Nome do Projeto
Vegetando
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2021 - 31/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
O projeto “Vegetando” visa abordar a emergência da nova visão sobre o mundo vegetal, de plantas como seres cognitivos e inteligentes. Com isso, pretende-se aproximar a informação de projetos de pesquisa que circula no meio acadêmico com a comunidade externa à UFPEL, aproximando as pesquisas realizadas no Laboratório de Cognição e Eletrofisiologia Vegetal (LACEV) com as escolas do ensino básico do município de Pelotas e região, por meio da divulgação científica e criação de conteúdo virtual que seja de uso comum durante a pandemia da COVID-19 e as medidas de distanciamento social. O projeto de pesquisa em questão, vem sendo desenvolvido no LACEV, abordando a diversidade de interações das plantas com o ambiente, em uma perspectiva eletrofisiológica. A proposta é divulgar os resultados da pesquisa com a comunidade escolar, buscando aumentar o conhecimento e desmistificar certos preconceitos da nossa relação com as plantas e ampliar o debate das plantas como seres cognitivos e inteligentes. Buscaremos realizar a divulgação científica através do conhecimento sobre fisiologia das plantas em diversos experimentos realizados em laboratório, buscando aproximar com o conhecimento prévio e empírico da comunidade escolar. Neste caso, a abordagem é relativa às suas interações ecológicas vegetais, impactos de ações antrópicas sobre sua diversidade e qual a sua relação e importância de conhecermos as plantas, e aprimorarmos sistemas de produção e alimentação saudável. A intenção é chamar a atenção da comunidade e escolas para a importância da conservação das plantas e seu habitat e como podemos contribuir neste processo.

Objetivo Geral

Divulgar os resultados dos trabalhos desenvolvidos nos projetos de pesquisa do Laboratório de Cognição e Eletrofisiologia Vegetal (LACEV-UFPel), buscando incluir e inserir junto à comunidade escolar temas envolvendo inteligência e cognição em plantas, ecofisiologia vegetal, serviços ecossistêmicos associados, produção de alimentos, práticas agrícolas e suas relações com o nosso cotidiano.

Justificativa

Considerando o princípio constitucional da universidade quanto a conexão entre ensino, pesquisa e extensão, sentimos a necessidade e o dever de ultrapassar os muros da universidade com o resultado de nossas pesquisas, a fim de gerar discussões e trocas de conhecimento com a comunidade escolar e público em geral através das redes sociais, utilizando a proposta das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Rosa e Cecílio, 2020). As atividades extensionistas propostas neste projeto tem um cunho educativo, cultural e científico, que visa a troca de conhecimento entre o meio acadêmico e demais setores da sociedade (Santos et al., 2016). Sendo assim, a ideia é focar no retorno das informações oriundas de pesquisa científica, bem como gerar discussões acerca do futuro do meio ambiente e nossa relação intrínseca na conservação da nossa biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos fundamentais prestados pelas plantas. (Salatino e Buckeridge, 2016). Através da integração entre diferentes mídias, as redes nos permitem estabelecer conexões entre diferentes tipos de público, que agora passam a ter a possibilidade de se comunicar, de se expor, de intercambiar as relações e interfaces de conhecimento entre sujeitos por meio de máquinas (Rosa e Cecílio, 2010). Aos acadêmicos envolvidos no projeto, a proposta visa sua formação profissional e cidadã, proporcionando o diálogo com outros setores da sociedade, respeitando e promovendo a interdisciplinaridade. Além disso, o projeto é de grande importância como forma de dar retorno à sociedade, que cede recursos à universidade, para as pesquisas científicas desenvolvidas em meio acadêmico. O projeto visa contribuir para a divulgação científica, investigando a relação entre a fisiologia vegetal e as funções ecossistêmicas e comportamentais realizadas pelas plantas, indo além das já bem conhecidas interações competitivas entre plantas, e dos estudos de florística e botânica em geral. Tem sido observada a enorme complexidade de redes “sociais” de plantas que são capazes de auto-reconhecimento (capacidade de distinguir seus próprios módulos – folhas e raízes – de plantas vizinhas) e reconhecimento entre parentes (Falik et al., 2011). Capacidades que estabelecem não apenas estratégias de competição, mas, também, de cooperação, de defesa ou mesmo de altruísmo (Karban, 2008; Karban et al., 2013). Além de ser observado alta capacidade comunicação entre plantas por diversas vias, como por químicos voláteis (VOC’s), sinais químicos emitidos pelas raízes chamados de exsudatos, microorganismos do solo, formando uma vasta rede de comunicação das raízes até a parte aérea (Karban, 2010; Baluska; Mancuso, 2020). Mas para sobreviver, com seu estilo de vida séssil, os plantas além de sua comunicação entre indivíduos, desenvolveram ao longo da evolução uma sofisticada rede interna de sinais metabólicos que podem ser responsáveis por grande parte de suas respostas constantes aos estímulos e estresses ambientais, formando uma grande rede de informação ao longo da planta, formadas por diversos sinais químicos e elétricos (Toledo et al., 2019). São o tema de abordagem deste projeto a emergência de uma visão sistêmica sobre as plantas, buscando trazer um novo olhar para os organismos vegetais que agora não mais são vistos como seres passivos no ambiente, mas como organismos ativos.

