Nome do Projeto
Filosofia, Literatura, Educação e Formação Humana
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2021 - 31/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto unificado substitui e dá continuidade ao projeto de pesquisa, que se encontra em fase de encerramento, intitulado "Paradigmas filosóficos na educação: perspectivas para pensar a educação e formação humanas". Seu escopo amplia o espectro das investigações lá desenvolvidas, agregando a Literatura à rede de construções culturais cujas práxis fornecem rico material à formação humana. O projeto insere-se no contexto das diversas pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisas Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxiS) e se articula às orientações de Graduação, Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado desenvolvidas pela coordenadora do Projeto.
Objetivo Geral
Das construções filosóficas que contribuíram na conformação nossa cultura, das teorias pedagógicas produzidas pelos educadores ao longo da história da educação, bem como das obras literárias que a criação artística tem legado à humanidade, extrair ideias-força que ajudem a melhor compreender os processos formativos a que nossa sociedade está submetida, assim como a propor novas práxis de formação humana.
Justificativa
Antes de tudo, é preciso partir de um mínimo de clareza conceitual, identificando os possíveis sentidos do vocábulo formação em nossa linguagem de educadores. Em termos gerais, entende-se a formação como processo de devir humanizador, no qual o ser natural devem pessoa, ou seja, ser cultural. Tal sentido encontra sua maior riqueza nas acepções do verbo reflexivo, numa indicação de que o próprio sujeito é agente responsável por sua construção. Trata-se, prioritariamente, de processo autoformativo do ser social.
A retomada das construções filosóficas que atravessaram nossa cultura, das ideias pedagógicas articuladas por grandes educadores que nos precederam, bem como das produções literárias, que simultaneamente escondem e revelam concepções filosóficas e visões gerais de mundo, permite melhor aquilatar a historicidade e o verdadeiro teor do conceito e das práticas de formação humana que temos contemporaneamente, possibilitando-nos fundamentar a proposição de novos rumos formativos do ser social em nossos dias.
A retomada das construções filosóficas que atravessaram nossa cultura, das ideias pedagógicas articuladas por grandes educadores que nos precederam, bem como das produções literárias, que simultaneamente escondem e revelam concepções filosóficas e visões gerais de mundo, permite melhor aquilatar a historicidade e o verdadeiro teor do conceito e das práticas de formação humana que temos contemporaneamente, possibilitando-nos fundamentar a proposição de novos rumos formativos do ser social em nossos dias.
Metodologia
A natureza da investigação filosófica tem, sem dúvida alguma, maior afinidade com a pesquisa bibliográfica. Entretanto, afirmar unicamente que será esta a metodologia empregada pode ser pouco esclarecedor. Importa destacar que no bojo dessa denominação genérica de “pesquisa bibliográfica”, com seus procedimentos já bem solidificados, diferentes podem ser as orientações de conduta do pensamento. No caso da presente investigação, cujo objetivo não é exclusivamente a exposição de diferentes concepções filosóficas, educacionais ou literárias que influenciaram e compõem o cenário formativo de nossa cultura, será privilegiada a abordagem analítico-sintética. Trata-se, pois, de apresentar diferentes construções filosóficas, pedagógicas e literárias, mostrar como se desenvolveram de um modo organizado e ordenado, captar seus elementos essenciais e princípios básicos, bem como tecer articulações entre todos esses elementos e a práxis formativa.
A estratégia de ação que caracterizará a pesquisa será uma reconstrução de síntese das múltiplas relações das diversas categorias filosóficas, pedagógicas e literárias, nos moldes de uma totalidade complexa. A reconstrução dessa totalidade teórica permitirá, num segundo momento lógico, a compreensão mais clara e detalhada de cada um dos conceitos trabalhados. Trata-se, agora, de tarefa analítica. O desdobramento do conjunto da rede categorial filosófica, a análise de seus conceitos-chave tornará possível compreender mais precisamente o vigor de cada um na construção do pensamento educacional como um todo. Mas ainda mais do que isso: permitirá que se descubra a potencialidade de tais conceitos ajudarem no esclarecimento de outras situações que não aquelas imediatamente tomadas como alvo de nossas preocupações. Assim, os conceitos filosóficos, pedagógicos e literários contidos nas diferentes construções poderão ser tomados, num momento subsequente, como categorias explicativas mais gerais para a compreensão das políticas e práticas educacionais.
