Nome do Projeto
Webinário Patrimônio em Pauta
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/09/2021 - 25/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
o projeto "Patrimônio em Pauta" visa promover um espaço de aproximação e intercâmbio entre egressos e alunos regulares do Curso de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas. Busca-se dar publicidade aos estudos desenvolvidos no programa a partir da promoção de seminários temáticos (realizados sob a forma de webinários), bem como propiciar o estabelecimento de trocas acadêmicas por afinidades temáticas, que possam contribuir com as pesquisas em desenvolvimento no curso. O formato de cada edição do projeto é composto por 04 encontros virtuais, promovidos na sala do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (https://webconf.ufpel.edu.br/b/jul-jza-dz3) norteados por um tema geral, nos quais um aluno egresso é convidado a abordar o tema de sua tese ou dissertação dentro da proposta temática. Ao final dos 04 webinários, espera-se desenvolver um panorama geral da produção acadêmica que permita o estabelecimento de novas discussões e novas pontes entre os alunos, egressos e regulares. A periodicidade proposta é anual, sendo, a cada edição, selecionado um tema que norteará os encontros promovidos, e que girará em torno dos principais temas trabalhados pelo programa em suas 04 linhas de pesquisa: memória e identidade; instituições de memória e gestão de acervos; patrimônio, espaço e território; e políticas de memória e patrimônio no MERCOSUL.

Objetivo Geral

Promover um espaço de discussão acadêmica entre egressos e alunos do Curso de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, a partir das teses e dissertações desenvolvidas no programa, que propicie tanto marcos teóricos e metodológicos para os alunos ingressantes, como também conhecimento dos desafios de construção da pesquisa científica, a partir dos relatos daqueles que vivenciaram o processo.

Justificativa

A justificativa para o projeto de ensino parte do contexto da ampla produção científica promovida pelo programa desde a criação da então Especialização em Memória, Identidade e Patrimônio Cultural (que antecedeu os cursos de mestrado - 2006 - e doutorado - 2013), com cerca de 175 alunos diplomados até o ano de 2019, que, muitas vezes, dialogam com pesquisas que estão sendo desenvolvidas atualmente pelos alunos no que se refere a questões relacionadas com memória social e patrimônio cultural. Dentro desta perspectiva, busca-se dar publicidade aos estudos desenvolvidos no programa a partir da promoção de seminários temáticos (realizados sob a forma de webinários), bem como propiciar o estabelecimento de trocas acadêmicas por afinidades temáticas de pesquisa, que possam contribuir com as pesquisas em desenvolvimento no curso.

