Nome do Projeto
Webinário Patrimônio em Pauta
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/09/2021 - 25/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
o projeto "Patrimônio em Pauta" visa promover um espaço de aproximação e intercâmbio entre egressos e alunos regulares do Curso de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas. Busca-se dar publicidade aos estudos desenvolvidos no programa a partir da promoção de seminários temáticos (realizados sob a forma de webinários), bem como propiciar o estabelecimento de trocas acadêmicas por afinidades temáticas, que possam contribuir com as pesquisas em desenvolvimento no curso. O formato de cada edição do projeto é composto por 04 encontros virtuais, promovidos na sala do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (https://webconf.ufpel.edu.br/b/jul-jza-dz3) norteados por um tema geral, nos quais um aluno egresso é convidado a abordar o tema de sua tese ou dissertação dentro da proposta temática. Ao final dos 04 webinários, espera-se desenvolver um panorama geral da produção acadêmica que permita o estabelecimento de novas discussões e novas pontes entre os alunos, egressos e regulares. A periodicidade proposta é anual, sendo, a cada edição, selecionado um tema que norteará os encontros promovidos, e que girará em torno dos principais temas trabalhados pelo programa em suas 04 linhas de pesquisa: memória e identidade; instituições de memória e gestão de acervos; patrimônio, espaço e território; e políticas de memória e patrimônio no MERCOSUL.

Objetivo Geral

Promover um espaço de discussão acadêmica entre egressos e alunos do Curso de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, a partir das teses e dissertações desenvolvidas no programa, que propicie tanto marcos teóricos e metodológicos para os alunos ingressantes, como também conhecimento dos desafios de construção da pesquisa científica, a partir dos relatos daqueles que vivenciaram o processo.

Justificativa

A justificativa para o projeto de ensino parte do contexto da ampla produção científica promovida pelo programa desde a criação da então Especialização em Memória, Identidade e Patrimônio Cultural (que antecedeu os cursos de mestrado - 2006 - e doutorado - 2013), com cerca de 175 alunos diplomados até o ano de 2019, que, muitas vezes, dialogam com pesquisas que estão sendo desenvolvidas atualmente pelos alunos no que se refere a questões relacionadas com memória social e patrimônio cultural. Dentro desta perspectiva, busca-se dar publicidade aos estudos desenvolvidos no programa a partir da promoção de seminários temáticos (realizados sob a forma de webinários), bem como propiciar o estabelecimento de trocas acadêmicas por afinidades temáticas de pesquisa, que possam contribuir com as pesquisas em desenvolvimento no curso.

Metodologia

O formato de cada edição do projeto é composto por 04 encontros virtuais, norteados por um tema geral, nos quais um aluno egresso é convidado a abordar o tema de sua tese ou dissertação dentro da proposta temática (totalizando 04 egressos por edição). Ao final dos 04 webinários, espera-se desenvolver um panorama geral da produção acadêmica que permita o estabelecimento de novas discussões e novas pontes entre os alunos, egressos e regulares. A periodicidade proposta é anual, sendo, a cada edição, selecionado um (ou mais) tema(s) que norteará(ão) os encontros promovidos, e que girará em torno das 04 linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural: memória e identidade; instituições de memória e gestão de acervos; patrimônio, espaço e território; e políticas de memória e patrimônio no MERCOSUL.
O formato adotado justifica-se por dois motivos: o primeiro, pelo contexto pandêmico de COVID-19, que requer a realização de atividades acadêmicas em modalidade virtual, em função das medidas de distanciamento; a segunda, pela distância física propriamente imposta em alguns casos, uma vez que muitos dos alunos do PPGMP retornam às suas cidades natais após a conclusão dos cursos de mestrado e doutorado, o que inviabilizaria sua participação nos seminários promovidos dentro da instituição.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, com este projeto, contribuir para a formação dos alunos do PPGMP, fornecendo possíveis subsídios para suas respectivas pesquisas, em âmbito teórico e metodológico, a partir de estudos já desenvolvidos no programa. A avaliação do projeto será feita por meio de um formulário preenchido pelos alunos participantes - em formato de questionário - ao final de cada edição do webinário, para possibilitar a verificação da efetividade e do alcance do projeto, bem como possibilitar adequações em sua proposição.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALCIR NEI BACH
ELIZA FURLONG ANTOCHEVIS
ELIZA FURLONG ANTOCHEVIS
GISELE DUTRA QUEVEDO
Giane Trovo Belmonte
JULIANE CONCEICAO PRIMON SERRES1
LAURA IBARLUCEA DALLONA
LUCIANA DE CASTRO NEVES COSTA2
MARIANA ESTIMA SILVA
NATÁLIA CENTENO RODRIGUES
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA
SIMONE RASSMUSSEN NEUTZLING
YUSSEF DAIBERT SALOMÃO DE CAMPOS

Página gerada em 05/12/2022 12:52:17 (consulta levou 0.109765s)