Nome do Projeto
V Seminário de Inovação Pedagógica: integração acadêmico-profissional
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/05/2021 - 22/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A quinta edição do Seminário de Inovação Pedagógica objetiva possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico conceituais e socialização de vivências com inovação pedagógica, pela articulação de profissionais da Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional. Assume como temática desta quinta edição, a integração acadêmico-profissional, pela intensificação das vivências virtuais com criações, planejamento, execução e avaliação conjuntas realizadas pelos profissionais neste período da pandemia do COVID- 19. Assim, buscar também oportunizar ambiente para se vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática e da ação-reflexão-ação, próprios do fazer pedagógico dos participantes. A partir de relatos de experiência com inovação pedagógica, participantes partilham seus saberes, dúvidas e propostas com inovação pedagógica, como forma de qualificar processos de ensino aprendizagem. Concebemos inovação pedagógica como intervenções educacionais, criadas por decisões coletivas e participativas de sujeitos em formação acadêmico-profissional, com a intencionalidade de promover mudanças nas estratégias administrativo-pedagógica da reconstrução de conhecimento e de processos educacionais que se alinhem às transformações histórico-sociais necessárias aos fins pretendidos, a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-profissional de Profissionais da Educação - GRUPI. No VI Seminário de Inovação Pedagógica, a pesquisa se articula com o ensino e a extensão, num espaço-tempo de autoria de profissionais da educação básica, acadêmicos e professores universitários pela socialização de relatos de experiências com inovação pedagógica, envolvendo-se com a leitura e releitura das escritas e sua socialização, em rodas de conversa virtuais. Os resultados positivos, de valorização das experiências com inovação pedagógica, socializadas nas edições anteriores, estimula o grupo de proponentes a novamente organizá-lo e implementá-lo interinstitucionalmente, de forma colaborativa.

Objetivo Geral

- Possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico conceituais e socialização de vivências com inovação pedagógica, pela articulação de profissionais da Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional.
- Vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos participantes, com registros escritos e trocas para qualificação de processos ensino aprendizagem.

Justificativa

Após quatro edições do evento, que vem crescendo no número de participantes e considerando que, em 2020, em virtude de ter acontecido em formato virtual, esta participação foi ainda maior, fomos estimuladas em novamente realizar o Seminário de Inovação Pedagógica. Acreditamos na importância de valorizar as experiências com inovação pedagógica, o protagonismo e a autoria de profissionais da educação, o que foi destacado pelos participantes das edições anteriores nas avaliações realizadas. O SIP é um evento com grande relevância social pela partilha de conhecimentos e saberes com inovação pedagógica, pelo formato que as experiências com inovação pedagógica são refletidas pela escrita de relatos e partilhadas em Rodas de conversAÇÃO, num ambiente que promove ações colaborativas entre licenciandos, professores de Educação Básica e Ensino Superior. Visando a reflexão e qualificação das práticas no âmbito educacional estamos propondo o V Seminário de Inovação Pedagógica: integração acadêmico-profissional, para 2021, virtual e interinstitucional, envolvendo professores, Técnicos em Assuntos Educacionais e Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Federal do Pampa – Campus Uruguaiana, São Gabriel e Bagé, UNISINOS e UFPR – Campus Litoral. Historicamente, o evento foi realizados por três edições na UNIPAMPA, sendo que a realização do I SIP no campus Uruguaiana, em 2017; o II SIP, em 2018, no campus Bagé; o III SIP, em 2019, no campus Uruguaiana. O IV SIP foi realizado em formato virtual, organizado pela UNIPAMPA com apoio da UFPR – Campus Litoral. Em 2021 também organizaremos o evento em formato virtual e interinstitucional, contando com a participação de profissionais e acadêmicos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.
Assumimos o compromisso de socializar as diferentes experiências e vivências (re)conhecidas no âmbito da educação, contribuindo na construção da autoria e da autonomia de todos os envolvidos. Assim, o evento formativo proposto é concebido como um espaço-tempo de formação acadêmico-profissional pela(re)construção e (re)significação das práticas educativas socializadas, na perspectiva da inovação pedagógica.
Todos as edições do SIP foram elaboradas a partir da ênfase “inovação pedagógica”, no mesmo viés dos estudos e pesquisas do GRUPI, em que os membros da equipe executora do SIP fazem parte. Esses concebem inovação pedagógica como “um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico- sociais necessárias aos fins pretendidos” (MELLO e SALOMÃO DE FREITAS, 2017, p.1800). Assim, os professores e futuros docentes, autores das suas propostas pedagógicas na perspectiva da inovação, têm possibilidade de entender o processo de investigação e de socializar suas vivências.
Conforme aprendemos com Singer (2015), a inovação pedagógica que realmente acontece é planejada junto e realizada pelas pessoas para transformar situações problemáticas do nosso tempo. Com Diniz-Pereira (2008), reconhecemos a necessidade da Universidade e da escola da Educação Básica compartilharem esta responsabilidade formativa e, por isso, consideramos importante a formação docente (inicial e continuada) ser percebida como formação acadêmico profissional. As escritas das vivências, que serão apresentadas nessa V edição, também serão publicizadas em anais, em formato de e-book.Assim, justificamos a importância da continuidade da proposição deste evento.

