Nome do Projeto
III Encontro do Fórum de coordenadores(as) dos Cursos de Graduação em Antropologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 07/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Gestão institucional
Resumo
O III Encontro dos Coordenadores(as) dos cursos de Graduação em Antropologia visa dar prosseguimento aos debate iniciados no ano de 2020, quando os coordenares dos cursos de graduação em Antropologia do Brasil se reuniram durante as reuniões científicas da Associação Brasileira de Antropologia e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. O presente encontro propõe-se a discutir o tema da formação em Antropologia.

Objetivo Geral

- Dar continuidade aos encontros do Fórum dos(as) Coordenadores (as) dos Cursos de Graduação em Antropologia;
- Debater o tema da formação nos cursos de Antropologia do Brasil.

Justificativa

Em se tratando de uma formação nova no Brasil, os cursos de Antropologia precisam aprofundar a reflexão sobre seus princípios de formação e profissionalização. A formação em Antropologia no Brasil foi feita sempre no âmbito dos cursos de Ciências Sociais. Desde o 2007 criaram-se novos cursos de Antropologia no país, com propostas distintas. O Fórum de Coordenadores pretende refletir sobre essas experiências e propor uma aproximação entre os diferentes cursos, fortalecendo suas diferenças mas constituindo uma aproximação em relação a princípios que são importantes na formação do(da) antropólogo(a).

Metodologia

O III Encontro do Fórum de Coordenadores(as) de Graduação em Antropologia se estrutura num encontro virtual entre coordenadores (as), professores e alunos dos cursos de graduação em Antropologia no Brasil. A atividade terá duração de 2:30 (duas horas e trinta minutos) com a seguinte organização.
1) abertura
2) Duas palestras sobre formação: a primeira do campo de educação, discutindo formação e currículo; a segunda, discutindo a formação no campo da Antropologia. Cada palestra terá a duração de 30 minutos.
3) Debate entre palestrantes e participantes do encontro. Atividade com duração de 45 minutos.
4) Discussão e organização do próximo evento. Atividade com duração de 30 minutos.

Indicadores, Metas e Resultados

-Aprofundar o conhecimento comum sobre as graduações em Antropologia em temas chaves, como formação e profissionalização;
- Construção de um trabalho em rede com os diversos cursos de graduação em Antropologia do país, fortalecendo atividades conjuntas e intercâmbios.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Aline Cunha da Fonseca
FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO3
Guillermo Vega Sanabria
LOUISE PRADO ALFONSO1
MARIA MANUELA ALVES GARCIA
RENATA BRASIL BARROS LOPES
THAISE THUROW SCHAUN4

Página gerada em 24/04/2024 09:14:10 (consulta levou 0.153755s)