Nome do Projeto
Talk Science: divulgação da ciência e da Biotecnologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/04/2021 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O Talk Science é um projeto de extensão vinculado ao Curso de Graduação em Biotecnologia do CDTec da UFPel que objetiva a divulgação científica, especialmente da Biotecnologia, em uma linguagem mais acessível para a sociedade, tendo como principal público alvo a comunidade externa à Biotecnologia, que tenha interesse pela área. O Talk Science surgiu inspirado no festival Pint of Science, e já conta com três edições do evento presencial: a primeira edição aconteceu em 2018, enquanto que em 2019 foram realizadas mais duas edições. Com a pandemia da COVID-19, o evento passou a contar, em 2020, com uma ação realizada remotamente, denominada "Talk Science at home", através da qual são divulgados conteúdos pertinentes acerca da Biotecnologia e da ciência com periodicidade semanal na plataforma do Instagram (@talkscience_). Em ambas as estratégias, presencial e remota, as avaliações arrecadadas e o impacto observado foram extremamente positivos, o que motiva os organizadores a manter os formatos propostos e a qualidade dos debates promovidos.

Objetivo Geral

O objetivo principal deste projeto consiste na divulgação científica, especialmente da Biotecnologia, de uma forma mais acessível e interativa para a comunidade, seja presencial ou remotamente, além de oportunizar aos discentes planejarem, organizarem e executarem ações voltadas para fora do ambiente acadêmico.

Justificativa

Avanços científicos referentes à pesquisa em Biotecnologia, têm sido alcançados através de conhecimentos que proporcionam melhorias significativas, tanto na qualidade de vida do homem, como na exploração sustentável dos recursos naturais ou ainda através da geração de novas alternativas tecnológicas para diferentes áreas. Atualmente, o impacto da Biotecnologia na sociedade ocorre de forma irreversível, uma vez que as ferramentas e produtos desenvolvidos por biotecnologistas podem ser aplicados em diversos ramos. Neste contexto destaca-se a importância de desenvolver projetos visando o intercâmbio de conhecimentos entre a academia e a população, divulgando a Biotecnologia e a ciência, e favorecendo que um fluxo de informações, ideias e oportunidades se estabeleçam. Nesse contexto, com a intenção de divulgar a ciência, surge o Talk Science, cujo objetivo é a discussão e difusão da ciência, especialmente da Biotecnologia, de uma maneira informal e descontraída, em uma linguagem e por meios acessíveis.

Metodologia

Para definição do planejamento, organização e execução das ações de divulgação científica previstas, serão realizadas reuniões sistemáticas entre as docentes e os discentes da comissão organizadora. Durante as reuniões, serão levantadas diferentes abordagens e estratégias de divulgação bem como os assuntos a serem explorados e possíveis convidados que possam contribuir em cada uma dessas abordagens. Também serão definidos aspectos como a periodicidade da divulgação de cada estratégia bem como indicadores que possam ser usados para avaliação do impacto do projeto. Para atingir o público alvo, as estratégias serão divulgadas em diferentes meios digitais e redes sociais e, oportunizando-se, também presencialmente.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto de extensão Talk Science pretende, através da divulgação científica em redes sociais e, possivelmente, também presencialmente, aumentar e diversificar seu público. Como indicadores de impacto da ação realizada remotamente, podemos citar o engajamento nas redes sociais, visualização e interação nas postagens e sugestões de seguidores das páginas. No formato presencial, serão indicadores de resultado a satisfação dos participantes e impacto do evento, avaliados através de questionários. Além de divulgar a fronteira do conhecimento de biotecnologia, este projeto pretende proporcionar a oportunidade dos discentes adquirirem conhecimento técnico/científico, promover crescimento profissional, capacitar para o trabalho em equipe e ainda contribuírem com a popularização científica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRTON SINOTT CARVALHO
AMANDA SILVA HECKTHEUER
ANA CLAUDIA OLIVEIRA DE FREITAS
AUDREY CHRISTINA DO NASCIMENTO
CHARISMA PRIETTO DE MEDEIROS ALLES
GIULIANA PETIZ ZUGNO
IZADORA PETER FURTADO
JULIETI HUCH BUSS
JUSSUANE PORTELLA DA SILVA
MABELLE CARDIA NUNES DOS SANTOS
MARIA EDUARDA EHLERT
MARIANA HÄRTER REMIÃO10
MIGUEL ANDRADE BILHALVA
PATRÍCIA SILVA DIAZ8
PRISCILA MARQUES MOURA DE LEON8
STELLA JULLI FARIAS CARDOZO
THAIS LARRÉ OLIVEIRA BOHN10
TIFFANY THUROW BUNDE
VANESSA GALLI8

Página gerada em 28/03/2024 11:17:26 (consulta levou 0.180864s)