Nome do Projeto
Saberes e sabores
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/08/2021 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são locais privilegiados para ações de promoção à saúde pelo acesso facilitado à população e por estar próximo a comunidade. O incentivo a autonomia e o empoderamento nas escolhas alimentares e estilo de vida devem embasar as ações de promoção à saúde, tendo em vista o contexto atual de crescimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Sendo assim, o objetivo desse Projeto é promover a autonomia dos sujeitos na busca de qualidade de vida através de encontros presenciais para compartilhamento de experiências, com vistas a promoção da alimentação e estilo de vida mais saudável, para a população atendida pela UBS Vila Municipal, Pelotas-RS.Este é um estudo de extensão a ser realizado com os/as usuários/as atendidos pela equipe da Nutrição da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Municipal, na cidade de Pelotas/RS. Serão realizados encontros quinzenais, com pequenos grupos, sendo um dia por semana, em horários e turnos definidos conforme a necessidade para atender a demanda. Todos os pacientes atendidos pela equipe de Nutrição serão convidados a participar dos grupos. Espera-se com este Projeto, promover a autonomia dos sujeitos na busca de qualidade de vida, com vistas a promoção da alimentação e estilo de vida mais saudável e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida destas pessoas e das que convivem com elas. Desenvolver a autonomia nas escolhas alimentares e estilo de vida mais saudáveis, através da troca de conhecimento e de experiências. e comportamento saudável aos seus alunos. Estimular a interação e o estreitamento de laços afetivos entre usuários e profissionais, através das atividades grupais propostas.

Objetivo Geral

Promover a autonomia dos sujeitos na busca de qualidade de vida através de encontros presenciais para compartilhamento de experiências, com vistas a promoção da alimentação e estilo de vida mais saudável, para a população atendida pela UBS Vila Municipal, Pelotas-RS.

Justificativa

Intervenções que incentivavam a prática de atividade física e a alimentação adequada e saudável, de acordo com alguns estudos, apresentavam resultados satisfatórios, apresentando mudanças no perfil antropométrico e no consumo alimentar dos sujeitos (BRASIL, 2016). Para estímulo, formação e reflexão sobre hábitos de vida e alimentares saudáveis, a UBS é um ambiente profícuo, por sua proximidade com a comunidade.
Visando respeitar a integralidade, complexidade e singularidade, considerando a inserção sociocultural dos sujeitos e pautando as ações pela formação de vínculos, constitui a forma como deve ser realizado o trabalho da atenção primária à saúde. As práticas educativas nesse contexto devem fortalecer o exercício da autonomia ao estimular a promoção da saúde. A tomada de decisões dos sujeitos nas rotinas diárias devem ser objeto de reflexão, tendo como base a troca de conhecimentos entre profissionais e comunidade, a partir do exercício da autonomia nas práticas educativas. Atuando como um instrumento de troca de informações e não de transmissão, o diálogo se constitui em um importante exercício de autonomia, como uma forma de estimular a interação entre usuários e profissionais (CARNEIRO et al., 2012).
Portanto, se faz necessário propor atividades práticas para o enfrentamento conjunto dos problemas que a comunidade convive. Dessa forma, sugerir a reflexão e a proposição de ações factíveis para os problemas conjuntos e, ao mesmo tempo, estimular a mudança individual, tanto a nível de problemas vinculados a alimentação como de melhorias no estilo de vida.

Metodologia

Este é um estudo de extensão a ser realizado com os/as usuários/as atendidos pela equipe da Nutrição da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Municipal, na cidade de Pelotas/RS.
Serão realizados encontros quinzenais, com pequenos grupos, sendo um dia por semana, em horários e turnos definidos conforme a necessidade para atender a demanda. Todos os pacientes atendidos pela equipe de Nutrição serão convidados a participar dos grupos. Serão, no máximo, 8 pessoas por grupo, planejados conforme protocolos atualizados (estaduais e municipais) de segurança para Pandemia da Covid-19.
Os encontros serão realizados nas dependências internas da UBS Vila Municipal, sendo em torno de 1 hora cada encontro. Dependendo da demanda, poderá ser trabalhado 1 tema por mês, nas quatro semanas, variando os integrantes dos grupos. No mês seguinte, começa um novo tema e a equipe entra em contato para agendamento dos interessados.
Os temas a serem trabalhados serão decididos conforme os interesses do grupo. Sugestões de temas:
- Comportamento alimentar
- Rótulos dos alimentos
- Higienização dos alimentos
- Agrotóxicos X orgânicos
- Temperos naturais e industrializados
- Horta caseira
- Tipos de sucos
- Tipos de açúcar e diabetes
- Tipos de sal e hipertensão
- Fontes de Ferro e anemia
- Fontes de Cálcio e osteoporose
- Alimentos para imunidade
- Organização da geladeira
- Aproveitamento integral de alimentos
- Lista de compras
- Tabus e crenças alimentares
No final de cada encontro será feito uma avaliação do encontro e serão solicitadas sugestões de atividades para os próximos encontros.
Para realização das atividades será sempre verificado a situação sanitária do município no que diz respeito a pandemia do Covid-19, assim como seguirão os protocolos de segurança recomendados pelo estado do Rio Grande do Sul e município de Pelotas.
As demais equipes e estagiários que frequentam a UBS serão convidados a participar dos encontros, conforme os temas e demandas sugeridos pela comunidade, proporcionado aos discentes e profissionais a integração dos seus conhecimentos, e a formação interprofissional e interdisciplinar. À medida que outros estudantes e profissionais se integrem ao Projeto, seus respectivos dados serão cadastrados no Cobalto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com este Projeto, promover a autonomia dos sujeitos na busca de qualidade de vida, com vistas a promoção da alimentação e estilo de vida mais saudável e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida destas pessoas e das que convivem com elas. Desenvolver a autonomia nas escolhas alimentares e estilo de vida mais saudáveis, através da troca de conhecimento e de experiências. e comportamento saudável aos seus alunos. Estimular a interação e o estreitamento de laços afetivos entre usuários e profissionais, através das atividades grupais propostas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA ANDREA VARGAS ZORZI
ANA CAROLINE ROCHA ROMANCINI
ANA CLARA LEDEZMA GREINER DE SOUZA
BRIELE LINHARES MACHADO
CRISTINA CORREA KAUFMANN
ELLEN LOPES VIEIRA
FERNANDA PONS MADRUGA6
ISABELLA CRISTINA PIVA DOS SANTOS
LEONARDO DA SILVA SILVEIRA
LESSANDRA DE OLIVEIRA PEREIRA
LUANA CARRET MACHADO
MABEL NILSON ALVES6
MARIANA PARRON PAIM
MARINA MADRUGA DENIS
NADRIÉLLI CHAVES DA CUNHA
PAOLA QUEVEDO DA COSTA
RAFAELA GONÇALVES RIBEIRO LUCAS
Victoria Mascarenhas Borba

Página gerada em 08/02/2023 00:41:33 (consulta levou 0.078013s)