Nome do Projeto
Digestibilidade de Óleos ácidos e seus efeitos sobre o desempenho de frangos de corte: revisão sistemática e meta-análise
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/01/2021 - 31/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O uso de óleos e gorduras na alimentação de aves é um tema amplamente discutido, em razão dos benefícios que podem ser proporcionados e do alto custo que representam na ração (Freitas et al., 2005). Dentro desse contexto a utilização dos óleos ácidos vegetais no setor avícola tem despertado interesse como fontes alternativas de energia. Os óleos ácidos são co-produtos derivados do refinamento de óleos podendo apresentar de 75% a 95% de ácidos graxos presentes nos óleos de que se originam. Tais ácidos se encontram, principalmente, na forma de ácidos graxos livres e, em pequena proporção, na forma de triacilgliceróis (Freitas et al., 2005). Em razão dessa característica, os óleos ácidos têm menor digestibilidade e valor energético do que os óleos neutros dos quais procedem (Vilá & Esteve-Garcia, 1996). Em paralelo, reduzem a contaminação do meio ambiente através da reciclagem de grande parte dos resíduos originados do processo de refino de óleos vegetais dentro da indústria animal (Vieira et al., 2002).

Objetivo Geral

Responder a seguinte questão: “Qual é a eficiência dos óleos ácidos na digestibilidade e desempenho de frangos de corte? ”

Justificativa

Tendo em vista que o uso de óleos ácidos vegetais é uma realidade crescente na avicultura, torna-se essencial compreender a eficiência de tais óleos na digestibilidade e no desempenho de frangos de corte. Esta revisão sistemática com meta-análise possibilitará fornecer informações baseadas nas referências bibliográficas encontradas quanto ao uso de óleos ácidos que são, muitas vezes, capazes de gerar dúvidas devido a diversidade significativa de fontes e as diferentes metodologias adotadas.

Metodologia

Os elementos específicos que definirão os critérios de elegibilidade, são:
População: Frangos de corte.
Intervenção: Óleos ácidos provenientes de qualquer fonte vegetal utilizados em dietas de frangos de corte.
Comparador: Grupo controle ou tratamento com óleo ácido.
Resultados: Ganho de peso, peso vivo, conversão alimentar e consumo de ração.

Além dos critérios de elegibilidade descritos acima a elegibilidade inclui publicações em inglês, português ou espanhol. Artigos de periódicos e outras formas de publicações de pesquisa, como por exemplo teses e dissertações, desde que relatem os resultados de uma pesquisa original com um grupo controle de comparação simultâneo em qualquer delineamento experimental.
Como regra geral serão excluídos das pesquisas artigos que: não possuam o frango de corte como seu objeto de estudo; estejam escritos e/ou publicados em outro idioma além dos pré-estabelecidos; não contenham os tratamentos pesquisados de acordo com os termos de busca.
Termos de busca serão pré-estabelecidos de acordo com o assunto de óleos ácidos na digestibilidade e desempenho de frangos de corte, sendo que todos serão realizados em três idiomas – português, inglês e espanhol. As palavras de um mesmo grupo apresentarão entre si o operador boleano “OR”, enquanto que, à fim de concluir a pesquisa, o operador boleano “AND” será utilizado entre grupos. Os artigos selecionados serão avaliados por dois autores independentes, reduzindo o risco de erro na análise.
A busca pelos artigos será realizada em quatro plataformas, sendo as principais: Google Scholar, PubMed, Scielo, Elselvier, Web of Science. A revisão sistemática terá critérios de inclusão e exclusão, onde serão avaliados apenas artigos que se enquadrem nas exigências pré-estabelecidas. Auxiliando na eleição dos artigos, será utilizado protocolo Prisma (MOHER et al., 2015), que consiste em um checklist de 27 itens e um fluxograma de quatro etapas, assegurando um maior nível de artigos publicados avaliados.

Estratégia de busca
A estratégia de pesquisa nas bases de dados de forma simplificada será projetada para identificar estudos com o uso de óleos ácidos sobre o desempenho de frangos de corte (nos três idiomas citados anteriormente):
• Óleo ácido;
AND
• Frango de corte;
AND
• Desempenho;
AND
• Digestibilidade.

Extração de dados
Os dados serão extraídos por dois revisores de forma independente. Quaisquer desacordos serão resolvidos por consenso ou, se não for possível obter um consenso, um terceiro revisor será requerido. Os autores não serão contatados para solicitar dados ausentes ou para esclarecer resultados publicados.
Itens que serão extraídos:
Os dados do nível de estudo a serem extraídos incluem:
• Autor do trabalho;
• País onde o experimento foi realizado;
• Ano em que o estudo foi realizado;
• Fase de produção onde o tratamento foi aplicado;
• Nome(s) do(s) óleo(s) ácido(s);
• Dose adicionada às rações;
• Unidade de alocação (box);
• Descrição do grupo de comparação;
• Idade (dias) das aves;
• Número de boxes avaliados;
• Número total de aves;
• Linhagem das aves;
• Quaisquer tratamentos simultâneos adicionais dados aos grupos tratados.

Análise estatística
A análise estatística será realizada com o módulo Metaview do programa de computador Review Manager 5.3 (RevMan, 2014) produzido pela Colaboração Cochrane. Para as variáveis dicotômicas, será utilizado o método da diferença de risco relativo (Risk ratio) ou o cálculo da razão de chances ou razão de possibilidades (Odds ratio) com o intervalo de confiança de 95%. Para as variáveis contínuas, será calculada a diferença de médias ponderadas (modelo de efeito randômico) com intervalo de confiança de 95% correspondente. Quando necessário co-variáveis serão acrescidas ao modelo e análise de meta-regressão poderá ser utilizada. Também poderá será utilizado o software R (Metafor) para as análises estatísticas.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final do projeto esperamos publicar pelo menos um artigo em revista internacional Qualis A1.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE ARASSIANA PICCINI ROLL
BRENNA KELEN MELLO DE FREITAS
DICIANE ZENI GIEHL
EDUARDO GONCALVES XAVIER1
FERNANDO RUTZ1
VICTOR FERNANDO BUTTOW ROLL2

Página gerada em 17/04/2024 22:22:09 (consulta levou 0.159691s)