Nome do Projeto
Germinar: A horta da Gastronomia
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 30/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Desde sua criação dentro do Departamento de Nutrição, o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia vem se estruturando e se adequando aos moldes acadêmicos, conforme a composição do corpo docente e o ingresso dos discentes. Com dez anos de existência, estando o Curso bem situado à formação ao mercado de trabalho, busca-se agora o fortalecimento das bases de ensino, pesquisa e extensão dessa graduação, no intuito da formação interdisciplinar e qualificação acadêmica do corpo discente.
Apresenta-se, então, o projeto de pesquisa que embasa a implementação de uma horta, a qual articula disciplinas de distintos semestres, possibilitando a integração de outros cursos como, por exemplo: Nutrição, Enfermagem, Agronomia e Arquitetura, Terapia Ocupacional, viabilizando assim, a interdisciplinaridade entre as áreas na interface do ensino.
Objetivo Geral
Fomentar a pesquisa entre o corpo discente do Curso a partir da construção da horta, apreender sobre as formas de interação entre produção e consumo mediante o resgate do contato com a terra. O cultivo dos insumos, seu uso na culinária, suas qualidades sensoriais e nutricionais, seus valores sociais e simbólicos, compreensão das redes agroalimentares alternativa - são temáticas para essa pesquisa.
Oportunizam-se assim alguns dos objetivos da Gastronomia: Conhecimento, Inovação e a Criatividade.
Oportunizam-se assim alguns dos objetivos da Gastronomia: Conhecimento, Inovação e a Criatividade.
Justificativa
O curso de Gastronomia apresenta grande demanda de insumos frescos, o que exige, além da logística, uma dependência de mercado, visto que os ingredientes frescos nem sempre estão disponíveis. Aliado à necessidade do curso, o trato com a comida desde a sua origem, mostra-se importante para os alunos, tanto no campo prático - sabendo lidar e entendendo o processo do ciclo da produção e consumo dos alimentos - quanto no campo simbólico, pois traz um entendimento e uma experiência de proximidade em relação à produção, colheita e manutenção do principal objeto de estudo do curso: o alimento.
Esse projeto justifica-se pela oportunidade que uma horta traria ao Curso de Gastronomia do ponto de vista da pesquisa, sendo a horta um vasto campo que possibilita aos alunos e professores apreender a lida com a terra, os saberes coletados para sua construção e manutenção, o trato criterioso com o alimento colhido e seu uso nas práticas do curso. Estes processos abrem um amplo caminho de pesquisa e experiências, na área nutricional e cultural aplicado à culinária. Mas sobretudo, articular estes sabores e saberes à prática educativa e reflexiva que contribua na formação profissional consciente de professores e alunos.
Esse projeto justifica-se pela oportunidade que uma horta traria ao Curso de Gastronomia do ponto de vista da pesquisa, sendo a horta um vasto campo que possibilita aos alunos e professores apreender a lida com a terra, os saberes coletados para sua construção e manutenção, o trato criterioso com o alimento colhido e seu uso nas práticas do curso. Estes processos abrem um amplo caminho de pesquisa e experiências, na área nutricional e cultural aplicado à culinária. Mas sobretudo, articular estes sabores e saberes à prática educativa e reflexiva que contribua na formação profissional consciente de professores e alunos.
Metodologia
A partir da formação de grupo de estudos com encontros semanais, promover a discussão e revisão bibliográfica de disciplinas do Curso e temáticas que dialogam com a proposta do projeto. Consolidação de fichas de leituras e debates. Revisão em base de dados de artigos científicos, tendo como tema principal a Gastronomia e seus conceitos, permeando aos princípios da transversalidade que este campo do conhecimento sugere, como por exemplo, cadeiais agroalimentares curtas.
Criação e manutenção de uma página de mídia social, à qual versará sobre os assuntos previamente dialogados e pertinentes ao tema do projeto. A partir desta sistematização de informações e experiências, fomentar a produção acadêmica com um olhar interdisciplinar que a Gastronomia proporciona.
Criação e manutenção de uma página de mídia social, à qual versará sobre os assuntos previamente dialogados e pertinentes ao tema do projeto. A partir desta sistematização de informações e experiências, fomentar a produção acadêmica com um olhar interdisciplinar que a Gastronomia proporciona.
Indicadores, Metas e Resultados
Estima-se um diálogo interdisciplinar entre professores do Curso de Gastronomia, bem como de outros cursos já citados anteriormente, promovendo a qualificação acadêmica do corpo discente. Com a pesquisa em todos os processos da horta, estima-se inserir o Curso na área acadêmica e ampliar os olhares sobre alimentação, com possibilidade de um conhecimento mais profundo da origem e manejo dos alimentos, visto que este tema é pouco contemplado na grade curricular do curso. Assim, o currículo dos discentes se estrutura de forma mais ampliada, possibilitando à eles outros caminhos além do mercado de trabalho e evidencia academicamente o Curso de Gastronomia. Traça-se aqui, então, novas trajetórias acadêmicas para os discentes, na expectativa de num futuro próximo, que esses se encaminhem para especializações em caráter de pós-graduação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CLARA LEDEZMA GREINER DE SOUZA | |||
BRUNO FEIJÓ DOS SANTOS | |||
CARLA ALDRIGHI GOMES | 9 | ||
CASSANDRA DALLE MULLE SANTOS | 8 | ||
GABRIELE DA SILVA MEIRELES | |||
GUILHERME RODRIGUES DE RODRIGUES | |||
JADY CUNHA DOS SANTOS | |||
JUCIARA SILVA CORRÊA FONSECA | |||
LINEKER FERREIRA FRANCO | |||
MIQUEIAS TUCHTENHAGEN ALDRIGHI | |||
PAULO VITOR MARQUES AMADO FREIRE DA SILVA | |||
RAFAELA GONÇALVES RIBEIRO LUCAS | |||
RANGEL CARRARO TOLEDO BORGES | |||
VANIA MARIA BRENNER | |||
XEINER HERNANDES MORAES |