Nome do Projeto
Elas na Matemática com as Tecnologias Digitais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2021 - 30/09/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O projeto pretende investigar estudantes do sexo feminino da Educação Básica, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, que apreciem Matemática. Muitas vezes as estudantes que apresentam facilidade no aprendizado de Matemática são consideradas em condições de administrar o seu aprendizado e não recebem muita atenção dos professores e deixam de ser estimuladas a avançarem em seus estudos. Com auxilio da coordenadoria Estadual de Educação e das Secretarias Municipais de Educação o projeto será divulgado convidando alunas que gostem de Matemática a participar da pesquisa. Um site será desenvolvido onde serão divulgados os projetos em Matemática desenvolvidos pelas próprias alunas, para motivá-las a avançar em seus estudos.

Objetivo Geral

Investigar o processo de aprendizagem de estudantes do sexo feminino participantes do projeto com a oferta de materiais didáticos no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, elaborados pela equipe da pesquisa.
Todo processo será notificado ao professor de Matemática da turma em que cada aluna participante da pesquisa está cursando.

Justificativa

Este projeto quer oferecer a meninas da Educação Básica o aprendizado de Matemática com utilização de tecnologias digitais oportunizando o convívio com estudantes dos cursos de graduação em Matemática e mestrado em Educação matemática. Desta forma, procurar-se-á incentivar as estudantes da Educação Básica a continuarem seus estudos.

Metodologia

- Divulgação do projeto junto às escolas;
- Seleção de participantes mediante análise de dados da ficha de inscrição para atividades semestrais;
- Elaboração de materiais didáticos com utilização de tecnologias digitais disponibilizados no ambiente virtual Moodle com conteúdos de interesse das alunas;
- Encontros síncronos quinzenais com as estudantes;
- Auxilio na elaboração de atividades matemáticas exigidas na escola.
- proposta de projeto a ser desenvolvido pelas participantes, individualmente ou em grupo conforme interesse demonstrado por elas.

Indicadores, Metas e Resultados

Avaliação semestral das competências adquiridas pelas alunas no projeto e na escola que frequenta.
Espera-se que as estudantes adquiram autonomia e competência para desenvolvimento de atividades propostas por elas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA BARBOZA DE OLIVEIRA
CARLA DENIZE OTT FELCHER
ELIANE MACHADO DE MÉLO
ROZANE DA SILVEIRA ALVES1
TANISE PAULA NOVELLO
THAISE THUROW SCHAUN2

Página gerada em 28/03/2024 16:00:41 (consulta levou 0.135641s)