Nome do Projeto
Circuito: produção e difusão audiovisual
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/02/2021 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto CIRCUITO trata-se de uma Iniciativa dos cursos de Cinema para oportunizar a realização de vídeos, filmes e outros produtos audiovisuais, bem como para a produção e organização de eventos de difusão de obras audiovisuais para a comunidade. A proposta é atuar como um circuito alternativo de produção e difusão, com um viés sociopolítico, voltado para temáticas anticapitalistas, anti-machistas e de respeito à diversidade.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto CIRCUITO é oportunizar que estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação, bem como de outros cursos da UFPel, tenham experiência na prática de realizar vídeos e filmes em parceria com a comunidade; além de oportunizar que os estudantes se envolvam em iniciativas de distribuição e exibição de conteúdos audiovisuais para a comunidade.

Justificativa

O projeto CIRCUITO se justifica por duas vias diferentes. Primeiramente pela possibilidade de validar atividades extensionistas para professores e estudantes que se envolvem em produções audiovisuais com a comunidade. E segundo por conta da particularidade política e social da proposta, que busca estimular a produção e difusão de conteúdos com relevância temática e estética. No panorama político atual, de ondas fascistas e ódio às diferenças, é urgente a realização de iniciativas micropolíticas de arte, educação e direitos humanos. Nessa sociedade embrutecida e discriminatória, torna-se cada vez mais relevante a produção de conhecimento, o combate das epistemologias heteronormativas e coloniais e a abertura de espaço para propostas culturais engajadas, antirracistas e de respeito à diversidade.

Metodologia

Reuniões entre professores, alunos e, em alguns casos, pessoas da comunidade;
Curadoria e seleção de projetos a serem realizados via CIRCUITO;
Pré-produção de vídeos, filmes e outros produtos audiovisuais em parceria com a comunidade e com produtoras de cinema;
Filmagem de conteúdos de temáticas relevantes;
Pós-produção de conteúdos audiovisuais;
Difusão de vídeos e filmes para a comunidade.

Indicadores, Metas e Resultados

A ideia é que, através do projeto CIRCUITO, possam ser realizadas diferentes obras audiovisuais na cidade de Pelotas, com participação de alunos e professores da UFPel. A meta é contribuir para a formação acadêmica e humanística dos estudantes, com experiência prática, em contato com profissionais e pessoas da comunidade. E como resultados esperados estão a qualificação do ensino dos acadêmicos e docentes envolvidos, a confecção de obras de cunho político e social, e a difusão de conteúdos relevantes para a comunidade interna e externa da Universidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREZA DUARTE DE MATTOS
BARBARA CALIXTO DOS SANTOS
CÍNTIA LANGIE ARAUJO6
FELIPE ESTRELA CAMPAL5
JACKELINE SANTOS NUNES
JOAO CARLOS VANDERLEI BEZERRA BENEDITO
THALITA FERREIRA MOREIRA

Página gerada em 21/09/2021 14:35:58 (consulta levou 0.112348s)