Nome do Projeto
6º Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2021 - 28/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Este projeto está relacionado com a organização e realização do 6º Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração. Trata-se de um evento internacional organizado pelas instituições brasileira e portuguesas de formação acadêmica na área de Conservação e Restauração de Bens culturais. O Curso de Conservação e Restauração da UFPel será neste ano a mediadora do evento, que por conta das condições impostas pela pandemia Covid-19, acontecerá totalmente em meio virtual. O evento contará com palestras, seminários temáticos e comunicações de trabalhos. Também contará com espaços virtuais para a realização de reuniões, encontros e eventos paralelos.

Objetivo Geral

Organizar, divulgar e realizar o 6º Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração, um evento acadêmico internacional voltado para os profissionais que atuam na preservação, conservação e restauração do patrimônio cultural, que acontecerá de 17 a 20 de novembro de 2021.

Justificativa

Os Encontros Luso-Brasileiros de Conservação e Restauração são eventos bianuais organizados de forma intercalada por instituições brasileiras e portuguesas. O primeiro evento aconteceu em 2011, na cidade do Porto, sediado pela Universidade Católica Portuguesa. Os eventos seguintes foram organizados pela UFMG (cidade de Tiradentes), Universidade de Évora (em Évora), UFRJ (no Rio de Janeiro) e por último pela Universidade Católica Portuguesa (novamente na cidade de Porto). No último encontro foi decidido que a UFpel sediaria o evento do ano de 2021.
Estes eventos têm como objetivo aproximar as instituições de ensino e de pesquisa dos dois países, de forma a contribuir para o debate sobre a formação em conservação e restauração, compartilhar os resultados de investigações, fortalecer parcerias e divulgar as ações de preservação do patrimônio cultural de Portugal e do Brasil.

Metodologia

O evento é organizado de forma colaborativa com as várias universidade ou instituições envolvidas na temática da Conservação e Restauração. Por conta da característica da formação profissional no Brasil, que também incluis institutos técnicos, além das universidades (UFMG, UFRJ, UFPA e UFPel) que possuem cursos de graduação na área, foram convidados para participar da organização o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMH-Ouro Preto) e a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). No entanto, as etapas que envolvem espaços, páginas de divulgação, inscrições de trabalhos ficaram a cargo da UFPel. Para isso conta-se com o apoio de unidades da nossa universidade, como, por exemplo, PROGIC. Na organização do evento também se faz aproximações com outras unidades de pesquisa, como o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio. Consta-se ainda com professores, técnicos e alunos do curso de Conservação e Restauração, assim como com os bolsistas do PET- Conservação e Restauro. As atividades previstas estão organizadas nas seguintes etapas: a) organização geral, que inclui a definição da estrutura do evento, eixos temáticos e convidados; b) avaliação e seleção de trabalhos, a ser feita por uma Comissão Científica; c) divulgação, comunicação como público, gerenciamento de inscrições e posterior certificação..

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados é a realização de um evento importante, que resultará em aproximadamente em 4 PALESTRAS, 4 Seminários temáticos, aproximadamente 72 comunicações e alguns eventos paralelos que serão realizados ao final da tarde. AS palestras e comunicações resultarão na publicação de e-book com os Anais do evento.
Além dos convidados para as palestras e apresentação de trabalhos, contar-se-á com um grande público ouvinte. No Brasil os eventos anteriores reuniram um público de mais de 300 participantes. O fato de ser agora um evento virtual provavelmente possibilitará a participação de um público maior.
Ainda que seja realizado em ambiente virtual, o evento propiciará uma grande visibilidade para as atividades do Curso de Conservação e Restauração, da UFPel e também para o rico patrimônio cultural da cidade de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA FERNANDES DA SILVA
ANDREA LACERDA BACHETTINI2
ANDRÉ ALEXANDRE GASPERI
ANNELISE COSTA MONTONE2
Ailla Caroline de Carvalho Raiol
Alexandre Cruz Leão
Alexandre Máximo Silva Loureiro
Alyce Thayná dos Santos Farias
Amanda Malato Santos
Amanda Monteiro Corrêa Pinto Loureiro
Ana Carolina Neves Miranda
Anna Beatriz da Silva Cardoso
BRUNA CRISTINA GENTIL DOS SANTOS
CLARA RIBEIRO DO VALE TEIXEIRA
CLARISSA MARTINS NEUTZLING
Carla Garcia
Claudia Ferreira Lima Costa
DANIELE BALTZ DA FONSECA10
DARLENE VILANOVA SABANY
Eduardo Ferreira Moura
Esther Nascimento Martins do Couto Araujo
FILIPE CASTRO ALVES WESSELY
Filipe de Sousa Miranda
Frederico Sampaio Alves
Gabrielle Moraes Lopes da Silva
Giulia Villela Giovani
HELENA BRAGA FARHAT
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA
Isabella Marques de Oliveira
Isabelly Christiane da Silva do Couto
Isamara Lara de Carvalho
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES4
Josiana de Oliveira Martins
Juliana Almeida
Juliane Conceição Primon Serres2
Jéssica Catharine Vieira Campos
KAREN VELLEDA CALDAS8
KATYA DE LARA FELICIO LIRA
KELI CRISTINA SCOLARI1
Katharine Lorranne Miná da Silva
LUPEHUARA DA CONCEICAO GOMES DE ZEVALLOS
Letícia Quintana Lopes
Lia Soares Bastos Cavalcante
Lidia Moura Maneiras
Lígia Carla Albino Marigliani
Lívia Fonseca Magalhães
MAGDA VILLANOVA NUNES
MARIA HIASMIM BARBOSA ARAUJO
MAURÍCIO COSTA MONTONE
Madrileide Raquel dos Santos
Maria Cristina Rocha Simão
Marilene Corrêa Maia
Marília Alves dos Santos Nisoli
Matheus Filipe dos Santos
Márcia Almada
NATALIA CORREIA SOARES
Nathan de Faria Silveira dos Santos
OSCAR PEREIRA JACQUOT GOULART
Paola de M. G. Dias Villas Boas
RAISSA SILVA DA COSTA
ROBERTO HEIDEN4
RODRIGO MACHADO RODRIGUES
Rafaela Viana Fialho
Rafaela de Souza Saboia
Regina Lúcia Tavares Lôbo de Souza
Renata Almeida Teles
Roseane da Conceição Costa Norat
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI4
Saskya Rodrigues Brandão
Soraya Aparecida Álvares Coppola
TATIANI ALVES RODRIGUES DE ABREU
THIAGO SEVILHANO PUGLIERI4
Thainá Thais Silva Oliveira
Thais Alessandra Bastos Caminha Sanjad
Wanessa Pires Lott
Weryandyne Ferreira Marques
Yacy Ara Froner
Yasmin Caldas Moraes

Página gerada em 16/04/2024 14:47:50 (consulta levou 0.315345s)