Metodologia

Etapa 1: Estabelecer parceria com as escolas do município de Pelotas para participação no projeto. Aproximando a universidade da comunidade escolar, utilizando de espaços verdes e ao ar livre para atividades lúdicas e de complementação do ensino básico para organização de eventos de divulgação dos resultados dos trabalhos realizados em laboratório, bem como promover rodas de conversa sobre a problemática do ensino de botânica.
Etapa 2: Produção de material de divulgação como catálogo de experimentos e resultados, banners e folders informativos e organização de experimentos práticos que possam ser realizados por professores e estudantes. Esta etapa do projeto é designada para estudo e preparo dos integrantes para realização das ações de divulgação científica. Iniciando nosso treinamento como divulgadores, trazendo os temas de discussão do laboratório para as redes sociais de forma acessível e compacta com intuito de exercer a capacidade de síntese para assuntos complexos, além de usar de tecnologias criativas e interativas para alcançar o público em geral.
Etapa 3: Execução dos eventos de divulgação conforme datas a combinar com o público-alvo envolvido. Serão ofertadas oficinas aos alunos da educação básica sobre fisiologia vegetal e a nova visão de plantas como agentes cognitivos, problematizando sua relação com nosso cotidiano. Além disso, serão realizados eventos de divulgação dos resultados dos trabalhos de pesquisa junto à comunidade escolar, com exposição de banner, enfatizando a importância de uma nova abordagem com o mundo vegetal e uma visão ecossistêmica.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicador para as atividades escolares esperamos um retorno positivo da comunidade. Ano passado (2020) ministramos três aulas de 2 horas cada para o segundo e terceiro ano da Escola Santa Mônica. Recebemos uma resposta positiva de alunos e professores e novamente fomos convidados para colaborar no segundo semestre de 2021. É possível realizar um questionário com os alunos e professores para obtenção de Feedback. Além disso, se a colaboração for confirmada para o próximo semestre, consideramos como um indicador positivo da ação. Também compartilharemos os resultados de nossas ações em eventos de extensão e publicação em revistas voltadas para educação sobre as metodologias desenvolvidas para o ensino dos aspectos cognitivos das plantas para escolas de educação básica no Brasil.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DOUGLAS ANTÔNIO POSSO
GABRIELA NIEMEYER REISSIG
GUSTAVO MAIA SOUZA15
Helena Chaves Tasca
JOAO GABRIEL MOREIRA DE SOUZA
LUIS FELIPE BASSO
LYANA PINTOS RAMOS
RAFAELA NUNES DEVES
RICARDO PADILHA DE OLIVEIRA
RODRIGO TORRES MARQUES
ROSANE LOPES CRIZEL
SIMONE RIBEIRO LUCHO
THIAGO FRANCISCO DE CARVALHO OLIVEIRA

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