Nome do Projeto
ESTADO NUTRICIONAL, COMPORTAMENTO ALIMENTAR E MARCADORES BIOQUÍMICOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ESTUDO DIAGNÓSTICO COM PROPOSIÇÃO DE INTERVENÇÃO NUTRICIONAL PERSONALIZADA
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
24/05/2021 - 27/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por desvios na comunicação social e pela
presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento e interesses. Os indivíduos com TEA
apresentam maior risco para desvios nutricionais, tanto de obesidade, quanto de desnutrição. Pesquisas
em diferentes regiões do mundo relatam excesso no consumo energético e insuficiência no consumo de
micronutrientes. Dentre os macronutrientes relacionados ao TEA destacam-se os ácidos graxos
poliinsaturados ômegas 6 e 3 de cadeia longa (LCPUFAs) e seus metabólicos. Nos indivíduos com
diagnóstico de TEA a deficiência de micronutrientes é constatada pelo consumo de um repertório
alimentar, inúmeras vezes restrito. Em especial, a prevalência de deficiência de ferro mostra-se acima dos
índices encontrados para a população típica. Apesar da relevância da nutrição adequada no TEA, os
responsáveis se confrontam com inúmeros ajustes necessários as peculiaridades da criança e, muitas
vezes, adiam ou até mesmo evitam o estresse adicional relacionado ao ajuste na alimentação.
Objetivo Geral
Investigar o efeito de intervenção nutricional baseada no paciente e fatores associados em crianças e
adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, assistidos no Sistema Único de Saúde da região sul do
Brasil. 1.2.2 Objetivo Específico i. Caracterizar a amostra quanto a: a) estado nutricional; b) consumo
alimentar; c) comportamento alimentar; d) comportamento agressivo; e) sobrecarga familiar de
pais/cuidadores, a percepção de estresse do cuidador e insegurança alimentar no núcleo familiar; f)
concentrações séricas de lipídeos (triglicerídeos, ácidos graxos poliinsaturados da série ômega-3 e 6); g)
hemograma e ferritina; h) polimorfismos genéticos; ii. Diagnosticar desvios antropométricos, dietéticos,
comportamentais e bioquímicos; iii. Analisar associações entre variáveis nutricionais, comportamentais,
familiares e bioquímicas; iv Intervir com orientações nutricionais direcionadas ao paciente, de acordo
com seu diagnostico especifico e seu contexto familiar e social; v. Investigar a adesão as orientações, os
facilitadores e as dificuldades para a adesão e o tempo necessário para sua plena implementação
adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, assistidos no Sistema Único de Saúde da região sul do
Brasil. 1.2.2 Objetivo Específico i. Caracterizar a amostra quanto a: a) estado nutricional; b) consumo
alimentar; c) comportamento alimentar; d) comportamento agressivo; e) sobrecarga familiar de
pais/cuidadores, a percepção de estresse do cuidador e insegurança alimentar no núcleo familiar; f)
concentrações séricas de lipídeos (triglicerídeos, ácidos graxos poliinsaturados da série ômega-3 e 6); g)
hemograma e ferritina; h) polimorfismos genéticos; ii. Diagnosticar desvios antropométricos, dietéticos,
comportamentais e bioquímicos; iii. Analisar associações entre variáveis nutricionais, comportamentais,
familiares e bioquímicas; iv Intervir com orientações nutricionais direcionadas ao paciente, de acordo
com seu diagnostico especifico e seu contexto familiar e social; v. Investigar a adesão as orientações, os
facilitadores e as dificuldades para a adesão e o tempo necessário para sua plena implementação
Justificativa
O projeto será desenvolvido para atender a demanda de crianças assistidas no ambulatório de Neurodesenvolvimento da Famed. Até o momento, este tipo de estudo com crianças e adolescentes com TEA não foi documentado no Brasil.
Metodologia
A primeira fase do estudo (diagnóstico) terá um delineamento transversal. A segunda fase, terá caráter prospectivo para avaliar o efeito de uma intervenção individualizada do tipo “antes e depois”, no qual o paciente será comparado contra si mesmo.
