Nome do Projeto
Acolhida Matemática (Noturno) - 3ª edição
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
28/06/2021 - 30/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O acolhimento acadêmico é uma oportunidade de aproximar os ingressantes ao universo estudantil a que serão inseridos, fazendo com que estes se sintam parte da Instituição e do Curso escolhido.
A Universidade, alicerçada em eixos estruturantes — ensino, extensão, pesquisa e inovação — é promotora de uma realidade diferente daquela proporcionada pela escola básica, onde se tem pouco aproveitamento de espaço físico ou de outros recursos tecnológicos. Portanto, a saída desta e o ingresso naquela tornar-se-á uma experiência que, se não bem aproveitada e orientada, pode acabar por não promover o real aproveitamento e a evasão dos estudantes em um curso, que para muitos é desafiador e tem altas taxas de retenção e evasão.
Assim as experiências vivenciadas durante o primeiro ano na Universidade são fundamentais para a permanência do ingressante no Ensino Superior e seu sucesso acadêmico. Uma vez que, o modo como os alunos se integram ao contexto do Ensino Superior faz com que eles possam aproveitar as oportunidades oferecidas pela Universidade, tanto para a formação profissional, quanto para a promoção de seu desenvolvimento psicossocial.
Estudantes que se direcionam a realidade acadêmica de modo prazeroso desde o ingresso têm, possivelmente, mais chances de desenvolver suas habilidades que aqueles que enfrentam dificuldades no momento de transição à Universidade.
Neste contexto, o Curso de Licenciatura em Matemática Noturno prepara-se para dar as boas-vindas aos ingressantes. Para tanto, com o auxílio de veteranos, visa oferecer a Acolhida Matemática (Noturno) 2021 como evento de extrema relevância para a adaptação dos ingressantes a essa nova realidade, com uma vasta programação durante o primeiro ano de curso, que contará com a participação de gestores, professores, funcionários e alunos veteranos
Objetivo Geral
Acolher os alunos ingressantes de 2021, no Curso de Licenciatura em Matemática Noturno da UFPel, auxiliando-os no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, a nova rotina de vida da graduação e à sociedade em geral, buscando reduzir fatores que dificultem a sua permanência e aprovação nas disciplinas do Curso.
Justificativa
Em geral, ao chegar na Universidade o ingressante está com grandes expectativas para sua nova rotina. Para o curso de Licenciatura em Matemática, não é diferente, como em outros tantos cursos de graduação. Com essa receptividade, a vida acadêmica pode começar ser construída de forma acessível, solidária e envolvendo o coletivo, pois o futuro da profissão é viver em uma sociedade mais justa, em coletivo e inclusiva.
Acreditamos que a troca de experiências durante o ingresso no Curso, momentaneamente, saciará essa expectativa, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Portanto, as atividades de recepção dos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se dá em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.
Em função da nova realidade causada pela pandemia, a equipe organizará ações virtuais, no decorrer de 2021 e 2022, a fim de buscar a integração, o sentimento de pertencimento e a redução de fatores que impactam na permanência e êxito no Curso.
Acreditamos que a troca de experiências durante o ingresso no Curso, momentaneamente, saciará essa expectativa, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Portanto, as atividades de recepção dos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se dá em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.
Em função da nova realidade causada pela pandemia, a equipe organizará ações virtuais, no decorrer de 2021 e 2022, a fim de buscar a integração, o sentimento de pertencimento e a redução de fatores que impactam na permanência e êxito no Curso.
Metodologia
Inicialmente todos ingressantes serão incluídos no canal do Telegram do projeto para assim iniciarmos o processo de acolhimento.
Na semana de 26 a 30 de julho, duas semanas antes do início das aulas, será oferecido um curso online para retomar conceitos matemáticos elementares.
Na semana de 02 a 06 de agosto, uma semana antes do início das aulas, ocorrerá a Semana de Acolhimento Virtual aos Bixos 2021, com uma intensa programação entre palestras, rodas de conversa e apresentação de setores da Universidade.
Serão produzidos vídeos tutoriais curtos no decorrer do projeto que foquem os temas principais constantes no Manual do Estudante da UFPel, utilização de algumas ferramentas ou recursos para auxílio pedagógico nas disciplinas do curso, além de vídeos com temáticas que busquem sanar as dúvidas recorrentes dos ingressantes.
O canal do Telegram será mantido atualizado no decorrer de todo projeto, com a divulgação de informações acadêmicas e dos vídeos tutoriais produzidos. Além das ações já descritas será oferecido o Suporte Online, de segunda à sexta-feira, na qual a equipe estará disponível pelo menos durante uma hora, para encontro síncrono com os ingressantes interessados em sanar dúvidas, em sala virtual pré-agendada, sobre problemas decorrentes do ensino remoto, tais como redimensionamento de imagens, salvar arquivos em pdf, escrita LaTeX, entre outras.
Na semana de 26 a 30 de julho, duas semanas antes do início das aulas, será oferecido um curso online para retomar conceitos matemáticos elementares.
