Nome do Projeto
Ciclo de palestras “Diálogos na História da Educação: acervos e fontes”.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/05/2021 - 16/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O grupo CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação), vinculados à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/Ufpel) está promovendo um ciclo de palestras denominado “Diálogos na História da Educação: acervos e fontes”. O objetivo desse evento é compartilhar experiências e pesquisas no campo da História da Educação que privilegiem temáticas relacionadas à constituição e preservação de acervos, bem como discussões metodológicas no uso de fontes iconográficas e estrangeira. Essa inciativa, justifica-se, especialmente por constituir a consolidação do Cedoc (Centro de Documentação) /Ceihe num lugar de preservação de fontes que possibilitem a pesquisadores e estudiosos, no presente e no futuro, acesso às mesmas. O evento contará com quatro encontros, às segundas feiras pela manhã. O primeiro encontro será dia 17 de maio e, continuará quinzenalmente nas seguintes datas: 31 de maio, 14 de junho e 28 de junho

Objetivo Geral

Compartilhar e socializar pesquisas na área da História da Educação, articulado com o grupo do CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação), para discutir a consolidação de acervos e uso de fontes iconográficas e estrangeiras.

Justificativa

Com a necessidade de discutir a preservação de acervos e espaços que possibilitem as pesquisas e mostrar as potencialidades de diferentes fontes, quer-se compartilhar discussões em grupos de pesquisas e pesquisadores da área da História da Educação.

Metodologia

Palestras quinzenais privilegiando as temáticas acerca de preservação de acervos e uso de fontes iconográficas e de imigração.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se ampla participação e compartilhamento de ideias

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO ARRIADA2
ELOMAR ANTONIO CALLEGARO TAMBARA
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ
GIANA LANGE DO AMARAL2
KAREN LAIZ KRAUSE ROMIG
PATRICIA WEIDUSCHADT1
SIMÔNI COSTA MONTEIRO GERVASIO
THAYNA VIEIRA MARSICO

Página gerada em 20/04/2024 01:16:34 (consulta levou 0.150982s)