Nome do Projeto
A pesquisa no LADRA - Laboratório de dramaturgia da UFPel
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
10/05/2021 - 10/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A pesquisa no LADRA – Laboratório de dramaturgia da UFPel– é um projeto unificado, com ênfase na pesquisa, mas que tem desdobramentos e ações na extensão e no ensino. O eixo da extensão tem como cerne oficinas de criação dramatúrgica desenvolvidas em escola da rede pública estadual, mais especificamente no ensino médio. O eixo do ensino abriga o trabalho desenvolvido por alunos do curso de Teatro e de outras graduações nas disciplinas “Dramaturgia” e “Laboratório de criação dramatúrgica”. A pesquisa, por seu turno, contempla a discussão acerca do conceito de dramaturgia e de suas possibilidades de criação, a análise das criações dramatúrgicas produzidas no âmbito do LADRA e em outros espaços, entrelaçadas com os aportes teóricos vinculados ao tema.

Objetivo Geral

- Investigar possibilidades de criação dramatúrgica em diferentes formatos.

Justificativa

A pesquisa no LADRA – Laboratório de dramaturgia da UFPel - configura-se como uma oportunidade para construir, junto aos alunos de graduação, novas possiblidades de criação no campo da dramaturgia expandida.
Os participantes do grupo de pesquisa poderão exercitar a sua criatividade e a sua autonomia através da elaboração de produtos dramatúrgicos diversos, como cenas teatrais, fotodramas, cenas de animação, vídeo performances, histórias para a infância, peças publicitárias etc.
A compreensão da estrutura da dramaturgia, em diversos formatos, associada ao uso de tecnologias presentes na vida cotidiana de alunos e professores permite um vasto campo de exploração estética.
Investigar distintas possibilidades de criação dramatúrgica e relacionar essa produção com as teorias acerca do tema e com a sua fortuna crítica constitui-se como uma forma produtiva de se compreender preceitos a partir de experimentações práticas.

Metodologia

Os encontros de pesquisa acontecerão quinzenalmente, ocasião em que o grupo vai conversar sobre as suas motivações no campo da dramaturgia. Na sequência a professora coordenadora da pesquisa irá propor exercícios criativos que serão produzidos coletivamente, em momentos assíncronos. As atividades síncronas serão utilizadas para compartilhar o material produzido e também as impressões acerca das leituras indicadas. Em momento posterior, o grupo irá estruturar, através de textos reflexivos, a sua compreensão acerca da dramaturgia e suas possibilidades de criação.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que após o período de experimentações o grupo produza criações dramatúrgicas, em diferentes formatos. As construções estéticas constituirão o corpus de análise que tornará possível ao grupo avançar nos estudos acerca da dramaturgia e suas possibilidades, tanto no ambiente universitário, quanto em sala de aula.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE PEREIRA BUCHWEITZ
ANA LAURA BIANCHINI
ANDERSON BARBOSA SOARES
BARBARA CRUZ NUNES
BRUNO PETER OLIVEIRA
CAIO TAVARES PORCIUNCULA
CANDIDA REIS CANIELAS
Dayanna Michelle Canon Perez
Dayanna Michelle Canon Perez
KAROLINA DA ROSA MENDES
LEONAN FERNANDES DA COSTA
LOUIS MACEDO WOTTER
LUIZA LOUZADA DOS REIS
MARINA DE LIMA LOPES
MARINA DE OLIVEIRA17
NICOLE PIRES GONZALES
PETERSON CENTENO FARIAS

Página gerada em 24/04/2024 11:38:54 (consulta levou 0.141665s)