Nome do Projeto
AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE NOGUEIRA-PECÃ Carya illinoinensis (Wangenh.) K. Koch NA REGIÃO DE PELOTAS -RS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2021 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O Presente projeto visa avaliar a adaptação de diferentes cultivares de nogueira-pecã na região de Pelotas.

Objetivo Geral

O presente projeto será desenvolvido com a finalidade de implantar um pomar de nogueira-pecã para fins didáticos e experimentais no Centro Agropecuário da Palma da Universidade Federal de Pelotas e avaliar o desenvolvimento de diferentes cultivares desta cultura na região.

Justificativa

Como relatado, a cultura da nogueira-pecã apresenta grande importância para a economia de vários municípios do estado do Rio Grande do Sul. Sendo que os resultados desse trabalho poderão subsidiar os pecanicultores na escolha de cultivares de nogueira-pecã de forma a implantarem pomares com adequado potencial produtivo.

Metodologia

Os trabalhos serão desenvolvidos no Centro Agropecuário da Palma, da Universidade Federal de Pelotas, localizado no município de Capão do Leão. O pomar deverá possuir aproximadamente um hectare e será implantado na primavera de 2019. De acordo com a classificação de Köppen, o clima da região é do tipo Cfa caracterizado com temperatura média anual entre 16 a 18ºC e precipitação variando de 1300 a 1600 mm (ALVARES et al., 2013).
Cultivares a serem implantadas
Neste estudo deverão ser implantadas sete cultivares de nogueira-pecã (Barton, Melhorada, Importada, Desirable, Jackoson, Success, Sawmee). Visando a caracterização do desenvolvimento inicial e crescimento das plantas, essas características fenológicas serão utilizadas na tentativa de identificar as cultivares conforme seu crescimento e desenvolvimento nesta região.
Atributos avaliados
No presente trabalho será avaliado o crescimento das plantas ao longo de dois anos, deste modo, classificando as cultivares quanto ao seu vigor e comportamento na região.

Indicadores, Metas e Resultados

Identificar uma ou mais cultivares com boa adaptação nas condições edafoclimáticas da região de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS ROBERTO MARTINS
HÉLIO LANGE JUNIOR
MARCELO BARBOSA MALGARIM1
MATEUS DA SILVEIRA PASA1
RÔMULO CANARY PEREZ
VAGNER BRASIL COSTA1

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 20.000,00Coordenador

Página gerada em 24/04/2024 20:01:11 (consulta levou 0.159281s)