto da educação inclusiva e do ensino remoto, em tempos de pandemia, tem sido um grande desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES). Refletindo sobre isso, este projeto intenciona investigar se há e como tem ocorrido o atendimento acadêmico-pedagógico e os processos de acessibilidade para os estudantes com deficiência e/ ou com necessidades educacionais específicas. Para tal, será analisado o contexto de cinco universidades da região sul do país, quer seja, UFPel, UFSM, UNIPAMPA, UERGS e UFPR. Serão utilizados, como instrumentos de coleta de dados, questionários contendo questões abertas e fechadas a serem aplicados para estudantes com deficiência e/ou outras necessidades educacionais específicas; coordenadores dos Cursos de Graduação que tenham estudantes com deficiência e/ou outras necessidades educacionais específicas matriculados e Gestores dos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão das IES ou instâncias equivalentes. Além disso, será utilizadoquadro registro para a análise documental das políticas nacionais e políticas e práticas locais, relativas à acessibilidade e inclusão e instrumento de monitorização que avalie e auxilie no processo de construção de alternativas didático-metodológicas. Espera-se, a partir dessa pesquisa, ser possível traçar um panorama dos desafios, alternativas e dificuldades encontradas pelas IES, em questão, para a quebra de barreiras atitudinais, físicas, pedagógicas e comunicacionais à aprendizagem e à participação dos alunos apoiados pela Educação Especial, bem como para àqueles com necessidades educacionais específicas, além de analisar como as políticas e práticas locais das IES relativas à acessibilidade e inclusão funcionam como agências de letramentos sociais;
Objetivo Geral
Analisar e problematizar se há e como tem ocorrido o atendimento acadêmico-pedagógico e os processos de acessibilidade para os estudantes com deficiência e/ ou com necessidades educacionais específicas, considerando o isolamento social causado pela pandemia por Covid-19, e a consequente suspensão das atividades presenciais em cinco IES da região Sul do país.
Justificativa
No atual cenário de pandemia por Covid-19 muito tem se discutido sobre os desafios do ensino remoto nos diferentes contextos educacionais, entre eles nas Instituições de Ensino Superior (IES). Com as universidades fechadas, devido à política de isolamento social, a utilização massiva de ferramentas e plataformas digitais têm sido os principais meios para a comunicação com os estudantes. No entanto, neste contexto, questiona-se como tem sido pensada a inclusão e a acessibilidade pedagógica, atitudinal e comunicacional necessárias para romper possíveis obstáculos no atendimento às necessidades dos estudantes com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas?
No intuito de investigar se há e como tem ocorrido o atendimento acadêmico-pedagógico para estes estudantes é que surge a motivação para a realização desta pesquisa, por um grupo de universidades públicas da região sul do país, entre elas a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Universidade Federal do Paraná (UFPR - Campus Litoral).
No intuito de investigar se há e como tem ocorrido o atendimento acadêmico-pedagógico para estes estudantes é que surge a motivação para a realização desta pesquisa, por um grupo de universidades públicas da região sul do país, entre elas a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Universidade Federal do Paraná (UFPR - Campus Litoral).
Metodologia
A presente pesquisa será de natureza quali-quanti do tipo exploratório-descritiva. Com base no objetivo, esta pesquisa é de nível exploratório, pois tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses sobre a temática já explicitada.
O planejamento é flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. Para desenvolvimento da pesquisa, a mesma será realizada em duas etapas:
1ª Etapa: revisão sistemática;
2ª Etapa: levantamento de dados através de questionário.
Contexto de desenvolvimento da pesquisa
A presente pesquisa será desenvolvida nos espaços educativos das Universidades parceiras envolvidas, especialmente, nos espaços e instâncias institucionais relacionadas ao trabalho de inclusão dos estudantes com deficiência e/ou outras necessidades educacionais específicas, a saber, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Pampa, Universidade Estadual Do Rio Grande Do Sul e Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral.