Na semana de 02 a 06 de agosto, uma semana antes do início das aulas, ocorrerá a Semana de Acolhimento Virtual aos Bixos 2021, com uma intensa programação entre palestras, rodas de conversa e apresentação de setores da Universidade.
Serão produzidos vídeos tutoriais curtos no decorrer do projeto que foquem os temas principais constantes no Manual do Estudante da UFPel, utilização de algumas ferramentas ou recursos para auxílio pedagógico nas disciplinas do curso, além de vídeos com temáticas que busquem sanar as dúvidas recorrentes dos ingressantes.
O canal do Telegram será mantido atualizado no decorrer de todo projeto, com a divulgação de informações acadêmicas e dos vídeos tutoriais produzidos. Além das ações já descritas será oferecido o Suporte Online, de segunda à sexta-feira, na qual a equipe estará disponível pelo menos durante uma hora, para encontro síncrono com os ingressantes interessados em sanar dúvidas, em sala virtual pré-agendada, sobre problemas decorrentes do ensino remoto, tais como redimensionamento de imagens, salvar arquivos em pdf, escrita LaTeX, entre outras.
Indicadores, Metas e Resultados
Acreditamos que a troca de experiências antes do período letivo e durante o primeiro ano do Curso poderá saciar a expectativa dos ingressantes, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Ao mantermos o canal no Telegram atualizado espera-se que ocorra esclarecimento de eventuais dúvidas sobre o curso, sobre os trabalhos acadêmicos, material bibliográfico, entre outros, propiciando com essa ação em conjunto com as demais o auxílio no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico.
Ao mantermos o canal no Telegram atualizado espera-se que ocorra esclarecimento de eventuais dúvidas sobre o curso, sobre os trabalhos acadêmicos, material bibliográfico, entre outros, propiciando com essa ação em conjunto com as demais o auxílio no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIMAR BOETEGE FALCAO | |||
ALEXANDRE MOLTER | |||
ALINE DE SOUZA MUNIZ | |||
ALINE DUTRA PEREIRA | |||
ALISSON AUGUSTO PEREIRA HUGO | |||
AMANDA PRANKE | |||
ANDRE FELIPE NAWROSKI | |||
ARTHUR BAUERMANN VIEIRA | |||
ARTHUR LEGUISSAMO MEDEIROS LOUREIRO | |||
Aline Borges Azevedo | |||
BRAIAN HENZEL BARCELOS | |||
BRUNA DE OLIVEIRA MACHADO | |||
CAMILA CHAGAS DE LEON | |||
CARLOS EDUARDO DE MIRANDA BELLOMO | |||
CRISTIANE CAVALHEIRO DA COSTA | |||
CRISTIANE DE OLIVEIRA NOBRE | |||
Cláudio José Braga de Bittencourt | |||
CÍCERO NACHTIGALL | |||
DANIELA GARCIA MELO DANDA | |||
DION GUSTAVO OXLEY LEITE | |||
EDUARDA HARTWIG CENTENO | |||
EDUARDA MACIEL COELHO RAMOS | |||
ELAINE FLORES TRINDADE | |||
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA | |||
FERNANDO FERNANDES RIBEIRO | |||
GABRIEL NORNBERG DRAWANZ | |||
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | |||
GIOVANNI DA SILVA NUNES | |||
Guilherme Felipe Pires | |||
Guilherme Felipe Pires | |||
HELENIZE CALDERIPE VELEDA DA SILVA | |||
JAQUELINE BARTZ OSWALDT | |||
JESSICA DA ROSA DOS ANJOS | |||
JESSICA PORTO DE MELO | |||
JULIANA CARVALHO BITTENCOURT | |||
LAUANDA DA SILVA FURTADO | |||
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER | |||
LUANA DA ROCHA FARIAS | |||
LUIS CARLOS TIMM | |||
LYON BIERHALS DA SILVEIRA | |||
MARIA INEZ FIGUEIREDO FIGAS MACHADO | |||
MARIANA ZAUK ALLEMAND | |||
MARISTEL CARRILHO DA ROCHA | |||
MATEUS ALVES DOS SANTOS | |||
MATHEUS MAIA PLAMER | |||
MATHEUS NOGUEIRA LOPES | |||
Marta Cristina Cezar Pozzobon | |||
NEIDE PIZZOLATO ANGELO | 28 | ||
NELITIANE SOARES DOS SANTOS | |||
NURIAN ALVES NUNES | |||
PAOLA DE PINHO DE QUADROS | |||
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL | 28 | ||
PAULO MORAES CASTRO | |||
QUELEN CORREA FURTADO | |||
RHAYRA FERREIRA DA ROCHA | |||
RODRIGO MARQUES QUEIROGA | |||
ROSANE MARIA DOS SANTOS BRANDAO | |||
ROSENDO DA ROSA CAETANO | |||
SERGIO LUIZ PIEROBOM | |||
THACIANY MARTINS SOARES | |||
VANIA ESCALANT PEREIRA | |||
WILIAN VALÉRIO VELEDA | |||
WILLIAM DA CRUZ SINOTTI | |||
YASMIN HORNKE SOARES |