Metodologia

O formato de cada edição do projeto é composto por 04 encontros virtuais, norteados por um tema geral, nos quais um aluno egresso é convidado a abordar o tema de sua tese ou dissertação dentro da proposta temática (totalizando 04 egressos por edição). Ao final dos 04 webinários, espera-se desenvolver um panorama geral da produção acadêmica que permita o estabelecimento de novas discussões e novas pontes entre os alunos, egressos e regulares. A periodicidade proposta é anual, sendo, a cada edição, selecionado um (ou mais) tema(s) que norteará(ão) os encontros promovidos, e que girará em torno das 04 linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural: memória e identidade; instituições de memória e gestão de acervos; patrimônio, espaço e território; e políticas de memória e patrimônio no MERCOSUL.
O formato adotado justifica-se por dois motivos: o primeiro, pelo contexto pandêmico de COVID-19, que requer a realização de atividades acadêmicas em modalidade virtual, em função das medidas de distanciamento; a segunda, pela distância física propriamente imposta em alguns casos, uma vez que muitos dos alunos do PPGMP retornam às suas cidades natais após a conclusão dos cursos de mestrado e doutorado, o que inviabilizaria sua participação nos seminários promovidos dentro da instituição.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, com este projeto, contribuir para a formação dos alunos do PPGMP, fornecendo possíveis subsídios para suas respectivas pesquisas, em âmbito teórico e metodológico, a partir de estudos já desenvolvidos no programa. A avaliação do projeto será feita por meio de um formulário preenchido pelos alunos participantes - em formato de questionário - ao final de cada edição do webinário, para possibilitar a verificação da efetividade e do alcance do projeto, bem como possibilitar adequações em sua proposição.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALCIDES GOMES NETO
ALCIR NEI BACH
ALICE ISLABAO LOPES
ALICE ISLABAO LOPES
ANA PAULA DE ANDREA DAMETTO
ANA PAULA SIGA LANGONE
ANA PAULA SIGA LANGONE
ANDRESSA CAMPOS OSÓRIO
Alda DAlmeida Ortúzar Ferreira
Andrea Ariani
CAMILA DE MACEDO SOARES SILVEIRA
CAROLINA GOMES NOGUEIRA
CATERINE HENRIQUES MENDES
CATERINE HENRIQUES MENDES
CLAUDETE GUILHERME DA ROSA
CLOVIS RENATO HEINRICH DOS SANTOS
CRISTIANE DITTGEN MIRITZ
Caique de Souza Melo
DANI MARIN AMPARO RANGEL
DANIELE BALTZ DA FONSECA
DESIRÉE NOBRE SALASAR
DIEGO LEMOS RIBEIRO
DIEGO RODRIGO DA MATA RIBEIRO
Denize Alves Cassiano
Diego Rabelo Nonato
EDUARDO MAUCH PALMEIRA
EDWARD DUTRA DOS ANJOS
ELIZA FURLONG ANTOCHEVIS
ELIZA FURLONG ANTOCHEVIS
Elinete Antunes de Sá do Nascimento
FERNANDA TOMIELLO
Fernando Ermiro da Silva
Fernando Fabian Guerrero Maruri
Franklin Donatello Rosa
Fábio Cabral Durso
GABRIELA CAVALHEIRO RODRIGHIERO
GABRIELA GONÇALVES DA ROSA FERREIRA
GEOVANE DA SILVA COSTA
GIL PASSOS DE MATTOS
GILSON BARBOZA
GILVAN DUTRA QUEVEDO
GISELE DUTRA QUEVEDO
GLADIS REJANE MORAN FERREIRA
Gabriela Marília da Silva
Giane Trovo Belmonte
HELENA AMARAL GUEDES
HELENA THOMASSIM MEDEIROS
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA
ISABEL CRISTINA BERNAL VINASCO
ISADORA COSTA OLIVEIRA
Isadora Ferronato Galeski
JANICE JARA CONCEIÇÃO DUTRA
JENNIFER PAOLA PISSO CONCHA
JOAO CARLOS DE ARAUJO CUNHA
JOCELEM MARIZA SOARES FERNANDES
JOSÉ PAULO SIEFERT BRAHM2
JUAN CARLOS PINANGO CONTRERAS
JULIANA BIZARRO CASCAIS
JULIANA CAVALHEIRO RODRIGHIERO
Jair Jose Gauna Quiroz
João Vitor Webber Rauta
Juliane Conceição Primon Serres1
Keyla Fabiana Paiva Torres
LAIANA PEREIRA DA SILVEIRA
LARISSA GONÇALVES MEDEIROS
LAURA IBARLUCEA DALLONA
LETÍCIA BECK FONSECA
LILIAN BECKER OLIVEIRA
LUCIANA DE CASTRO NEVES COSTA
LUCIANA DE CASTRO NEVES COSTA2
Letícia Quintana Lopes
Loíze Aurélio de Aguiar
Lucas Quadros Petry
LÍGIA POLIANA DE OLIVEIRA
MARIANA BRAUNER LOBATO
MARIANA ESTIMA SILVA
MARLUCE MACIEL DE LIMA COSTA
MAURÍCIO ANDRÉ MASCHKE PINHEIRO
Maria Cláudia Gavioli
Maria Isabel Guilherme Pereira
Milena Schneid Eich
NATHALIA VIEIRA RIBEIRO
NATÁLIA CENTENO RODRIGUES
NEIDE ALESSANDRA VAZ RITTER QUEVEDO
NEIDE ALESSANDRA VAZ RITTER QUEVEDO
NICOLLY AYRES DA SILVA
Nauhan dos Santos Dias
Nayara de Jesus Dias dos Santos
Nereidy Rosa Alves
OLGA GENI PINTO JECK CABRAL
PABLO CRISTIANO DA SILVA BORGES
PAMELA PEREIRA DE PEREIRA
PAMELA PEREIRA DE PEREIRA
Paula Pereira Pinto
Priscila de Araújo Barbosa
RENAN MARQUES AZEVEDO DA MATA
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA
SIMONE RASSMUSSEN NEUTZLING
Sabrina Machado Araujo
THUCA KÉRCIA MORAIS DE LIMA
VANESSA PATZLAFF BOSENBECKER
Vivian Helena Gomes da Silva
YSMAELLE ELIODOR
YUSSEF DAIBERT SALOMÃO DE CAMPOS

Página gerada em 16/04/2024 13:07:13 (consulta levou 0.271919s)