Nome do Projeto
Pelotas, passado e presente: divulgando suas histórias para a comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/04/2021 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
É muito frequente que a produção histórica realizada na Universidade, seja por meio de artigos científicos, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, utilize de uma linguagem mais acadêmica e técnica, tornando-se inacessível à comunidade local. Nesse sentido, o Projeto de Extensão "Pelotas, passado e presente: divulgando suas histórias para a comunidade" é uma realização que conta com a participação de alunos dos cursos de História da UFPel e que busca divulgar a história da cidade para um público maior, utilizando-se de novos meios digitais, como vídeos e podcasts, a partir de uma linguagem mais moderna, que busque atingir outros públicos, mas sem perder a qualidade da produção científica. Utilizando-se de um amplo leque de documentos antigos, fotografias, imagens, entre outros, muitos deles pesquisados pelos próprios alunos, a ideia é vincular as histórias locais ao mundo globalizado, inserindo as transformações históricas ocorridas em Pelotas, nos séculos XIX e XX, com o mundo exterior. Além disso, o estabelecendo de conexões entre o presente e o passado, para além das curiosidades e narrativas a serem exploradas, busca oferecer uma reflexão a respeito da importância do estudo da História como formadora de identidades coletivas, do exercício da tolerância, do respeito às diversidades e aos direitos políticos, civis e sociais conquistados ao longo desses anos.
Objetivo Geral
O objetivo principal do projeto é promover, por meio de suas ações, a elaboração de material de divulgação histórica que proporcione um contato da comunidade local e de um público mais amplo com a história da cidade de Pelotas, desde as suas origens até o passado recente. Busca-se realizar a referida divulgação por meio de vídeos, entrevistas e podcasts disponíveis gratuitamente ao público e produzidos em conjunto com a equipe do projeto.
Justificativa
Pelotas é uma das principais cidades do sul do país. Sua história remonta ao período da escravidão, com fortes conexões mercantis em todo o Atlântico, o que gerou muita riqueza no século XIX, além de uma variedade de experiências sócio-culturais. Esse passado de auge da cidade ainda é presente na sociedade pelotense, seja por meio do seu patrimônio histórico material e imaterial, seja por meio das muitas histórias contadas, escritas e ainda vivas. Contudo, muitas vezes existe um desconhecimento da comunidade a respeito da história local, de seus bairros, dos lugares de memória, das suas festas e práticas socioculturais, com toda a sua diversidade, sem contar o vasto patrimônio histórico regional. Nesse sentido, as redes sociais e o uso dos audiovisuais como um todo são formas diminuir a distância que existe entre a produção historiográfica realizada na Universidade com o público maior, tornando essa História mais pública e geradora de reflexões que promovam uma maior inclusão e respeito à diversidade.
Metodologia
Para a realização do projeto serão utilizados diversos métodos e materiais que colaborarão para uma produção de conteúdo concisa, precisa e didática. Entre as metodologias selecionadas, estão a revisão bibliográfica, as entrevistas, e a análise quantitativa de dados de audiência e impacto de redes sociais que serão usadas: o Facebook, o Twitter e o Instagram; e os canais de comunicação em massa onde o material será publicado: o YouTube, o Spotify, e o sítio Médium, principais plataformas de conteúdo audiovisual e textual. Os vídeos serão gravados a partir de um smartphone compatível com gravação Full HD acoplado a um tripé, em ambiente claro e com acústica que colabore com a gravação. Ao mesmo tempo, outro smartphone gravará o áudio, que será utilizado posteriormente para a edição do vídeo e para a elaboração do podcast. Todos os materiais serão sintetizados e editados, para que o vídeo e o podcast possuam tamanhos entre 8 e 15 minutos. O uso de imagens da época, documentos e filmagens em espaços da cidade também comporá o cenário dos vídeos, buscando uma melhor conexão entre passado e presente e contextualizando melhor os espaços de memória para o público alvo.
Indicadores, Metas e Resultados
No início, o projeto realizará ações com temáticas mais ligadas ao século XIX, e com materiais historiográficos que já possuem um razoável conhecimento da equipe. A partir disso, o grupo será dividido para a produção de roteiros para os vídeos e a seleção de possíveis entrevistados para os podcasts. Essas tarefas colaborarão para o contato com professores e pesquisadores, tendo os temas que abordaremos. A partir do segundo trimestre, onde haverá uma quantidade razoável de material pronto, as publicações e divulgações começarão e se manterão até o fim do projeto (quando novas ações serão propostas), com a análise dos dados quantitativos sobre a audiência ao final, com o propósito de redigir o relatório final. Ao longo do projeto, esperamos divulgar o trabalho em eventos especializados e nas redes sociais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA VALERIA FERRAZ DOS SANTOS | |||
ANDRE ALVES DA SILVA | |||
ANDRÉ VARGAS MORETTO | |||
BETHÂNIA LUISA LESSA WERNER | |||
BRUNO COUTINHO LUCAS PEREIRA | |||
CAMILA GONÇALVES DUTRA | |||
DOUGLAS REISDORFER | |||
HIGOR WILLIAM DA SILVA MARCILIO MARCOLINO | |||
JONAS MOREIRA VARGAS | 8 | ||
JOSÉ RICARDO MARQUES RESENDE JÚNIOR | |||
JÉSSICA RODRIGUES BANDEIRA PERES | |||
LUCAS PEDRA DE CASTRO | |||
LUISA FANFA BARROSO | |||
MARIA AUGUSTA TEIXEIRA DA SILVEIRA | |||
MARINA RIBEIRO CARDOSO | |||
MICHELLE DA CRUZ VERGAS | |||
Matheus Gregorio Tupina Silva | |||
RODRIGO DE JESUS DOS SANTOS | |||
Stefany Solari Maciel | |||
VITORIA HENZEL FERREIRA |