Nome do Projeto
Pelotas no Caminho dos Museus
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
06/09/2021 - 05/09/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este projeto é uma parceria do Bacharelado em Museologia da UFPel com o Sistema Municipal de Museus/Secretaria Municipal de Cultura de Museus e a Sétima região Museológica do Sistema Estadual de Museus/RS. Tem como missão fazer o levantamento das instituições museológicas de Pelotas e a sua atual situação de funcionamento, visando a organização de uma Política Municipal de Museus

Objetivo Geral



Contribuir para a redefinição de políticas publicas do país para a área da cultura, de modo a tornar mais efetiva a atuação dos museus na cidade de Pelotas de forma a ampliar a sua ação como agente de transformação e desenvolvimento social.

Justificativa

O panorama da cultura nacional se consolidou como um cenário multifacetado que reúne as mais diversas manifestações regionais, cuja diversidade e especificidades locais foram consideradas para a organização da Política Nacional de Cultura, que mesmo estando desvalorizando no atual momento, ainda garante a união das instituições e atividades de cultura. No que se refere especificamente aos museus, foram delineadas linhas de apoio à consolidação das diferentes instituições existentes, através da liberação de recursos para a manutenção dos acervos, de uma política de capacitação de recursos humanos, definidos através do Plano Nacional de Museus. A fim de tornar exeqüíveis as metas e objetivos de ambos os documentos, faz-se necessária a constituição de um sistema permanente de acompanhamento e avaliação das ações realizadas, concretizado através de um diagnóstico das instalações museológicas.
Pelotas possui um número considerável de museus, conhecidos. Porém o próprio Sistema de Museus Municipais considera que os dados disponíveis são incompletos e não refletem a realidade das instituições pelotenses.
Por sua vez, o currículo do curso de Bacharelado em Museologia da UFPEL, enfatiza, entre suas diretrizes, a necessidade de uma permanente e continua inserção de seus alunos em seu futuro campo de trabalho, através de atividades de pesquisa e de extensão universitária. Institucionalmente, o curso da UFPEL, desde a sua criação em 2006, vem atuando em parceria com o Sistema Estadual e com o Municipal de Museus. Desse modo este projeto se constitui em mais uma iniciativa de atuação conjunta, que permitirá a imediata inserção dos corpos docentes e do curso numa investigação que permitirá uma conexão efetiva com as instituições museais da cidade. Além dos objetivos previstos pela própria pesquisa, esta poderá contribuir, de forma indireta, para que as comunidades atingidas passem a reconhecer a importância e a necessidade de profissionais museólogos atuando nas diferentes instituições museológicas.
Desse modo este projeto foi planejado a fim de qualificar a implementação de uma Política de Museus em Pelotas, através da realização de um levantamento das Instituições museológicas, da cidade.
Esse cadastramento possibilitará não somente o diagnóstico quantitativo das instituições museológicas existentes na cidade, mas também permitirá o planejamento de ações mais concretas de implementação da Política Municipal de Museus, de acordo com as perspectivas teóricas do campo da museologia.

Metodologia

A abordagem a ser utilizada no presente projeto será de cunho quantitativo, com a proposta de efetuar uma pesquisa pontual e aprofundada dos sujeitos, porém igualmente buscando informações qualitativas que forneçam subsídios à formalização de propostas que venham adequar as novas propostas da museologia. A pesquisa terá um caráter descritivo, na medida em que partirá dos dados coletados para delinear e analisar as características principais das instituições museológicas.

Indicadores, Metas e Resultados

Número de instituições levantadas;
Número de formulários preenchidos;
Levantamento de condições dos Museus, acervos e coleções existentes em Pelotas

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIANE RODRIGUES MORAES
GABRIEL IVAN SOEIRO BICHO
JOANA SOSTER LIZOTT1
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL3

Página gerada em 28/03/2024 08:15:23 (consulta levou 0.137848s)