Nome do Projeto
V Seminário de Inovação Pedagógica: integração acadêmico-profissional
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/05/2021 - 22/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A quinta edição do Seminário de Inovação Pedagógica objetiva possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico conceituais e socialização de vivências com inovação pedagógica, pela articulação de profissionais da Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional. Assume como temática desta quinta edição, a integração acadêmico-profissional, pela intensificação das vivências virtuais com criações, planejamento, execução e avaliação conjuntas realizadas pelos profissionais neste período da pandemia do COVID- 19. Assim, buscar também oportunizar ambiente para se vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática e da ação-reflexão-ação, próprios do fazer pedagógico dos participantes. A partir de relatos de experiência com inovação pedagógica, participantes partilham seus saberes, dúvidas e propostas com inovação pedagógica, como forma de qualificar processos de ensino aprendizagem. Concebemos inovação pedagógica como intervenções educacionais, criadas por decisões coletivas e participativas de sujeitos em formação acadêmico-profissional, com a intencionalidade de promover mudanças nas estratégias administrativo-pedagógica da reconstrução de conhecimento e de processos educacionais que se alinhem às transformações histórico-sociais necessárias aos fins pretendidos, a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-profissional de Profissionais da Educação - GRUPI. No VI Seminário de Inovação Pedagógica, a pesquisa se articula com o ensino e a extensão, num espaço-tempo de autoria de profissionais da educação básica, acadêmicos e professores universitários pela socialização de relatos de experiências com inovação pedagógica, envolvendo-se com a leitura e releitura das escritas e sua socialização, em rodas de conversa virtuais. Os resultados positivos, de valorização das experiências com inovação pedagógica, socializadas nas edições anteriores, estimula o grupo de proponentes a novamente organizá-lo e implementá-lo interinstitucionalmente, de forma colaborativa.
Objetivo Geral
- Possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico conceituais e socialização de vivências com inovação pedagógica, pela articulação de profissionais da Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional.
- Vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos participantes, com registros escritos e trocas para qualificação de processos ensino aprendizagem.
- Vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos participantes, com registros escritos e trocas para qualificação de processos ensino aprendizagem.
Justificativa
Após quatro edições do evento, que vem crescendo no número de participantes e considerando que, em 2020, em virtude de ter acontecido em formato virtual, esta participação foi ainda maior, fomos estimuladas em novamente realizar o Seminário de Inovação Pedagógica. Acreditamos na importância de valorizar as experiências com inovação pedagógica, o protagonismo e a autoria de profissionais da educação, o que foi destacado pelos participantes das edições anteriores nas avaliações realizadas. O SIP é um evento com grande relevância social pela partilha de conhecimentos e saberes com inovação pedagógica, pelo formato que as experiências com inovação pedagógica são refletidas pela escrita de relatos e partilhadas em Rodas de conversAÇÃO, num ambiente que promove ações colaborativas entre licenciandos, professores de Educação Básica e Ensino Superior. Visando a reflexão e qualificação das práticas no âmbito educacional estamos propondo o V Seminário de Inovação Pedagógica: integração acadêmico-profissional, para 2021, virtual e interinstitucional, envolvendo professores, Técnicos em Assuntos Educacionais e Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Federal do Pampa – Campus Uruguaiana, São Gabriel e Bagé, UNISINOS e UFPR – Campus Litoral. Historicamente, o evento foi realizados por três edições na UNIPAMPA, sendo que a realização do I SIP no campus Uruguaiana, em 2017; o II SIP, em 2018, no campus Bagé; o III SIP, em 2019, no campus Uruguaiana. O IV SIP foi realizado em formato virtual, organizado pela UNIPAMPA com apoio da UFPR – Campus Litoral. Em 2021 também organizaremos o evento em formato virtual e interinstitucional, contando com a participação de profissionais e acadêmicos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.
Assumimos o compromisso de socializar as diferentes experiências e vivências (re)conhecidas no âmbito da educação, contribuindo na construção da autoria e da autonomia de todos os envolvidos. Assim, o evento formativo proposto é concebido como um espaço-tempo de formação acadêmico-profissional pela(re)construção e (re)significação das práticas educativas socializadas, na perspectiva da inovação pedagógica.
Todos as edições do SIP foram elaboradas a partir da ênfase “inovação pedagógica”, no mesmo viés dos estudos e pesquisas do GRUPI, em que os membros da equipe executora do SIP fazem parte. Esses concebem inovação pedagógica como “um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico- sociais necessárias aos fins pretendidos” (MELLO e SALOMÃO DE FREITAS, 2017, p.1800). Assim, os professores e futuros docentes, autores das suas propostas pedagógicas na perspectiva da inovação, têm possibilidade de entender o processo de investigação e de socializar suas vivências.
