Nome do Projeto
Articulação entre Universidade e Escolas Básicas - ações a partir do PAVE-UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/04/2021 - 10/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O projeto "Articulação entre Universidade e Escolas Básicas - ações a partir do PAVE-UFPel" objetiva consolidar um grupo de trabalho permanente entre escolas de educação básica e Universidade que favoreça as práticas das licenciaturas junto às escolas e, das escolas junto aos seus estudantes, tendo como eixo articulador a perspectiva de acesso à UFPel através do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). O PAVE, programa seriado de seleção para o ingresso na UFPel, concentra 20% das vagas para o acesso à Instituição e apresenta às escolas uma Matriz de Referência que precisa estar sintonizada ao que acontece nas Escolas de Ensino Médio. A partir da necessária relação entre escolas e universidade para o desenvolvimento pleno dos cursos de Licenciaturas, se estabelece um campo de possibilidades com potencial para qualificar as práticas - tanto dos cursos de licenciatura, como das próprias escolas. É dentro deste campo, tendo como referência o PAVE como instrumento privilegiado de interesse mútuo da UFPel e das escolas básicas com potencial para qualificar processos dialógicos entre as instituições envolvidas.

Objetivo Geral

O Projeto "Articulação entre Universidade e Escolas Básicas - ações a partir do PAVE-UFPel" tem como objetivo atuar junto as Escolas de Educação Básica de Pelotas e Região, especialmente as públicas de Ensino Médio, tendo em vista a perspectiva de acesso à Universidade através do Programa de Avaliação da Vida Escolar.

Justificativa

O PAVE-UFPel se constitui num processo seletivo seriado de acesso à UFPel, que responde por 20% das vagas anuais de ingresso no ensino de graduação, sendo 90% dessas destinadas aos estudantes das escolas públicas.

O Programa se operacionaliza através de 3 etapas, constituintes de um Subprograma, com avaliações anuais aos estudantes matriculados no Ensino Médio.

Os dados de ingressantes por este Programa indicam que ele favorece a territorialização das vagas na região sul do Estado, mas apresenta grande discrepância em relação ao aproveitamento das vagas ofertadas, tendo alta concorrência em alguns cursos, e ausência de candidatos em outros.

Metodologia

O projeto contará com duas ações permanentes:
- a divulgação do PAVE e dos cursos de graduação da UFPel nas Escolas Básicas da região sul do Rio Grande do Sul, com exposição aos professores, gestores e estudantes do modo de funcionamento, organização e cronograma anual do Programa e estrutura básica da Universidade, suas unidades acadêmicas, áreas de conhecimento e cursos existentes;
- articulação de grupos de trabalhos com professores do Ensino Médio e das licenciaturas da Universidade, com vista ao mapeamento das práticas e conteúdos desenvolvidos nas escolas, em busca da atualização da Matriz de Referência do Programa e construção do Banco de Questões.

Indicadores, Metas e Resultados

Entre os resultados esperados, buscamos:

- a ampliação dos inscritos no PAVE, em especial nos cursos até então menos procurados;

- consolidação de grupos de docentes, por grande área, envolvendo colegas da Universidade e das Escolas de Ensino Médio da região;

- qualificação das práticas docentes nas licenciaturas e nas escolas, com repercussão mensurável no desempenho dos estudantes nas provas anuais do PAVE;

- a qualificação do PAVE, como meio de acesso ao Ensino Superior público em nossa região.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINE ASSUNÇÃO BLANCO
EMILENI TESSMER1
FRANCISCO DOS SANTOS KIELING9
GISELE MORAES DIAS
Isabelly Felipe Marques
LAIS BASSO
LIZ FERNANDA CARRARD DE LIMA3
MARCIO JOSE PEREIRA MARTINS
ROBERTA SILVEIRA FIGUEIRA
RODRIGO ALVES
Shelen dos Reis da Silva

Página gerada em 29/03/2024 05:14:38 (consulta levou 0.159436s)