Nome do Projeto
Articulação entre Universidade e Escolas Básicas - ações a partir do PAVE-UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/04/2021 - 10/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O projeto "Articulação entre Universidade e Escolas Básicas - ações a partir do PAVE-UFPel" objetiva consolidar um grupo de trabalho permanente entre escolas de educação básica e Universidade que favoreça as práticas das licenciaturas junto às escolas e, das escolas junto aos seus estudantes, tendo como eixo articulador a perspectiva de acesso à UFPel através do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE).
O PAVE, programa seriado de seleção para o ingresso na UFPel, concentra 20% das vagas para o acesso à Instituição e apresenta às escolas uma Matriz de Referência que precisa estar sintonizada ao que acontece nas Escolas de Ensino Médio.
A partir da necessária relação entre escolas e universidade para o desenvolvimento pleno dos cursos de Licenciaturas, se estabelece um campo de possibilidades com potencial para qualificar as práticas - tanto dos cursos de licenciatura, como das próprias escolas. É dentro deste campo, tendo como referência o PAVE como instrumento privilegiado de interesse mútuo da UFPel e das escolas básicas com potencial para qualificar processos dialógicos entre as instituições envolvidas.
Objetivo Geral
O Projeto "Articulação entre Universidade e Escolas Básicas - ações a partir do PAVE-UFPel" tem como objetivo atuar junto as Escolas de Educação Básica de Pelotas e Região, especialmente as públicas de Ensino Médio, tendo em vista a perspectiva de acesso à Universidade através do Programa de Avaliação da Vida Escolar.
Justificativa
O PAVE-UFPel se constitui num processo seletivo seriado de acesso à UFPel, que responde por 20% das vagas anuais de ingresso no ensino de graduação, sendo 90% dessas destinadas aos estudantes das escolas públicas.
O Programa se operacionaliza através de 3 etapas, constituintes de um Subprograma, com avaliações anuais aos estudantes matriculados no Ensino Médio.
Os dados de ingressantes por este Programa indicam que ele favorece a territorialização das vagas na região sul do Estado, mas apresenta grande discrepância em relação ao aproveitamento das vagas ofertadas, tendo alta concorrência em alguns cursos, e ausência de candidatos em outros.
O Programa se operacionaliza através de 3 etapas, constituintes de um Subprograma, com avaliações anuais aos estudantes matriculados no Ensino Médio.
Os dados de ingressantes por este Programa indicam que ele favorece a territorialização das vagas na região sul do Estado, mas apresenta grande discrepância em relação ao aproveitamento das vagas ofertadas, tendo alta concorrência em alguns cursos, e ausência de candidatos em outros.
Metodologia
O projeto contará com duas ações permanentes:
- a divulgação do PAVE e dos cursos de graduação da UFPel nas Escolas Básicas da região sul do Rio Grande do Sul, com exposição aos professores, gestores e estudantes do modo de funcionamento, organização e cronograma anual do Programa e estrutura básica da Universidade, suas unidades acadêmicas, áreas de conhecimento e cursos existentes;
- articulação de grupos de trabalhos com professores do Ensino Médio e das licenciaturas da Universidade, com vista ao mapeamento das práticas e conteúdos desenvolvidos nas escolas, em busca da atualização da Matriz de Referência do Programa e construção do Banco de Questões.
- a divulgação do PAVE e dos cursos de graduação da UFPel nas Escolas Básicas da região sul do Rio Grande do Sul, com exposição aos professores, gestores e estudantes do modo de funcionamento, organização e cronograma anual do Programa e estrutura básica da Universidade, suas unidades acadêmicas, áreas de conhecimento e cursos existentes;
- articulação de grupos de trabalhos com professores do Ensino Médio e das licenciaturas da Universidade, com vista ao mapeamento das práticas e conteúdos desenvolvidos nas escolas, em busca da atualização da Matriz de Referência do Programa e construção do Banco de Questões.
Indicadores, Metas e Resultados
Entre os resultados esperados, buscamos:
- a ampliação dos inscritos no PAVE, em especial nos cursos até então menos procurados;
- consolidação de grupos de docentes, por grande área, envolvendo colegas da Universidade e das Escolas de Ensino Médio da região;
- qualificação das práticas docentes nas licenciaturas e nas escolas, com repercussão mensurável no desempenho dos estudantes nas provas anuais do PAVE;
- a qualificação do PAVE, como meio de acesso ao Ensino Superior público em nossa região.
- a ampliação dos inscritos no PAVE, em especial nos cursos até então menos procurados;
- consolidação de grupos de docentes, por grande área, envolvendo colegas da Universidade e das Escolas de Ensino Médio da região;
- qualificação das práticas docentes nas licenciaturas e nas escolas, com repercussão mensurável no desempenho dos estudantes nas provas anuais do PAVE;
- a qualificação do PAVE, como meio de acesso ao Ensino Superior público em nossa região.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CAROLINE ASSUNÇÃO BLANCO | |||
EMILENI TESSMER | 1 | ||
FRANCISCO DOS SANTOS KIELING | 9 | ||
GISELE MORAES DIAS | |||
Isabelly Felipe Marques | |||
LAIS BASSO | |||
LIZ FERNANDA CARRARD DE LIMA | 3 | ||
MARCIO JOSE PEREIRA MARTINS | |||
ROBERTA SILVEIRA FIGUEIRA | |||
RODRIGO ALVES | |||
Shelen dos Reis da Silva |