Nome do Projeto
ALTERFONIAS: PATRIMÔNIO E MEMÓRIA EM CONTEXTOS (PÓS) COLONIAIS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/01/2021 - 15/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Alterfonias é um projeto que tem por principal objetivo repensar os processos de Ativação Patrimonial (Prats), bem com os usos e discursos do patrimônio, tendo como objeto os patrimônios que se caracterizam a partir de discursos de herança colonial, ou os que se constituem em contraposição a esses discursos, em contexto lusoafricanos, lusoamericanos e hispanoamericanos. Em consonância com essa proposta teórico-metodológica o projeto procurará enfatizar discursos contra-hegemônicos da memória e do patrimônio, as suas dimensões imateriais, os patrimônios localizados e locais, as reivindicações de memória, de identidades e de reparações simbólicas e materiais, e as suas relações com questões de ordem política e sócio-econômica e com contextos de repressão e de resistência,. Procurará aplicar teorias, métodos e técnicas de pesquisa que preconizem tais objetos, objetivos e atores, no sentido de ressaltar a dimensão intangível da cultura, de afirmar a diversidade cultural de propiciar a sua promoção, não somente como pré-requisito para o desenvolvimento sustentável, mas também como imperativo ético dentro das discussões ampliadas acerca dos Direitos Humanos.

Objetivo Geral

Cartografar, estudar e divulgar contextos arqueológicos e patrimoniais coloniais e pós-coloniais em contexto lusoafricano, lusoamericano e hispanoamericano, com ênfase nas memórias, identidades e pertenças das comunidades locais e na construção de pesquisas que preconizem o diálogo ciência-sociedade, o desenvolvimento sustentável e a promoção dos Direitos Humanos.

Justificativa

A compreensão do mundo colonial e pós-colonial nos seus aspectos diaspóricos, transculturais, híbridos (Hall, Bhabha) implica pensarmos memórias e patrimônios a partir de interpretações que ultrapassem ou aprofundem os conceitos e as discussões consagradas ou clássicas do tema, e que priorizemos os diálogos necessários entre países, sociedades e comunidades atravessadas por essas realidades históricas, políticas e culturais. A investigação de tais contextos implica, assim, um grande potencial não somente científico, mas sobretudo social e cultural no sentido de fortalecer diálogos sul-sul, ou sul- norte, em novas perspectivas.

Metodologia

o projeto preconizará metodologias históricas, antropológicas, museológicas e arqueológicas, instrumentalizadas dentro dos campos da memória social e do patrimônio cultural.

Indicadores, Metas e Resultados

As principais metas e resultados esperados pelo projeto prendem-se aos seguintes eixos:
a) formação e/ou fortalecimento de grupos de pesquisa relacionados aos temas do projeto
b) organização e/ou participação de/em eventos relacionados com o tema, tanto voltados para público acadêmico, quanto para a sociedade em geral
c) publicação de pesquisas em revistas científicas e em veículos de divulgação, como forma de publicizar os resultados das pesquisas
d) desenvolvimento de projetos dentro do campo da história e da arqueologia públicas bem como de museologia social, como forma de fortalecer os laços entre ciência e sociedade, promover o desenvolvimento sustentável e os Direitos Humanos.
e) Estudos de caso, estudos comparativos e construção de Cultural Mappings sobre contextos coloniais e pós-coloniais preconizados pelo projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELIANA DELGADO GONZALEZ
Juliana Baptista Ferreira
KAMILE MULLER
LEANDRO INFANTINI DA ROSA
LUCIO MENEZES FERREIRA6
Loíze Aurélio de Aguiar
MARIA LETICIA MAZZUCCHI FERREIRA6
RITA JULIANA SOARES POLONI10
ÉRICO BENITES DE LOS SANTOS

Página gerada em 26/05/2024 21:43:06 (consulta levou 0.165261s)