Conforme aprendemos com Singer (2015), a inovação pedagógica que realmente acontece é planejada junto e realizada pelas pessoas para transformar situações problemáticas do nosso tempo. Com Diniz-Pereira (2008), reconhecemos a necessidade da Universidade e da escola da Educação Básica compartilharem esta responsabilidade formativa e, por isso, consideramos importante a formação docente (inicial e continuada) ser percebida como formação acadêmico profissional. As escritas das vivências, que serão apresentadas nessa V edição, também serão publicizadas em anais, em formato de e-book.Assim, justificamos a importância da continuidade da proposição deste evento.
Assumimos o compromisso de socializar as diferentes experiências e vivências (re)conhecidas no âmbito da educação, contribuindo na construção da autoria e da autonomia de todos os envolvidos. Assim, o evento formativo proposto é concebido como um espaço-tempo de formação acadêmico-profissional pela(re)construção e (re)significação das práticas educativas socializadas, na perspectiva da inovação pedagógica.
Todos as edições do SIP foram elaboradas a partir da ênfase “inovação pedagógica”, no mesmo viés dos estudos e pesquisas do GRUPI, em que os membros da equipe executora do SIP fazem parte. Esses concebem inovação pedagógica como “um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico- sociais necessárias aos fins pretendidos” (MELLO e SALOMÃO DE FREITAS, 2017, p.1800). Assim, os professores e futuros docentes, autores das suas propostas pedagógicas na perspectiva da inovação, têm possibilidade de entender o processo de investigação e de socializar suas vivências.
Conforme aprendemos com Singer (2015), a inovação pedagógica que realmente acontece é planejada junto e realizada pelas pessoas para transformar situações problemáticas do nosso tempo. Com Diniz-Pereira (2008), reconhecemos a necessidade da Universidade e da escola da Educação Básica compartilharem esta responsabilidade formativa e, por isso, consideramos importante a formação docente (inicial e continuada) ser percebida como formação acadêmico profissional. As escritas das vivências, que serão apresentadas nessa V edição, também serão publicizadas em anais, em formato de e-book.Assim, justificamos a importância da continuidade da proposição deste evento.
Metodologia
O V SIP seguirá a mesma metodologia utilizada nas edições anteriores, no formato de Rodas de ConversAÇÃO. Porém, como a 5ª edição será, exclusivamente, virtual e a distância, serão realizadas Rodas de ConversAÇÃO Virtuais (RCVs), por meio de plataforma virtual, onde os participantes partilharão suas vivências com inovação pedagógica. O evento conta com duas etapas. A primeira informada na 1ª circular de divulgação do evento, na qual os participantes são orientados a relatarem, por escrito, suas vivências com inovação pedagógica, organizada por meio de resumos expandidos, que deverão ser postados no site do evento, ao realizar a inscrição. A equipe executora distribuirá os resumos por temáticas e, os participantes receberão os resumos da respectiva temática para leitura, observações e futuras discussões no evento. Os três turnos do evento, constituem a segunda etapa, quando serão realizadas 3 Rodas de ConversAÇÃO Virtuais (RCVs) e uma Inter-Rodas Virtual. A RCVs 1, abre o evento contando com a participação de um profissional da educação com experiência em Inovação Pedagógica, que partilha suas experiências e dialoga com todos os participantes inscritos no evento, por meio de chat, mediado por um membro da equipe executora. Antes do evento, a equipe executora distribuirá os resumos por temáticas, que irão constituir as A RCVs 2 e 3, nas quais os participantes serão divididos. Durante essas rodas, cada autor e co-autor compartilhará sua escrita para discussão. Essas vivências serão sistematizadas pelos redatores das Rodas e, posteriormente os relatadas na Inter-Rodas Virtual Final. Os resumos serão publicados em Anais no formato e-book.
Indicadores, Metas e Resultados
Esperamos atender às expectativas dos participantes no que se refere à possibilidade de dialogarem e socializarem virtual - e oralmente e por escrito - suas vivências com inovação pedagógica, sustentadas por referencial teórico que qualifica a prática, na perspectiva da circularidade da ação-reflexão e nova ação qualificada; participando como protagonistas desde a escrita dos resumos e durante todo o Evento, aproximando a universidade e a educação básica. Temos a expectativa de mais de oitenta participantes, pois este número vem aumentando a cada edição do SIP.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Cadidja Coutinho | |||
DANIELLE ROSA NASCIMENTO | |||
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS | 2 | ||
Elena Maria Billig Mello | |||
Francéli Brizolla | |||
HELENARA PLASZEWSKI | 25 | ||
JERÔNIMO MEDINA MADRUGA | 22 | ||
Mayra da Silva Cutruneo Ceschini | |||
Rita de Cássia Angeieski da Silveira | |||
Ronan Moura Franco | |||
TUANE GARCIA MEDINA | |||
YASMIN ESMERIO DE SOUZA |