Nome do Projeto
ENADE: O que é? Por que devo fazer?
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/08/2021 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O Enade é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), entendido como um componente curricular obrigatório, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação, como determina a Lei nº 10.861/2004 e, é aplicado periodicamente, conforme o ciclo avaliativo, definido pela Portaria Normativa MEC nº 840/2018. Esse ano, o curso de Matemática (Licenciatura) será um dos avaliados. O projeto ENADE: O que é? Por que devo fazer? foi idealizado para auxiliar os acadêmicos de final de curso, das três graduações de licenciatura em matemática da UFPel, que preenchem todos os requisitos para o Enade 2021, na conscientização, enfrentamento e redução da ansiedade a essa avaliação.

Objetivo Geral

Propiciar aos concluintes habilitados dos três cursos de licenciatura em matemática da UFPel a conscientização da importância do ENADE, as principais informações sobre prazos e solicitações previstas no Edital, auxílio no acesso ao sistema Enade e a minimização dos fatores de ansiedade relacionados a realização do exame.

Justificativa

Em treze de julho do presente ano foi publicado no Diário Oficial da União o Edital nº 36, referente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, que apresenta as diretrizes, procedimentos, prazos e demais aspectos relacionados à realização do ENADE.
O curso de licenciatura em matemática, vinculado ao Ano II do ciclo avaliativo, será um dos cursos avaliados em 2021, decorrente da excepcionalidade devida aos impactos da pandemia de Covid-19, conforme definido nas resoluções da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) nº 1, de 23 de abril de 2021, e nº 2, de 29 de junho de 2021.
Como o Enade é componente curricular obrigatório, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação é fundamental deixar claro aos estudantes habilitados seus objetivos e impactos. Assim esse projeto visa oportunizar aos acadêmicos cadastrados como concluintes habilitados a realizar as provas do ENADE, dos três cursos de licenciatura em matemática da UFPel, informações e orientações essenciais sobre o processo avaliativo, na qual contará com ações que auxiliem os acadêmicos a compreender o que é o ENADE, porque devem realizá-lo, como acessar o Sistema Enade, como são organizadas as provas da área e através, do diálogo com egressos que realizaram as provas da última edição da área, reduzir os possíveis fatores causadores de ansiedade na realização da avaliação.

Metodologia

A equipe solicitará espaço virtual no e-Projeto, para constituir um ambiente colaborativo de reunião entre equipe organizadora e público alvo, bem como a interação entre os componentes do público alvo.
A partir da inscrição das coordenações dos cursos de licenciatura em matemática relativas aos concluintes habilitados para a realização do Enade 2021, a equipe entrará em contato com os acadêmicos, via correio eletrônico, para apresentar inicialmente o projeto, algumas ações e solicitar a entrada no e-Projeto.
Os encontros síncronos das ações ocorrerão aos sábados, a partir das 14h, em sala virtual previamente agendada.
A ação A importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e acesso ao Sistema Enade ocorrerá no período de 02/08 a 31/12, na qual através do compartilhamento, diálogo e suporte a equipe buscará responder questionamentos como: O que é o ENADE? Quais seus objetivos? Qual sua importância? Por que tenho que fazer? Quais minhas responsabilidades? Que solicitações tenho direito? Como acesso o sistema? Por que devo preencher o cadastro do Estudante? O que acontece se eu não preencher o Questionário do Estudante? Onde devo fazer a prova? Existe tempo mínimo de permanência na prova? Como serei informado sobre minha nota no Enade?
Ao final do período dessa ação, a equipe organizadora encaminhará um questionário online de avaliação para obter a percepção dos acadêmicos quanto as ações do projeto.
No dia 14 de agosto ocorrerá o encontro síncrono e no decorrer do período a equipe estará a disposição para auxiliar em dúvidas apresentadas pelos concluintes, através do fórum de discussão.
A ação Desmistificando a prova 1.0 ocorrerá no dia 18/09, na qual a equipe organizará uma apresentação com o histórico da prova para a área de Matemática (Licenciatura) e o que se esperar para a prova da área do ENADE 2021.
A ação Desmistificando a prova 2.0, que ocorrerá em 30/10, objetiva promover o diálogo entre egressos que participaram da realização da última prova Enade e os concluintes habilitados, para que num ambiente de compartilhamento seja possível reduzir qualquer ansiedade provocada pela avaliação.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir das interações no fórum de discussão e respostas ao questionário online de avaliação espera-se que as ações do projeto possibilitem a conscientização, respostas as dúvidas, apoio ao acesso e minimização da ansiedade inerente aos processos avaliativos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA MARIA BERSCH DOMINGUES
ANDRÉ RICKES
ANGELA BEATRIZ BORCHHARDT BELONI
AQUILES ALMEIDA RIBEIRO
CAMILA EHLERT LINDEMANN
CARLA ROSANA GONÇALVES SOUSA
CAROLINA LOURENCO CAMPELO
DANIELA STEVANIN HOFFMANN2
ELIEZER SILVA DOS SANTOS2
FABIANO COSTA D'AVILA
FERNANDO FERNANDES RIBEIRO
FRANCISCO DIAS FRANCO
FREDERICO DA ROSA BLANK
GEICIELE RAATZ HARTWIG
GLAUCIA POTENZA SOARES2
GUILHERME LUBKE QUEVEDO
IAGO MILBRATZ OLIVEIRA
JORGE LUIZ DE MELLO CAURIO JUNIOR
JOSIANE KONRADT
JULIANA MACHADO PEREIRA
JÉSSICA GARCIA FUHRMANN
LETICIA KLEIN PARNOFF
LETÍCIA ALTENBURG STALLBAUM
LUCÍ MARA FABRES BORGES
LÚCIA RENATA DOS SANTOS SILVEIRA
MARA BOTELHO CHUANTES
MARIANA DA ROCHA MANKE
MARILIS RIBEIRO DA SILVA
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA
NATÁLIA VIEGAS RODRIGUES
NEIDE PIZZOLATO ANGELO7
NELITIANE SOARES DOS SANTOS
OTTO WEREMCHUK
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL2
PAULA DE OLIVEIRA MOITINHO RIPPEL
RANGEL CUNHA DEMIQUEI
RENATA KONRADT GÜTHS
RODRIGO MARQUES QUEIROGA
SILVIA PRIETSCH WENDT2
TAMIRES FONSECA DE ALMEIDA
TAMIRES KLUG SCHIMMELPFENNIG
TATIANE PAIVA PEREIRA LEITE
VILIAM CARDOSO DA SILVEIRA
VIVIANE NUNES DE OLIVEIRA
WILLIAM LEONARDO PEIXOTO PEREIRA

Página gerada em 20/04/2024 00:44:11 (consulta levou 0.256599s)