O passo decisivo da pesquisa será a construção de uma nova síntese. Trata-se, neste momento, da rearticulação da rede reflexionante estudada, desta vez, porém, guiados pela intencionalidade específica que mobiliza esta investigação, qual seja, a proposição de novas práxis formativas. Em resumo, a conduta do pensamento segundo uma abordagem analítico-sintética não apenas tematizará sobre o modo como a filosofia, a pedagogia e a literatura desenvolveram-se no passado, não mostrará somente como foram organizadas e como têm sido utilizadas para ajudar a planejar políticas e práticas educacionais, reproduzindo-se descritivamente, mas extrairá de suas formulações uma produtividade vigorosa para a compreensão dos problemas contemporâneos da educação e da formação humanas.
A estratégia de ação que caracterizará a pesquisa será uma reconstrução de síntese das múltiplas relações das diversas categorias filosóficas, pedagógicas e literárias, nos moldes de uma totalidade complexa. A reconstrução dessa totalidade teórica permitirá, num segundo momento lógico, a compreensão mais clara e detalhada de cada um dos conceitos trabalhados. Trata-se, agora, de tarefa analítica. O desdobramento do conjunto da rede categorial filosófica, a análise de seus conceitos-chave tornará possível compreender mais precisamente o vigor de cada um na construção do pensamento educacional como um todo. Mas ainda mais do que isso: permitirá que se descubra a potencialidade de tais conceitos ajudarem no esclarecimento de outras situações que não aquelas imediatamente tomadas como alvo de nossas preocupações. Assim, os conceitos filosóficos, pedagógicos e literários contidos nas diferentes construções poderão ser tomados, num momento subsequente, como categorias explicativas mais gerais para a compreensão das políticas e práticas educacionais.
O passo decisivo da pesquisa será a construção de uma nova síntese. Trata-se, neste momento, da rearticulação da rede reflexionante estudada, desta vez, porém, guiados pela intencionalidade específica que mobiliza esta investigação, qual seja, a proposição de novas práxis formativas. Em resumo, a conduta do pensamento segundo uma abordagem analítico-sintética não apenas tematizará sobre o modo como a filosofia, a pedagogia e a literatura desenvolveram-se no passado, não mostrará somente como foram organizadas e como têm sido utilizadas para ajudar a planejar políticas e práticas educacionais, reproduzindo-se descritivamente, mas extrairá de suas formulações uma produtividade vigorosa para a compreensão dos problemas contemporâneos da educação e da formação humanas.
Indicadores, Metas e Resultados
- Publicação de pelo menos um artigo científico por semestre;
- Formação de novos pesquisadores, em diferentes níveis de graduação e pós-graduação;
- Desenvolvimento de pelo menos uma ação de extensão ao ano;
-Desenvolvimento de ao menos uma ação de ensino por ano.
