Nome do Projeto
6º Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2021 - 28/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Este projeto está relacionado com a organização e realização do 6º Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração. Trata-se de um evento internacional organizado pelas instituições brasileira e portuguesas de formação acadêmica na área de Conservação e Restauração de Bens culturais. O Curso de Conservação e Restauração da UFPel será neste ano a mediadora do evento, que por conta das condições impostas pela pandemia Covid-19, acontecerá totalmente em meio virtual. O evento contará com palestras, seminários temáticos e comunicações de trabalhos. Também contará com espaços virtuais para a realização de reuniões, encontros e eventos paralelos.

Objetivo Geral

Organizar, divulgar e realizar o 6º Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração, um evento acadêmico internacional voltado para os profissionais que atuam na preservação, conservação e restauração do patrimônio cultural, que acontecerá de 17 a 20 de novembro de 2021.

Justificativa

Os Encontros Luso-Brasileiros de Conservação e Restauração são eventos bianuais organizados de forma intercalada por instituições brasileiras e portuguesas. O primeiro evento aconteceu em 2011, na cidade do Porto, sediado pela Universidade Católica Portuguesa. Os eventos seguintes foram organizados pela UFMG (cidade de Tiradentes), Universidade de Évora (em Évora), UFRJ (no Rio de Janeiro) e por último pela Universidade Católica Portuguesa (novamente na cidade de Porto). No último encontro foi decidido que a UFpel sediaria o evento do ano de 2021.
Estes eventos têm como objetivo aproximar as instituições de ensino e de pesquisa dos dois países, de forma a contribuir para o debate sobre a formação em conservação e restauração, compartilhar os resultados de investigações, fortalecer parcerias e divulgar as ações de preservação do patrimônio cultural de Portugal e do Brasil.

Metodologia

O evento é organizado de forma colaborativa com as várias universidade ou instituições envolvidas na temática da Conservação e Restauração. Por conta da característica da formação profissional no Brasil, que também incluis institutos técnicos, além das universidades (UFMG, UFRJ, UFPA e UFPel) que possuem cursos de graduação na área, foram convidados para participar da organização o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMH-Ouro Preto) e a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). No entanto, as etapas que envolvem espaços, páginas de divulgação, inscrições de trabalhos ficaram a cargo da UFPel. Para isso conta-se com o apoio de unidades da nossa universidade, como, por exemplo, PROGIC. Na organização do evento também se faz aproximações com outras unidades de pesquisa, como o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio. Consta-se ainda com professores, técnicos e alunos do curso de Conservação e Restauração, assim como com os bolsistas do PET- Conservação e Restauro. As atividades previstas estão organizadas nas seguintes etapas: a) organização geral, que inclui a definição da estrutura do evento, eixos temáticos e convidados; b) avaliação e seleção de trabalhos, a ser feita por uma Comissão Científica; c) divulgação, comunicação como público, gerenciamento de inscrições e posterior certificação..

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados é a realização de um evento importante, que resultará em aproximadamente em 4 PALESTRAS, 4 Seminários temáticos, aproximadamente 72 comunicações e alguns eventos paralelos que serão realizados ao final da tarde. AS palestras e comunicações resultarão na publicação de e-book com os Anais do evento.
Além dos convidados para as palestras e apresentação de trabalhos, contar-se-á com um grande público ouvinte. No Brasil os eventos anteriores reuniram um público de mais de 300 participantes. O fato de ser agora um evento virtual provavelmente possibilitará a participação de um público maior.
Ainda que seja realizado em ambiente virtual, o evento propiciará uma grande visibilidade para as atividades do Curso de Conservação e Restauração, da UFPel e também para o rico patrimônio cultural da cidade de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA FERNANDES DA SILVA
ANDREA LACERDA BACHETTINI4
ANNELISE COSTA MONTONE4
BRUNA CRISTINA GENTIL DOS SANTOS
CLARA RIBEIRO DO VALE TEIXEIRA
CLARISSA MARTINS NEUTZLING
DANIELE BALTZ DA FONSECA4
FRANCISCA FERREIRA MICHELON2
Frederico Sampaio
HELENA BRAGA FARHAT
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA
JULIANE CONCEICAO PRIMON SERRES
KAREN VELLEDA CALDAS2
KELI CRISTINA SCOLARI6
LUIZA RIBEIRO SANTANA
Letícia Quintana Lopes
MARIA HIASMIM BARBOSA ARAUJO
NATALIA CORREIA SOARES
PÉTRYA BRIÃO BISCHOFF
ROBERTO HEIDEN2
Renata Almeida Teles
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI4
TATIANI ALVES RODRIGUES DE ABREU
THIAGO SEVILHANO PUGLIERI4

Página gerada em 22/10/2021 12:10:07 (consulta levou 0.145324s)