Sujeitos envolvidos
A população-alvo da pesquisa será integrada pelos seguintes agentes:
a. Estudantes com deficiência e/ou outras necessidades educacionais específicas;
b. Coordenadores dos Cursos de graduação, tecnológicos ou profissionais nos quais estejam matriculados estudantes com deficiência - público alvo da Educação Especial e/ou outras necessidades educacionais específicas - alunos com dislexia e com TDAH matriculados;
c. Gestores dos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão das IES ou instâncias equivalentes.
Instrumentos de produção e coleta de dados
Os instrumentos, detalhados abaixo, são compreendidos em dois enfoques, quantitativos e qualitativos:
a. quadro registro para a análise documental - políticas nacionais , políticas e práticas locais, relativas à acessibilidade e inclusão; (contendo os critérios que analisaremos de tais políticas);
b. questionário para os alunos com deficiência e/ou outras necessidades educacionais específicas (Apêndice 1)
c. questionário para os Coordenadores de Curso de IES que tenham matriculados alunos com deficiência;
d. questionário para os Gestores dos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão;
e. instrumento de monitorização que avalie e auxilie no processo de construção de alternativas.
A metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977) designa:
[...] um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objectivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens.
Portanto, esta metodologia de análise possibilita desvelar o conteúdo abordado (manifesto) e o significado (latente) apresentado em cada texto, a partir de um processo que envolve três etapas: pré-análise (leitura flutuante, preparação e organização), exploração do material coletado e tratamento dos resultados (codificação e administração sistemática das decisões tomadas), inferência e interpretação (resultados).
Chizzoti (2006, p. 98) afirma que “o objetivo da análise de conteúdo é compreender criticamente o sentido das comunicações, seu conteúdo manifesto ou latente, as significações explicitas ou ocultas”, o que se considera fundamental no desenvolvimento das duas etapas de pesquisa previstas.
Para tanto, serão consideradas as unidades de análise de registro e a de contexto (LUDKE e ANDRE, 1986), com a seleção dos segmentos do conteúdo para análise, a partir das categorias definidas a priori, a saber: acessibilidade, inclusão e letramentos sociais. Esse conjunto preliminar de categorias de análise poderá ser modificado ao longo do estudo para atender aos propósitos da pesquisa e/ou ampliar o campo de informações identificas a partir de elementos emergentes que possam surgir e necessitem ser mais aprofundados (LUDKE e ANDRÉ, 1986).
Assim, espera-se que por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) dos dados produzidos permita uma visão mais ampla do problema de pesquisa, com aproximação adequada e abrangente ao tema estudado, a partir de uma abordagem analítica crítica e reflexiva.
O período da pesquisa compreende dezembro de 2020 a novembro de 2022. Será desenvolvida em três momentos, conforme descrito abaixo:
1º Momento: 2020-2020
a) Analisar as políticas públicas nacionais e locais de cada IES quanto ao acesso e permanência na educação superior, no que tange à acessibilidade, inclusão e letramentos sociais;
b) Compreender as políticas e práticas locais de cada IES relativas à acessibilidade, inclusão e letramentos sociais.
c) Analisar: 1) as questões afetivo-emocionais; 2) as condições de inclusão digital (acessibilidade, materiais e plataformas); 3) as possíveis barreiras que o (a) estudante poderá encontrar, caso esteja matriculado (a) em disciplinas durante o período de pandemia e 4) se as IES estão adotando estratégias inovadoras para a quebra de barreiras.
2º Momento: 2020 - 2021
a) Aplicar os instrumentos de coleta de dados, segundo os critérios elencados no primeiro momento nas IES selecionadas;
b) Cruzar os dados das políticas educacionais nacionais, as propostas locais, os eixos de investigação com os resultados obtidos na aplicação dos instrumentos de coleta de dados;
c) Construir instrumentos de monitorização que avaliem e auxiliem no processo de construção de alternativas pedagógicas;
d) Construir coletivamente ações que orientem a busca de alternativas para qualificação da inclusão, acessibilidade e letramentos sociais no ensino superior.
