Nome do Projeto
Antropólis - podcast
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/04/2021 - 01/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Mídias
Resumo
Este projeto consiste na produção e publicação do "Antropólis", um podcast do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPel, que já acumula a experiência de um ano de trabalho, com 12 episódios publicados em 2020 (https://open.spotify.com/show/3NwxK6MQiXS9DsLhd9fbnS), de acordo com relatório entregue em seu cadastramento anterior (n. 3253). A ampla difusão deste meio de comunicação levou à criação de uma rede brasileira de podcasts em Antropologia, a Rádio Kere kere (https://radiokerekere.wordpress.com/), a que o Antropólis está associado. Para a produção do conteúdo e veiculação dos resultados, a equipe conta com o apoio do GEEUR (Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos) e do LEPPAIS (Laboratório de Estudos, Pesquisa e Produção em Antropologia, Imagem e Som), vinculados ao Instituto de Ciências Humanas.

Objetivo Geral

Divulgar o conhecimento produzido pela Antropologia em plataformas de alcance acadêmico e extra-acadêmico.

Justificativa

O conhecimento produzido pela academia dificilmente é acessível ao público extra-acadêmico, seja pela linguagem utilizada, seja pelos veículos de divulgação dos resultados, majoritariamente pautados pela escrita. Ademais, a interação entre as áreas do conhecimento e entre as diferentes instituições acadêmicas também sofre entraves por vários motivos de ordem comunicacional, dentre outros.
Deste modo, a veiculação de um podcast voltado para temas antropológicos é uma forma de contribuir para que a universidade pública cumpra com sua missão de devolver à sociedade o investimento que lhe é acordado, expandindo o conhecimento para públicos mais amplos e para outras áreas do conhecimento. Paralelamente, percebe-se que a recente criação de uma rede brasileira de podcasts na área está fomentando o intercâmbio entre diversos centros universitários de Ciências Humanas e o aprimoramento de técnicas e linguagens da podosfera.
Finalmente, diante das restrições de circulação presencial impostas pela pandemia de Covid 19, o podcast torna-se uma excelente via de apoio para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, além da extensão.

Metodologia

A produção do podcast Antropólis consiste no registro de entrevistas e/ou narrativas sobre temas relevantes da Antropologia, edição das mesmas com incorporação de ambientações e materiais sonoros, para difusão dos resultados via WEB.
A equipe é formada por membros permanentes (docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPel), responsáveis pela organização das atividades: definição de temáticas para os episódios, convite às pessoas entrevistadas, elaboração de identidade visual e material informativo, gravação, edição e publicação dos programas na plataforma Spotify, seguida de divulgação nas redes sociais. Membros da equipe também se alternarão na condução das entrevistas e, de acordo com o tema, convidarão um/a discente ou docente do curso de Antropologia ou de áreas afins para contribuir como entrevistador/a especialista. Deste modo, o projeto também concerne a dimensão de formação de estudantes de pós-graduação, inclusive porque docentes do curso passaram a adotar podcasts em sua metodologia de trabalho em sala de aula.

Indicadores, Metas e Resultados

Tal como ocorreu em sua primeira temporada (2020), os indicadores de êxito do projeto serão dados pelo acesso aos programas indicados na plataforma Spotify. A meta de atingir o público acadêmico e extra-acadêmico local e regional foi largamente superada no primeiro ano do projeto, de modo que se espera manter e expandir uma audiência nacional e internacional, como já verificado anteriormente.
A interação com a rede Kere kere de podcasts em Antropologia já gerou a elaboração de um e.book (no prelo), com um capítulo coletivo de autoria dos membros do Antropolis.
Pretende-se dar continuidade a publicações em periódicos científicos, na mídia e também participar ativamente de eventos organizados pela rede em congressos científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDIA TURRA MAGNI8
EDIANE BARBOSA OLIVEIRA
FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO4
GABRIELA RICHTER LAMAS
GUILHERMO ANDRÉ ADERALDO
RAFAEL DA SILVA NOLETO8
ÉRIC SILVEIRA BATISTA BARRETO

Página gerada em 19/04/2024 21:20:28 (consulta levou 1.174100s)