Nome do Projeto
CURSO METEOROLOGIA BÁSICA E USO DE INFORMAÇÕES METEOROLÓGICAS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2021 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
As informações meteorológicas, tanto diagnósticas quanto prognósticas encontram-se disponíveis à comunidade em geral em diversos sítios da Internet. Entretanto, a alta disponibilidade de informação não está ligada diretamente a uma facilidade de interpretação e aplicação. Isto impacta de maneira importante setores que dependem fortemente de informações do tempo. Desta forma, é importante que as pessoas que necessitem dessas informações tenham um conhecimento básico a respeito delas, inclusive de suas limitações. Os agentes que atuam na proteção das pessoas, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, por exemplo, precisam estar atualizados sobre as condições vindouras do tempo para planejar suas atividades. Então, este projeto tem como principal foco prover treinamento básico em Meteorologia a esse grupo específico.

Objetivo Geral

Prover treinamento aos agentes de proteção civil da região sul do Estado do Rio Grande do Sul (RS) na área de meteorologia básica e uso/interpretação dos produtos meteorológicos. Especificamente propõe-se:
1. Apresentar os principais sistemas meteorológicos que provocam mudança de tempo no estado do RS
2. Apresentar, resumidamente, os meios de observação da atmosfera,
3. Apresentar os principais produtos e ferramentas meteorológicas disponíveis no Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da FMET/UFPel;

Justificativa

Com o crescente aumento do número e intensidade de eventos extremos, a sociedade tem ficado cada vez mais vulnerável aos desastres naturais. Este fato faz com que os produtos e informações meteorológicas tenham um peso cada vez maior nas ações de proteção e mitigação dos agentes de proteção civil. Desta forma, um maior conhecimento em relação ao comportamento das variáveis meteorológicas, dos produtos meteorológicos, e de seu uso adequado, colabora para uma melhor tomada de decisão.

Metodologia

O curso previsto terá duração de um dia, nos dois turnos, podendo ser redimensionado de acordo com a disponibilidade do grupo de ouvintes de cada curso. Será realizado de maneira totalmente remota, especialmente devido ao estado atual da pandemia de COVID-19, por meio da plataforma Webconf, da UFPel.

Os professores do curso de Meteorologia realizarão apresentações sobre temas relevantes de maneira expositiva, propondo, quando possível, o acesso a produtos e informações disponibilizadas online para que se tenha uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

De maneira geral, os cursos apresentarão conceitos básicos e produtos da Meteorologia, mas demandas específicas do público alvo podem surgir durante a execução do projeto, levando a modificações nos temas a serem apresentados.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, com esse projeto, disseminar um conhecimento básico de Meteorologia para ajudar os agentes de proteção civil em suas tomadas de decisão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE BECKER NUNES16
ELIANA VELEDA KLERING8
FABRICIO PEREIRA HARTER16
FRANCIELI JORGE
GRACIELA REDIES FISCHER8
LEONARDO CALVETTI16
MARCELO FELIX ALONSO16
MATEUS DA SILVA TEIXEIRA19
ROSE ANE PEREIRA DE FREITAS

Página gerada em 16/04/2024 02:07:41 (consulta levou 0.276949s)