Nome do Projeto
V Seminário de Inovação Pedagógica: integração acadêmico-profissional
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/05/2021 - 22/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A quinta edição do Seminário de Inovação Pedagógica objetiva possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico conceituais e socialização de vivências com inovação pedagógica, pela articulação de profissionais da Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional. Assume como temática desta quinta edição, a integração acadêmico-profissional, pela intensificação das vivências virtuais com criações, planejamento, execução e avaliação conjuntas realizadas pelos profissionais neste período da pandemia do COVID- 19. Assim, buscar também oportunizar ambiente para se vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática e da ação-reflexão-ação, próprios do fazer pedagógico dos participantes. A partir de relatos de experiência com inovação pedagógica, participantes partilham seus saberes, dúvidas e propostas com inovação pedagógica, como forma de qualificar processos de ensino aprendizagem. Concebemos inovação pedagógica como intervenções educacionais, criadas por decisões coletivas e participativas de sujeitos em formação acadêmico-profissional, com a intencionalidade de promover mudanças nas estratégias administrativo-pedagógica da reconstrução de conhecimento e de processos educacionais que se alinhem às transformações histórico-sociais necessárias aos fins pretendidos, a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-profissional de Profissionais da Educação - GRUPI. No VI Seminário de Inovação Pedagógica, a pesquisa se articula com o ensino e a extensão, num espaço-tempo de autoria de profissionais da educação básica, acadêmicos e professores universitários pela socialização de relatos de experiências com inovação pedagógica, envolvendo-se com a leitura e releitura das escritas e sua socialização, em rodas de conversa virtuais. Os resultados positivos, de valorização das experiências com inovação pedagógica, socializadas nas edições anteriores, estimula o grupo de proponentes a novamente organizá-lo e implementá-lo interinstitucionalmente, de forma colaborativa.
Objetivo Geral
- Possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico conceituais e socialização de vivências com inovação pedagógica, pela articulação de profissionais da Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional.
- Vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos participantes, com registros escritos e trocas para qualificação de processos ensino aprendizagem.
- Vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos participantes, com registros escritos e trocas para qualificação de processos ensino aprendizagem.