3° Momento: 2021 – 2021
a) Monitorar e auxiliar a construção e desenvolvimento de ações inovadoras e inclusivas para auxiliar alunos com deficiência matriculados em Instituições de Ensino Superior;
b) Analisar os dados da investigação;
c) Socializar e publicar os resultados.
O planejamento é flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. Para desenvolvimento da pesquisa, a mesma será realizada em duas etapas:
1ª Etapa: revisão sistemática;
2ª Etapa: levantamento de dados através de questionário.
Contexto de desenvolvimento da pesquisa
A presente pesquisa será desenvolvida nos espaços educativos das Universidades parceiras envolvidas, especialmente, nos espaços e instâncias institucionais relacionadas ao trabalho de inclusão dos estudantes com deficiência e/ou outras necessidades educacionais específicas, a saber, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Pampa, Universidade Estadual Do Rio Grande Do Sul e Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral.
Sujeitos envolvidos
A população-alvo da pesquisa será integrada pelos seguintes agentes:
a. Estudantes com deficiência e/ou outras necessidades educacionais específicas;
b. Coordenadores dos Cursos de graduação, tecnológicos ou profissionais nos quais estejam matriculados estudantes com deficiência - público alvo da Educação Especial e/ou outras necessidades educacionais específicas - alunos com dislexia e com TDAH matriculados;
c. Gestores dos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão das IES ou instâncias equivalentes.
Instrumentos de produção e coleta de dados
Os instrumentos, detalhados abaixo, são compreendidos em dois enfoques, quantitativos e qualitativos:
a. quadro registro para a análise documental - políticas nacionais , políticas e práticas locais, relativas à acessibilidade e inclusão; (contendo os critérios que analisaremos de tais políticas);
b. questionário para os alunos com deficiência e/ou outras necessidades educacionais específicas (Apêndice 1)
c. questionário para os Coordenadores de Curso de IES que tenham matriculados alunos com deficiência;
d. questionário para os Gestores dos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão;
e. instrumento de monitorização que avalie e auxilie no processo de construção de alternativas.
A metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977) designa:
[...] um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objectivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens.
Portanto, esta metodologia de análise possibilita desvelar o conteúdo abordado (manifesto) e o significado (latente) apresentado em cada texto, a partir de um processo que envolve três etapas: pré-análise (leitura flutuante, preparação e organização), exploração do material coletado e tratamento dos resultados (codificação e administração sistemática das decisões tomadas), inferência e interpretação (resultados).
Chizzoti (2006, p. 98) afirma que “o objetivo da análise de conteúdo é compreender criticamente o sentido das comunicações, seu conteúdo manifesto ou latente, as significações explicitas ou ocultas”, o que se considera fundamental no desenvolvimento das duas etapas de pesquisa previstas.
Para tanto, serão consideradas as unidades de análise de registro e a de contexto (LUDKE e ANDRE, 1986), com a seleção dos segmentos do conteúdo para análise, a partir das categorias definidas a priori, a saber: acessibilidade, inclusão e letramentos sociais. Esse conjunto preliminar de categorias de análise poderá ser modificado ao longo do estudo para atender aos propósitos da pesquisa e/ou ampliar o campo de informações identificas a partir de elementos emergentes que possam surgir e necessitem ser mais aprofundados (LUDKE e ANDRÉ, 1986).
Assim, espera-se que por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) dos dados produzidos permita uma visão mais ampla do problema de pesquisa, com aproximação adequada e abrangente ao tema estudado, a partir de uma abordagem analítica crítica e reflexiva.
O período da pesquisa compreende dezembro de 2020 a novembro de 2022. Será desenvolvida em três momentos, conforme descrito abaixo:
1º Momento: 2020-2020
a) Analisar as políticas públicas nacionais e locais de cada IES quanto ao acesso e permanência na educação superior, no que tange à acessibilidade, inclusão e letramentos sociais;
b) Compreender as políticas e práticas locais de cada IES relativas à acessibilidade, inclusão e letramentos sociais.
c) Analisar: 1) as questões afetivo-emocionais; 2) as condições de inclusão digital (acessibilidade, materiais e plataformas); 3) as possíveis barreiras que o (a) estudante poderá encontrar, caso esteja matriculado (a) em disciplinas durante o período de pandemia e 4) se as IES estão adotando estratégias inovadoras para a quebra de barreiras.