Metodologia

O V SIP seguirá a mesma metodologia utilizada nas edições anteriores, no formato de Rodas de ConversAÇÃO. Porém, como a 5ª edição será, exclusivamente, virtual e a distância, serão realizadas Rodas de ConversAÇÃO Virtuais (RCVs), por meio de plataforma virtual, onde os participantes partilharão suas vivências com inovação pedagógica. O evento conta com duas etapas. A primeira informada na 1ª circular de divulgação do evento, na qual os participantes são orientados a relatarem, por escrito, suas vivências com inovação pedagógica, organizada por meio de resumos expandidos, que deverão ser postados no site do evento, ao realizar a inscrição. A equipe executora distribuirá os resumos por temáticas e, os participantes receberão os resumos da respectiva temática para leitura, observações e futuras discussões no evento. Os três turnos do evento, constituem a segunda etapa, quando serão realizadas 3 Rodas de ConversAÇÃO Virtuais (RCVs) e uma Inter-Rodas Virtual. A RCVs 1, abre o evento contando com a participação de um profissional da educação com experiência em Inovação Pedagógica, que partilha suas experiências e dialoga com todos os participantes inscritos no evento, por meio de chat, mediado por um membro da equipe executora. Antes do evento, a equipe executora distribuirá os resumos por temáticas, que irão constituir as A RCVs 2 e 3, nas quais os participantes serão divididos. Durante essas rodas, cada autor e co-autor compartilhará sua escrita para discussão. Essas vivências serão sistematizadas pelos redatores das Rodas e, posteriormente os relatadas na Inter-Rodas Virtual Final. Os resumos serão publicados em Anais no formato e-book.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos atender às expectativas dos participantes no que se refere à possibilidade de dialogarem e socializarem virtual - e oralmente e por escrito - suas vivências com inovação pedagógica, sustentadas por referencial teórico que qualifica a prática, na perspectiva da circularidade da ação-reflexão e nova ação qualificada; participando como protagonistas desde a escrita dos resumos e durante todo o Evento, aproximando a universidade e a educação básica. Temos a expectativa de mais de oitenta participantes, pois este número vem aumentando a cada edição do SIP.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Cadidja Coutinho
DANIELLE ROSA NASCIMENTO
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS2
Elena Maria Billig Mello
Francéli Brizolla
HELENARA PLASZEWSKI25
JERONIMO MEDINA MADRUGA22
Mayra da Silva Cutruneo Ceschini
Rita de Cássia Angeieski da Silveira
Ronan Moura Franco
TUANE GARCIA MEDINA
YASMIN ESMERIO DE SOUZA

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