Nome do Projeto
Germinar: A horta da Gastronomia
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 30/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Desde sua criação dentro do Departamento de Nutrição, o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia vem se estruturando e se adequando aos moldes acadêmicos, conforme a composição do corpo docente e o ingresso dos discentes. Com dez anos de existência, estando o Curso bem situado à formação ao mercado de trabalho, busca-se agora o fortalecimento das bases de ensino, pesquisa e extensão dessa graduação, no intuito da formação interdisciplinar e qualificação acadêmica do corpo discente. Apresenta-se, então, o projeto de pesquisa que embasa a implementação de uma horta, a qual articula disciplinas de distintos semestres, possibilitando a integração de outros cursos como, por exemplo: Nutrição, Enfermagem, Agronomia e Arquitetura, Terapia Ocupacional, viabilizando assim, a interdisciplinaridade entre as áreas na interface do ensino.

Objetivo Geral

Fomentar a pesquisa entre o corpo discente do Curso a partir da construção da horta, apreender sobre as formas de interação entre produção e consumo mediante o resgate do contato com a terra. O cultivo dos insumos, seu uso na culinária, suas qualidades sensoriais e nutricionais, seus valores sociais e simbólicos, compreensão das redes agroalimentares alternativa - são temáticas para essa pesquisa.

Oportunizam-se assim alguns dos objetivos da Gastronomia: Conhecimento, Inovação e a Criatividade.

Justificativa

O curso de Gastronomia apresenta grande demanda de insumos frescos, o que exige, além da logística, uma dependência de mercado, visto que os ingredientes frescos nem sempre estão disponíveis. Aliado à necessidade do curso, o trato com a comida desde a sua origem, mostra-se importante para os alunos, tanto no campo prático - sabendo lidar e entendendo o processo do ciclo da produção e consumo dos alimentos - quanto no campo simbólico, pois traz um entendimento e uma experiência de proximidade em relação à produção, colheita e manutenção do principal objeto de estudo do curso: o alimento.
Esse projeto justifica-se pela oportunidade que uma horta traria ao Curso de Gastronomia do ponto de vista da pesquisa, sendo a horta um vasto campo que possibilita aos alunos e professores apreender a lida com a terra, os saberes coletados para sua construção e manutenção, o trato criterioso com o alimento colhido e seu uso nas práticas do curso. Estes processos abrem um amplo caminho de pesquisa e experiências, na área nutricional e cultural aplicado à culinária. Mas sobretudo, articular estes sabores e saberes à prática educativa e reflexiva que contribua na formação profissional consciente de professores e alunos.

Metodologia

A partir da formação de grupo de estudos com encontros semanais, promover a discussão e revisão bibliográfica de disciplinas do Curso e temáticas que dialogam com a proposta do projeto. Consolidação de fichas de leituras e debates. Revisão em base de dados de artigos científicos, tendo como tema principal a Gastronomia e seus conceitos, permeando aos princípios da transversalidade que este campo do conhecimento sugere, como por exemplo, cadeiais agroalimentares curtas.
Criação e manutenção de uma página de mídia social, à qual versará sobre os assuntos previamente dialogados e pertinentes ao tema do projeto. A partir desta sistematização de informações e experiências, fomentar a produção acadêmica com um olhar interdisciplinar que a Gastronomia proporciona.

Indicadores, Metas e Resultados

Estima-se um diálogo interdisciplinar entre professores do Curso de Gastronomia, bem como de outros cursos já citados anteriormente, promovendo a qualificação acadêmica do corpo discente. Com a pesquisa em todos os processos da horta, estima-se inserir o Curso na área acadêmica e ampliar os olhares sobre alimentação, com possibilidade de um conhecimento mais profundo da origem e manejo dos alimentos, visto que este tema é pouco contemplado na grade curricular do curso. Assim, o currículo dos discentes se estrutura de forma mais ampliada, possibilitando à eles outros caminhos além do mercado de trabalho e evidencia academicamente o Curso de Gastronomia. Traça-se aqui, então, novas trajetórias acadêmicas para os discentes, na expectativa de num futuro próximo, que esses se encaminhem para especializações em caráter de pós-graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA LEDEZMA GREINER DE SOUZA
BRUNO FEIJO DOS SANTOS
CARLA ALDRIGHI GOMES9
CASSANDRA DALLE MULLE SANTOS8
GABRIELE DA SILVA MEIRELES
GUILHERME RODRIGUES DE RODRIGUES
JADY CUNHA DOS SANTOS
JUCIARA SILVA CORREA FONSECA
LINEKER FERREIRA FRANCO
MIQUEIAS TUCHTENHAGEN ALDRIGHI
PAULO VITOR MARQUES AMADO FREIRE DA SILVA
RAFAELA GONÇALVES RIBEIRO LUCAS
RANGEL CARRARO TOLEDO BORGES
VANIA MARIA BRENNER
XEINER HERNANDES MORAES

Página gerada em 23/04/2024 13:10:01 (consulta levou 0.160579s)