2º Momento: 2020 - 2021
a) Aplicar os instrumentos de coleta de dados, segundo os critérios elencados no primeiro momento nas IES selecionadas;
b) Cruzar os dados das políticas educacionais nacionais, as propostas locais, os eixos de investigação com os resultados obtidos na aplicação dos instrumentos de coleta de dados;
c) Construir instrumentos de monitorização que avaliem e auxiliem no processo de construção de alternativas pedagógicas;
d) Construir coletivamente ações que orientem a busca de alternativas para qualificação da inclusão, acessibilidade e letramentos sociais no ensino superior.
3° Momento: 2021 – 2021
a) Monitorar e auxiliar a construção e desenvolvimento de ações inovadoras e inclusivas para auxiliar alunos com deficiência matriculados em Instituições de Ensino Superior;
b) Analisar os dados da investigação;
c) Socializar e publicar os resultados.
Indicadores, Metas e Resultados
Durante e após a realização desta pesquisa estima-se, pelo menos:
a) o aprofundamento de conhecimentos teóricos sobre acessibilidade pedagógica, atitudinal e comunicacional; letramentos sociais; barreiras à aprendizagem e à participação; flexibilizações curriculares e aprendizagem significativa nas IES participantes;
b) ampliação da compreensão quanto às políticas e práticas locais das IES relativas à acessibilidade, inclusão e letramentos sociais com relação aos estudantes com deficiência e/ ou com necessidades educacionais específicas;
c) reconhecimento de questões afetivo-emocionais e possíveis barreiras que o/a estudante com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas manifesta no processo de ensino-aprendizagem, caso mantenha-se estudando em disciplinas, projetos ou módulos durante o período de pandemia;
d) ciência quanto às estratégias inovadoras e condições de inclusão digital adotadas ou implementadas pelas IES para o ensino-aprendizagem do/a estudante com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas que esteja matriculado/a em disciplinas, projetos ou módulos durante o período de pandemia;
e) construção coletiva de ações que orientem a busca de alternativas para qualificação da inclusão, acessibilidade e letramentos sociais no ensino superior.
a) o aprofundamento de conhecimentos teóricos sobre acessibilidade pedagógica, atitudinal e comunicacional; letramentos sociais; barreiras à aprendizagem e à participação; flexibilizações curriculares e aprendizagem significativa nas IES participantes;
b) ampliação da compreensão quanto às políticas e práticas locais das IES relativas à acessibilidade, inclusão e letramentos sociais com relação aos estudantes com deficiência e/ ou com necessidades educacionais específicas;
c) reconhecimento de questões afetivo-emocionais e possíveis barreiras que o/a estudante com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas manifesta no processo de ensino-aprendizagem, caso mantenha-se estudando em disciplinas, projetos ou módulos durante o período de pandemia;
d) ciência quanto às estratégias inovadoras e condições de inclusão digital adotadas ou implementadas pelas IES para o ensino-aprendizagem do/a estudante com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas que esteja matriculado/a em disciplinas, projetos ou módulos durante o período de pandemia;
e) construção coletiva de ações que orientem a busca de alternativas para qualificação da inclusão, acessibilidade e letramentos sociais no ensino superior.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Andréa Tonini | |||
CLAUDETE DA SILVA LIMA MARTINS | |||
FRANCELE DE ABREU CARLAN | 7 | ||
Francéli Brizolla | |||
GESSIELE DA SILVA CORRÊA | |||
MONIKE AMORIM DA SILVEIRA | |||
Maria Eduarda Domingues Sperotto | |||
MÍRIAN PEREIRA BOHRER | 4 | ||
NICOLAS HARTER STIGGER | |||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 7 | ||
Veronice Camargo da Silva |