Nome do Projeto
Saberes e sabores
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/08/2021 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são locais privilegiados para ações de promoção à saúde pelo acesso facilitado à população e por estar próximo a comunidade. O incentivo a autonomia e o empoderamento nas escolhas alimentares e estilo de vida devem embasar as ações de promoção à saúde, tendo em vista o contexto atual de crescimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Sendo assim, o objetivo desse Projeto é promover a autonomia dos sujeitos na busca de qualidade de vida através de encontros presenciais para compartilhamento de experiências, com vistas a promoção da alimentação e estilo de vida mais saudável, para a população atendida pela UBS Vila Municipal, Pelotas-RS.Este é um estudo de extensão a ser realizado com os/as usuários/as atendidos pela equipe da Nutrição da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Municipal, na cidade de Pelotas/RS. Serão realizados encontros quinzenais, com pequenos grupos, sendo um dia por semana, em horários e turnos definidos conforme a necessidade para atender a demanda. Todos os pacientes atendidos pela equipe de Nutrição serão convidados a participar dos grupos. Espera-se com este Projeto, promover a autonomia dos sujeitos na busca de qualidade de vida, com vistas a promoção da alimentação e estilo de vida mais saudável e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida destas pessoas e das que convivem com elas. Desenvolver a autonomia nas escolhas alimentares e estilo de vida mais saudáveis, através da troca de conhecimento e de experiências. e comportamento saudável aos seus alunos. Estimular a interação e o estreitamento de laços afetivos entre usuários e profissionais, através das atividades grupais propostas.
Objetivo Geral
Promover a autonomia dos sujeitos na busca de qualidade de vida através de encontros presenciais para compartilhamento de experiências, com vistas a promoção da alimentação e estilo de vida mais saudável, para a população atendida pela UBS Vila Municipal, Pelotas-RS.
Justificativa
Intervenções que incentivavam a prática de atividade física e a alimentação adequada e saudável, de acordo com alguns estudos, apresentavam resultados satisfatórios, apresentando mudanças no perfil antropométrico e no consumo alimentar dos sujeitos (BRASIL, 2016). Para estímulo, formação e reflexão sobre hábitos de vida e alimentares saudáveis, a UBS é um ambiente profícuo, por sua proximidade com a comunidade.
Visando respeitar a integralidade, complexidade e singularidade, considerando a inserção sociocultural dos sujeitos e pautando as ações pela formação de vínculos, constitui a forma como deve ser realizado o trabalho da atenção primária à saúde. As práticas educativas nesse contexto devem fortalecer o exercício da autonomia ao estimular a promoção da saúde. A tomada de decisões dos sujeitos nas rotinas diárias devem ser objeto de reflexão, tendo como base a troca de conhecimentos entre profissionais e comunidade, a partir do exercício da autonomia nas práticas educativas. Atuando como um instrumento de troca de informações e não de transmissão, o diálogo se constitui em um importante exercício de autonomia, como uma forma de estimular a interação entre usuários e profissionais (CARNEIRO et al., 2012).
Portanto, se faz necessário propor atividades práticas para o enfrentamento conjunto dos problemas que a comunidade convive. Dessa forma, sugerir a reflexão e a proposição de ações factíveis para os problemas conjuntos e, ao mesmo tempo, estimular a mudança individual, tanto a nível de problemas vinculados a alimentação como de melhorias no estilo de vida.
Visando respeitar a integralidade, complexidade e singularidade, considerando a inserção sociocultural dos sujeitos e pautando as ações pela formação de vínculos, constitui a forma como deve ser realizado o trabalho da atenção primária à saúde. As práticas educativas nesse contexto devem fortalecer o exercício da autonomia ao estimular a promoção da saúde. A tomada de decisões dos sujeitos nas rotinas diárias devem ser objeto de reflexão, tendo como base a troca de conhecimentos entre profissionais e comunidade, a partir do exercício da autonomia nas práticas educativas. Atuando como um instrumento de troca de informações e não de transmissão, o diálogo se constitui em um importante exercício de autonomia, como uma forma de estimular a interação entre usuários e profissionais (CARNEIRO et al., 2012).
Portanto, se faz necessário propor atividades práticas para o enfrentamento conjunto dos problemas que a comunidade convive. Dessa forma, sugerir a reflexão e a proposição de ações factíveis para os problemas conjuntos e, ao mesmo tempo, estimular a mudança individual, tanto a nível de problemas vinculados a alimentação como de melhorias no estilo de vida.
Metodologia
Este é um estudo de extensão a ser realizado com os/as usuários/as atendidos pela equipe da Nutrição da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Municipal, na cidade de Pelotas/RS.
Serão realizados encontros quinzenais, com pequenos grupos, sendo um dia por semana, em horários e turnos definidos conforme a necessidade para atender a demanda. Todos os pacientes atendidos pela equipe de Nutrição serão convidados a participar dos grupos. Serão, no máximo, 8 pessoas por grupo, planejados conforme protocolos atualizados (estaduais e municipais) de segurança para Pandemia da Covid-19.
Os encontros serão realizados nas dependências internas da UBS Vila Municipal, sendo em torno de 1 hora cada encontro. Dependendo da demanda, poderá ser trabalhado 1 tema por mês, nas quatro semanas, variando os integrantes dos grupos. No mês seguinte, começa um novo tema e a equipe entra em contato para agendamento dos interessados.
