Nome do Projeto
Qualidade da água em propriedades de bovinocultura leiteira em processo de conversão agroecológica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2017 - 21/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Meio ambiente
Linha de Extensão
Recursos hídricos
Resumo
Há uma demanda crescente por produtos orgânicos.O valor agregado aos produtos orgânicos é incentivo para a adoção, por parte de muitos produtores, que vêem na prática uma melhoria de condições de vida, tanto ambiental quanto na renda. a produção orgânica, os animais são criados com base em princípios de bem-estar, higiene e saúde, bem como compromisso com a preservação ambiental e adequadas condições de trabalho. O objetivo do projeto é avaliar e acompanhar a qualidade da água das propriedades durante o processo de transição agroecológica em propriedades rurais para uso sustentável e produção de leite orgânico. Será elaborado diagnóstico ambiental das propriedades, utilizando registros escritos e fotográficos, bem como levantamento das concepções dos produtores quanto aos problemas ambientais presentes em suas unidades de produção. Coletas bimestrais de água permitirão avaliar a presença de coliformes termotolerantes. Os resultados da coleta anterior serão disponibilizados em cada visita, com apresentação de propostas de intervenção para melhoria dos resultados.

Objetivo Geral

Avaliar e acompanhar a qualidade da água das propriedades durante o processo de transição agroecológica em propriedades rurais para uso sustentável e produção de leite orgânico.

Justificativa

Há uma demanda crescente por produtos orgânicos. A sociedade tem discutido a diferença entre produtos convencionais e orgânicos em função da saúde do trabalhador, do consumidor e do ambiente. O valor agregado aos produtos orgânicos é incentivo para a adoção, por parte de muitos produtores, que vêem na prática uma melhoria de condições de vida, tanto ambiental quanto na renda.
Na produção orgânica, os animais são criados com base em princípios de bem-estar, higiene e saúde, sem a utilização de antibióticos, hormônios, vermífugos, promotores de crescimento, estimulantes de apetite, uréia e demais aditivos não autorizados. No entanto, é necessário que o pecuarista esteja compromissado com a preservação ambiental e proporcione adequadas condições de trabalho aos seus empregados, sempre visando a excelência do produto a ser obtido.
As mudanças necessárias para a transição, se bem conduzidas, melhoram as características ambientais e de produção na propriedade rural e não geram custos adicionais, necessitando apenas mudança no processo e melhor aproveitamento dos recursos naturais. Portanto, é necessário executar ações que sensibilizem os indivíduos sobre a necessidade de conservação ambiental, oportunizando reflexão e discussão sobre destino correto dos resíduos, utilização de resíduos agrícolas para produção de adubos (compostagem e minhocultura), captação e uso da água, proteção de nascentes e margens dos rios e saneamento.

Metodologia

1- Elaboração de diagnóstico ambiental das propriedades, utilizando registros escritos e fotográficos
2 - Pesquisa para conhecer as concepções dos produtores quanto aos problemas ambientais presentes em suas unidades de produção
3 - Coletas bimestrais de água para avaliação de presença de coliformes termotolerantes. As amostras serão acondicionadas e levadas ao Laboratório de Microbiologia Ambiental, IB/UFPel, para seu processamento. Os resultados serão compilados para acompanhamento das mudanças na qualidade da água.
4- Apresentação dos resultados da coleta anterior em cada visita e apresentação de propostas de intervenção

Indicadores, Metas e Resultados

Resultados esperados: redução da presença de coliformes termotolerantes na água e aumento da diversidade microbiana do solo.
Produto: divulgação dos resultados em mídia e publicação em revistas científicas

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREI REI RODRIGUES SILVEIRA
ANELISE VICENTINI KUSS4
GREICI MAIA BEHLING2
PATRICIA DA SILVA NASCENTE2
RAFAELA DORIGON MARTINS

Página gerada em 26/04/2024 09:30:26 (consulta levou 0.173090s)