Todos os pacientes atendidos e/ou encaminhados ao serviço de Neurodesenvolvimento serão triados quanto aos critérios de inclusão e exclusão para o estudo. Os responsáveis pelas crianças e adolescentes que atenderem aos critérios de inclusão, serão abordados e devidamente esclarecidos sobre os objetivos e etapas do presente estudo e, aqueles que autorizarem a participação da criança/adolescente no estudo, assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. Neste mesmo dia, a criança/adolescente e seu responsável serão agendadas para a avaliação clínica 1, composta por um questionário geral padronizado contendo informações relativas a dados sociodemográficos da família e informações de saúde da criança/adolescente (saúde atual, diagnósticos, uso de suplementos e medicamentos, acompanhamento e/ou orientações alimentares, e centro de saúde/educação que frequenta). Serão aplicadas as escalas Aberrant Behavior Checklist (ABC) e de comportamento alimentar (BRCA) e CEBQ. Ainda nesta primeira avaliação, serão aferidas as medidas antropométricas da criança/adolescente e do responsável/cuidador, e o primeiro recordatório de 24 horas (criança/adolescente e mãe/cuidador). Em seguida os pacientes serão agendados coleta de sangue em um laboratório de análises clínicas específico na cidade de Pelotas. A avaliação clínica 2 será realizado por contato telefônico com o responsável da criança/adolescente para realizar o segundo recordatório alimentar de 24 horas (criança/adolescente e mãe/cuidador), e confirmar a coleta de sangue e o retorno para a próxima avaliação. Na avaliação clínica 3 será realizado o terceiro recordatório alimentar de 24 horas (criança/adolescente e mãe/cuidador). O responsável responderá também a um questionário para a avaliação da sobrecarga do cuidador e escala do estresse percebido PSS-10 referente ao cuidador, escala brasileira de insegurança alimentar e nutricional (EBIA). Na avaliação clínica 4 será realizada a entrega do resultado dos exames e as orientações nutricionais baseadas nos principais problemas encontrados nutricionais identificados nos instrumentos aplicados anteriormente. O aconselhamento nutricional será baseado em metas para a criança/adolescente e a família (detalhes em “Intervenção nutricional personalizada”). Nas avaliações subsequentes 5 a 8, o paciente será reavaliado e o alcance das metas (progressos e dificuldades) será registrado em um checklist estabelecidas previamente. Na última avaliação, serão replicadas escalas principais e a coleta de sangue. As avaliações 1 a 4 terão intervalo de uma semana entre cada, sendo concluídas em até 30 dias; as avaliações 5 a 8 (intervenção “antes e depois”) serão agendadas com intervalo mensal, sendo concluída em 4 meses.
Todos os pacientes atendidos e/ou encaminhados ao serviço de Neurodesenvolvimento serão triados quanto aos critérios de inclusão e exclusão para o estudo. Os responsáveis pelas crianças e adolescentes que atenderem aos critérios de inclusão, serão abordados e devidamente esclarecidos sobre os objetivos e etapas do presente estudo e, aqueles que autorizarem a participação da criança/adolescente no estudo, assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. Neste mesmo dia, a criança/adolescente e seu responsável serão agendadas para a avaliação clínica 1, composta por um questionário geral padronizado contendo informações relativas a dados sociodemográficos da família e informações de saúde da criança/adolescente (saúde atual, diagnósticos, uso de suplementos e medicamentos, acompanhamento e/ou orientações alimentares, e centro de saúde/educação que frequenta). Serão aplicadas as escalas Aberrant Behavior Checklist (ABC) e de comportamento alimentar (BRCA) e CEBQ. Ainda nesta primeira avaliação, serão aferidas as medidas antropométricas da criança/adolescente e do responsável/cuidador, e o primeiro recordatório de 24 horas (criança/adolescente e mãe/cuidador). Em seguida os pacientes serão agendados coleta de sangue em um laboratório de análises clínicas específico na cidade de Pelotas. A avaliação clínica 2 será realizado por contato telefônico com o responsável da criança/adolescente para realizar o segundo recordatório alimentar de 24 horas (criança/adolescente e mãe/cuidador), e confirmar a coleta de sangue e o retorno para a próxima avaliação. Na avaliação clínica 3 será realizado o terceiro recordatório alimentar de 24 horas (criança/adolescente e mãe/cuidador). O responsável responderá também a um questionário para a avaliação da sobrecarga do cuidador e escala do estresse percebido PSS-10 referente ao cuidador, escala brasileira de insegurança alimentar e nutricional (EBIA). Na avaliação clínica 4 será realizada a entrega do resultado dos exames e as orientações nutricionais baseadas nos principais problemas encontrados nutricionais identificados nos instrumentos aplicados anteriormente. O aconselhamento nutricional será baseado em metas para a criança/adolescente e a família (detalhes em “Intervenção nutricional personalizada”). Nas avaliações subsequentes 5 a 8, o paciente será reavaliado e o alcance das metas (progressos e dificuldades) será registrado em um checklist estabelecidas previamente. Na última avaliação, serão replicadas escalas principais e a coleta de sangue. As avaliações 1 a 4 terão intervalo de uma semana entre cada, sendo concluídas em até 30 dias; as avaliações 5 a 8 (intervenção “antes e depois”) serão agendadas com intervalo mensal, sendo concluída em 4 meses.
Indicadores, Metas e Resultados
Os dados gerados com o presente estudo darão subsídios para a elaboração de dissertações de mestrado e teses de doutorado, e artigos científicos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BÁRBARA PETER GONÇALVES | |||
CAROLINE RAPHAELLI DE MEDEIROS | |||
EDUARDA CAROLINA ROMAN MACHADO | |||
EDUARDA DE SOUZA SILVA TEIXEIRA | |||
EDUARDA DE SOUZA SILVA TEIXEIRA | |||
GIOVANNA VIEIRA BOBROWSKI | |||
GIULIA DA CUNHA PEREIRA | |||
JOSIANE DA CUNHA LUÇARDO | |||
JOSIANE DA CUNHA LUÇARDO | |||
JULIANA COSTA MAIA | 2 | ||
JULIANA DOS SANTOS VAZ | 4 | ||
Kamila Castro Grokoski | |||
LAURA BEATRIZ ROMAN MACHADO | |||
LAURA POHL COSTA | |||
LAURA VARGAS HOFFMANN | |||
LUIZA VIEIRA DA SILVA MAGALHAES | 2 | ||
MARIELE DOS SANTOS ROSA XAVIER | |||
REGINA HOBUS | |||
SANDRA COSTA VALLE | 4 | ||
VITÓRIA WACHHOLZ GONÇALVES |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior | R$ 2.678,06 | Coordenador |