Nome do Projeto
Influência da suplementação com diferentes tamponantes no ambiente ruminal, perfil comportamental, desempenho zootécnico e produtividade de ruminantes
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
25/03/2021 - 06/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Em sistemas de produção de ruminantes é comum a oferta de dietas contendo ingredientes de boa digestibilidade e altos níveis de energia potencializando a produção de leite. Porém, em dietas desafiadoras, no que tange a proporção volumoso/concentrado o proceso de tamponamento ruminal fica dificultado diminuindo a salivação e maximizando a produção de ácidos graxos voláteis (AGV) no rúmen. Esses ácidos, quando em excesso, contribuem para a diminuição do pH ruminal podendo levar à redução do apetite, diminuição da digestão dos nutrientes da dieta, queda no desempenho produtivo e reprodutivo, com reflexos negativos no teor de gordura do leite, além de propiciar o aparecimento de doenças como acidose ruminal. Quando não é possível proporcionar uma fermentação ruminal adequada, como em dietas desafiadoras (com alto teor de amido) por exemplo, em que os sistemas tamponantes naturais não são eficazes, recomenda-se o uso de aditivos tamponantes ou alcalinizantes na dieta dos animais. Com base nisso, diversos aditivos tamponantes e alcalinizantes tem sido pesquisados com intuito de diminuir as variações de pH ruminal, promovendo a melhoria na produtividade e evitando transtornos metabólicos. Nesse estudo, iremos avaliar o produtos Equalizer e Lithothamnium Calcareum (farinha de algas), o primeiro atua como um tamponante do pH ruminal, além de estimular as enzimas digestivas intestinais, resultando em melhor digestibilidade do amido no trato gastrointestinal inferior, reduzindo as perdas desse pelas fezes. Já o Segundo caracteriza-se por ser um produto alcalinizante que age neutralizando os ácidos produzidos no rumen, além da ainda servirem de fontes de macrominerais como o cálcio e magnésio. Diante disso, o presente estudo busca avaliar os efeitos da suplementação dos produtos Equalizer e Lithothamnium calcareum na dieta de ruminantes sobre parâmetros alimentares, comportamentais e produtivos assim como seus reflexos na estabilidade ruminal.

Objetivo Geral

Mensurar os efeitos de diferentes tamponantes ruminais sob parâmetros alimentares, comportamentais e produtivos assim como seus reflexos na estabilidade do pH ruminal.

Justificativa

A introdução de compostos tampões na nutrição de ruminantes, tem sido utilizada com o intuito de melhorar as condições ruminais, através da neutralização dos ácidos graxos voláteis produzidos na fermentação ruminal. Essas substâncias são especialmente importantes em dietas desafiadoras (com alto concentrado), que exercem uma estimulaçao, por vezes, insuficiente sob a mastigação e salivação, sendo esta, uma das responsáveis pelo controle e estabilidade do pH ruminal.
A suplementação de tamponantes pela dieta tem-se mostrado benéfica sobre o desempenho animal, através da manutenção do pH em valores mais próximos das condições ideais aos microorganismos ruminais, melhorando a população microbiana, digestibilidade total, produção de proteína microbiana e consequentemente a saúde e o desempenho animal.

Metodologia

Esse trabalho de pesquisa busca avaliar a capacidade de dois suplementos contento efeito tamponante, em manter a estabilidade ruminal em situações de dieta desafiadoras.

Para o estudo serão utilizadas 54 vacas leiteiras da raça holandês (primíparas e multíparas), acompanhadas dos 40 aos 100 dias de lactação, durante um período de 60 dias, divididas aleatoriamente em três grupos:grupo controle (GC), grupo tratamento 1 (T1) e grupo tratamento 2 (T2), ambos os grupos compostos por 18 animais. O T1, receberá o produto Lithothamnium calcareum, misturado a dieta uma vez ao dia, após a ordenha da manhã, o T2 receberá misturado a dieta, o produto Equalizer, uma vez ao dia, após a ordenha da manhã, e o grupo GC, não recebera nenhum produto misturado a dieta, Da mesma forma que o experimento 1, a dieta será composta de 28% de amido.
Durante o período experimental, serão realizadas coletas de sangue para avaliação de parâmetros bioquímicos relacionados com o sistema hepático e energético (ureia, albumina, PON, NEFA, BHB e glicose), e parâmetros hemogasométricos (pH, bicarbonato, pCO2, pO2), coletas de leite para avaliação da composição e qualidade (gordura, proteína, lactose, sólidos totais, ureia, ccs) coleta de líquido ruminal para avaliação dos aspectos físicos (odor, cor, consistência), químicos (pH, redução de azul de metileno e sedimentação) e biológicos (motilidade, densidade, proporção e contagem de protozoários), determinação da concentração de ácido graxo volátil (AGV) e determinação das espécies bacteriana do rumem, coletas de amostras fecais para análise de pH e amido, coletas de dieta, para análises bromatológicas e digestibilidade, Além disso, diariamente será realizado a avaliação do comportamento alimentar das vacas, bem como, da produção de leite.

Indicadores, Metas e Resultados

1. Avaliar a eficiência de diferentes tamponantes sob a estabilidade do pH do rúmem e seus efeitos no ambiente ruminal.
2. Investigar possíveis alterações nos parâmetros séricos de animais suplementados com tamponantes.
3. Mensurar os efeitos hemogasométricos de animais suplementados com tamponantes.
4. Avaliar a digestibilidade in vitro da dieta com e sem a adição de Equaliser e Lithothamnium calcareum
5. Avaliar a produção e composição de leite de vacas leiteiras alimentadas com dieta suplementadas ou não com diferentes tamponantes.
6. Avaliar o consumo e comportamento alimentar de vacas leiteiras alimentadas com dieta suplementadas ou não com diferentes tamponantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTÔNIO AMARAL BARBOSA
CAROLINE DA SILVA WRAGUE
CASSIO CASSAL BRAUNER
CASSIO CASSAL BRAUNER4
EDUARDO SCHMITT5
FRANCISCO AUGUSTO BURKERT DEL PINO
FRANCISCO AUGUSTO BURKERT DEL PINO4
JOSIANE DE OLIVEIRA FEIJÓ
LAURA VALADÃO VIEIRA
MAGNA FABRÍCIA BRASIL SAVELA
MARCIO NUNES CORREA6
Michelle da Luz Munhoz
VIVIANE ROHRIG RABASSA5

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 6.000,00Coordenador

Página gerada em 19/04/2024 05:36:47 (consulta levou 0.188576s)