Os temas a serem trabalhados serão decididos conforme os interesses do grupo. Sugestões de temas:
- Comportamento alimentar
- Rótulos dos alimentos
- Higienização dos alimentos
- Agrotóxicos X orgânicos
- Temperos naturais e industrializados
- Horta caseira
- Tipos de sucos
- Tipos de açúcar e diabetes
- Tipos de sal e hipertensão
- Fontes de Ferro e anemia
- Fontes de Cálcio e osteoporose
- Alimentos para imunidade
- Organização da geladeira
- Aproveitamento integral de alimentos
- Lista de compras
- Tabus e crenças alimentares
No final de cada encontro será feito uma avaliação do encontro e serão solicitadas sugestões de atividades para os próximos encontros.
Para realização das atividades será sempre verificado a situação sanitária do município no que diz respeito a pandemia do Covid-19, assim como seguirão os protocolos de segurança recomendados pelo estado do Rio Grande do Sul e município de Pelotas.
As demais equipes e estagiários que frequentam a UBS serão convidados a participar dos encontros, conforme os temas e demandas sugeridos pela comunidade, proporcionado aos discentes e profissionais a integração dos seus conhecimentos, e a formação interprofissional e interdisciplinar. À medida que outros estudantes e profissionais se integrem ao Projeto, seus respectivos dados serão cadastrados no Cobalto.
Serão realizados encontros quinzenais, com pequenos grupos, sendo um dia por semana, em horários e turnos definidos conforme a necessidade para atender a demanda. Todos os pacientes atendidos pela equipe de Nutrição serão convidados a participar dos grupos. Serão, no máximo, 8 pessoas por grupo, planejados conforme protocolos atualizados (estaduais e municipais) de segurança para Pandemia da Covid-19.
Os encontros serão realizados nas dependências internas da UBS Vila Municipal, sendo em torno de 1 hora cada encontro. Dependendo da demanda, poderá ser trabalhado 1 tema por mês, nas quatro semanas, variando os integrantes dos grupos. No mês seguinte, começa um novo tema e a equipe entra em contato para agendamento dos interessados.
Os temas a serem trabalhados serão decididos conforme os interesses do grupo. Sugestões de temas:
- Comportamento alimentar
- Rótulos dos alimentos
- Higienização dos alimentos
- Agrotóxicos X orgânicos
- Temperos naturais e industrializados
- Horta caseira
- Tipos de sucos
- Tipos de açúcar e diabetes
- Tipos de sal e hipertensão
- Fontes de Ferro e anemia
- Fontes de Cálcio e osteoporose
- Alimentos para imunidade
- Organização da geladeira
- Aproveitamento integral de alimentos
- Lista de compras
- Tabus e crenças alimentares
No final de cada encontro será feito uma avaliação do encontro e serão solicitadas sugestões de atividades para os próximos encontros.
Para realização das atividades será sempre verificado a situação sanitária do município no que diz respeito a pandemia do Covid-19, assim como seguirão os protocolos de segurança recomendados pelo estado do Rio Grande do Sul e município de Pelotas.
As demais equipes e estagiários que frequentam a UBS serão convidados a participar dos encontros, conforme os temas e demandas sugeridos pela comunidade, proporcionado aos discentes e profissionais a integração dos seus conhecimentos, e a formação interprofissional e interdisciplinar. À medida que outros estudantes e profissionais se integrem ao Projeto, seus respectivos dados serão cadastrados no Cobalto.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se com este Projeto, promover a autonomia dos sujeitos na busca de qualidade de vida, com vistas a promoção da alimentação e estilo de vida mais saudável e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida destas pessoas e das que convivem com elas. Desenvolver a autonomia nas escolhas alimentares e estilo de vida mais saudáveis, através da troca de conhecimento e de experiências. e comportamento saudável aos seus alunos. Estimular a interação e o estreitamento de laços afetivos entre usuários e profissionais, através das atividades grupais propostas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA ANDREA VARGAS ZORZI | |||
ANA CAROLINE ROCHA ROMANCINI | |||
ANA CLARA LEDEZMA GREINER DE SOUZA | |||
ANA PAULA TREICHA DA SILVA | |||
ANDRESSA SOUZA HILLAL | |||
AUGUSTO DETTMANN | |||
BRIELE LINHARES MACHADO | |||
CRISTINA CORREA KAUFMANN | |||
ELLEN LOPES VIEIRA | |||
FERNANDA PONS MADRUGA | 6 | ||
ISABELLA CRISTINA PIVA DOS SANTOS | |||
LEONARDO DA SILVA SILVEIRA | |||
LESSANDRA DE OLIVEIRA PEREIRA | |||
LUANA CARRET MACHADO | |||
MABEL NILSON ALVES | 6 | ||
MARIANA PARRON PAIM | |||
MARINA MADRUGA DENIS | |||
NADRIELLI CHAVES DA CUNHA | |||
PAOLA QUEVEDO DA COSTA | |||
RAFAELA GONÇALVES RIBEIRO LUCAS | |||
VICTORIA MASCARENHAS BORBA |