- Formação de novos pesquisadores, em diferentes níveis de graduação e pós-graduação;
- Desenvolvimento de pelo menos uma ação de extensão ao ano;
-Desenvolvimento de ao menos uma ação de ensino por ano.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA GARCIA MENDES | |||
ADRIANE DA SILVA MACHADO MÖBBS | |||
ALESSANDRO SANTOS DOS SANTOS | |||
ANA MARIA SOUZA DE SOUZA | |||
ANA PAULA GRELLERT | |||
ANDREA MAGELA SILVEIRA DE SILVEIRA | |||
AVELINO DA ROSA OLIVEIRA | |||
Aguinaldo Soares Hammes | |||
Ailson Barbosa de Oliveira | |||
Alex Oliveira de Castro Castelo | |||
Alexandre Reinaldo Protasio | |||
Angelina Gottardi | |||
Ariane Ribeiro Souza | |||
CARLA BEDUHN WEBER | |||
CARLOS BRASIL ALMEIDA VILELA | |||
CAROLINA NOGUEIRA DA ROSA | |||
CAROLINA SALDANHA NUNES | |||
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA | 20 | ||
CRISTINA MEDEIROS CORRÊA | |||
Camila Rampelotto da Silva | |||
Conrado Alencastro Bueno | |||
Cristina Macke dos Santos | |||
Daniela Pereira de Oliveira | |||
Dirlei de Azambuja Pereira | 20 | ||
ELIANE GODINHO | |||
ETIANE CORVELLO DA SILVEIRA | |||
EVA TEREZINHA FERREIRA JORNADA | |||
Enedina Soares Gonçalves | |||
Eva Verginia Cunha da Silva | |||
FABIANA CELENTE MONTIEL | |||
FLÁVIO PEREIRA DE OLIVEIRA | |||
FRANCIELE CORVELLO DA SILVEIRA | |||
GABRIELA MARTINS MATTOS | |||
GABRIELA TEIXEIRA GOMES | |||
GIOVANI DE SOUZA BARBOSA | |||
GOMERCINDO GHIGGI | |||
Goreth Cristina Veloso Pereira | |||
HELEN RODRIGUES OLIVEIRA | |||
Ingrid Evelin Queli Silveira Machado Leal Perez | |||
JULIANA WESTPHAL BUENO | |||
JULIO CESAR PIRES PEREIRA | |||
Juliano Boettge Peres | |||
Júlio César Madeira | |||
KERLEN BRUNA GONÇALVES MARTINS | |||
Karen Paola Taborda Monção | |||
KÁTIA APARECIDA POLUCA PROENÇA | |||
LAERCIO DA SILVA NEBEL | |||
LARISSA BORBA DE MIRANDA | |||
LAURA SILVA COSTA | |||
LAURA SILVA COSTA | |||
LEONOR GULARTE SOLER | |||
LETÍCIA MARIA PASSOS CORRÊA | |||
LISANDRA FERREIRA JARDIM | |||
LUIZ EDUARDO MADEIRA | |||
MARA LUCIA TEIXEIRA BRUM | |||
Maria Constância Ferreira de Sousa | |||
Mayara Cristina Vargas | |||
Michele Candido Moraes | |||
Míriam Furquim Gonçalves Alvira | |||
NEIVA AFONSO OLIVEIRA | 36 | ||
Nathalia Vieira Ribeiro | |||
PAULO EDUARDO DIAS TADDEI | |||
PRISCILA BORGES SILVEIRA | |||
PRISCILA FERNANDES PALACIO | |||
RAQUEL DO SACRAMENTO WALLY | |||
RITA DE CÁSSIA GRECCO DOS SANTOS | |||
ROBENSON AZOR | |||
ROSELI RODE ALCHIERI | |||
Rita de Cássia Pinheiro dos Santos Castanheira | |||
SANDRA MARA AVERO BARRETO MEIRELLES | |||
SANDRO CAVALHEIRO SOUZA | |||
TALISSA CRISTINI TAVARES RODRIGUES | |||
TATIANA PATRICIA SEIMETZ | |||
VANDERLEI GULARTE FARIAS | |||
VIVIANE AQUINO ZITZKE | |||
VIVIANE DA COSTA WREGE | |||
Victor Fernando Alves | |||
Vilmar Dorneles Aprato Neto | |||
WAGNER PIRES DA SILVA | |||
YASMIN MACHADO DA SILVA | |||
ZULEYKA DA SILVA DUARTE |