Nome do Projeto
Organização do Museu do Grêmio Esportivo Brasil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/01/2021 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O presente projeto desenvolverá ações de assessoria a membros da diretoria do Grêmio Esportivo Brasil que compõem a comissão de organização do Museu do time de futebol.

Objetivo Geral

- Assessorar a organização e implantação do Museu do Grêmio Esportivo Brasil

Justificativa

O Grêmio Esportivo Brasil é um dos times mais antigos do Rio Grande do Sul, teve o início de suas atividades em sete de setembro de 1911, quando parte de jogadores do Sport Club Cruzeiro descontentes com algumas atitudes formam uma nova agremiação. O time que foi campeão citadino em diversos momentos, primeiro campeão gaúcho de futebol masculino, entre outros vitórias. O time é reconhecido nacionalmente pela sua aguerrida torcida que é um destaque a mais nos gramados. Essa história da relação do time com a cidade e com a sua torcida, ainda necessita ser registrada de forma mais organizada, assim como preservar esta memória.
O panorama da cultura nacional tem se consolidado como um cenário multifacetado que reúne as mais diversas manifestações regionais, cuja diversidade e especificidades locais foram consideradas dentro da Política Nacional de Cultura. No que se refere especificamente aos museus, foram delineadas linhas de apoio à consolidação das diferentes instituições existentes, através da liberação de recursos para a manutenção dos acervos, de uma política de capacitação de recursos humanos, definidos através do Plano Nacional de Museus. Embora neste momento o cenário não seja o melhor para o setor dos museus, a universidade tem com objetivo auxiliar a comunidade a organizar e preservar as suas memórias fortalecendo desta forma os laços da academia com a comunidade a qual pertence. A parceria do Bacharelado de Museologia-UFPel com o Brasil é um grande momento de aproximação com os torcedores da maior torcida do interior do RS e um momento ímpar para que os alunos do curso possam acompanhar a organização de um museu privado desde o seu ato de criação.

Metodologia

A abordagem a ser utilizada no presente projeto será de cunho quantitativos, com a proposta de efetuar uma pesquisa pontual e aprofundada dos sujeitos, porém igualmente buscando informações qualitativas que forneçam subsídios à formalização de propostas que venham adequar as novas propostas da museologia. A pesquisa terá um caráter descritivo, na medida em que partirá dos dados coletados para delinear e colocar em prática as ações para a criação e instalação da nova instituição.

Indicadores, Metas e Resultados

-Implantar uma nova instituição dentro dos preceitos do Estatuto dos Museus
- Abrir um novo campo de atuação para os alunos da UFPel
-

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Antonio Luiz Munhoso
DIEGO LEMOS RIBEIRO3
ERIC PINTO PORTO DA SILVA
JOSSANA PEIL COELHO
JULIA BANDEIRA VAZ
Juliane Conceição Primon Serres4
Juliano Baldez de Freitas
LUIZA VITORIA DE SOUZA DUARTE DE DEUS
NILTON ROBERTO PINHEIRO
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL4
PABLO FABIAO LISBOA

Página gerada em 28/03/2024 08:02:41 (consulta levou 0.726784s)