Nome do Projeto
Webinário Patrimônio em Pauta
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/09/2021 - 25/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
o projeto "Patrimônio em Pauta" visa promover um espaço de aproximação e intercâmbio entre egressos e alunos regulares do Curso de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas. Busca-se dar publicidade aos estudos desenvolvidos no programa a partir da promoção de seminários temáticos (realizados sob a forma de webinários), bem como propiciar o estabelecimento de trocas acadêmicas por afinidades temáticas, que possam contribuir com as pesquisas em desenvolvimento no curso.
O formato de cada edição do projeto é composto por 04 encontros virtuais, promovidos na sala do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (https://webconf.ufpel.edu.br/b/jul-jza-dz3) norteados por um tema geral, nos quais um aluno egresso é convidado a abordar o tema de sua tese ou dissertação dentro da proposta temática. Ao final dos 04 webinários, espera-se desenvolver um panorama geral da produção acadêmica que permita o estabelecimento de novas discussões e novas pontes entre os alunos, egressos e regulares. A periodicidade proposta é anual, sendo, a cada edição, selecionado um tema que norteará os encontros promovidos, e que girará em torno dos principais temas trabalhados pelo programa em suas 04 linhas de pesquisa: memória e identidade; instituições de memória e gestão de acervos; patrimônio, espaço e território; e políticas de memória e patrimônio no MERCOSUL.
Objetivo Geral
Promover um espaço de discussão acadêmica entre egressos e alunos do Curso de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, a partir das teses e dissertações desenvolvidas no programa, que propicie tanto marcos teóricos e metodológicos para os alunos ingressantes, como também conhecimento dos desafios de construção da pesquisa científica, a partir dos relatos daqueles que vivenciaram o processo.
Justificativa
A justificativa para o projeto de ensino parte do contexto da ampla produção científica promovida pelo programa desde a criação da então Especialização em Memória, Identidade e Patrimônio Cultural (que antecedeu os cursos de mestrado - 2006 - e doutorado - 2013), com cerca de 175 alunos diplomados até o ano de 2019, que, muitas vezes, dialogam com pesquisas que estão sendo desenvolvidas atualmente pelos alunos no que se refere a questões relacionadas com memória social e patrimônio cultural. Dentro desta perspectiva, busca-se dar publicidade aos estudos desenvolvidos no programa a partir da promoção de seminários temáticos (realizados sob a forma de webinários), bem como propiciar o estabelecimento de trocas acadêmicas por afinidades temáticas de pesquisa, que possam contribuir com as pesquisas em desenvolvimento no curso.
Metodologia
O formato de cada edição do projeto é composto por 04 encontros virtuais, norteados por um tema geral, nos quais um aluno egresso é convidado a abordar o tema de sua tese ou dissertação dentro da proposta temática (totalizando 04 egressos por edição). Ao final dos 04 webinários, espera-se desenvolver um panorama geral da produção acadêmica que permita o estabelecimento de novas discussões e novas pontes entre os alunos, egressos e regulares. A periodicidade proposta é anual, sendo, a cada edição, selecionado um (ou mais) tema(s) que norteará(ão) os encontros promovidos, e que girará em torno das 04 linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural: memória e identidade; instituições de memória e gestão de acervos; patrimônio, espaço e território; e políticas de memória e patrimônio no MERCOSUL.
O formato adotado justifica-se por dois motivos: o primeiro, pelo contexto pandêmico de COVID-19, que requer a realização de atividades acadêmicas em modalidade virtual, em função das medidas de distanciamento; a segunda, pela distância física propriamente imposta em alguns casos, uma vez que muitos dos alunos do PPGMP retornam às suas cidades natais após a conclusão dos cursos de mestrado e doutorado, o que inviabilizaria sua participação nos seminários promovidos dentro da instituição.
O formato adotado justifica-se por dois motivos: o primeiro, pelo contexto pandêmico de COVID-19, que requer a realização de atividades acadêmicas em modalidade virtual, em função das medidas de distanciamento; a segunda, pela distância física propriamente imposta em alguns casos, uma vez que muitos dos alunos do PPGMP retornam às suas cidades natais após a conclusão dos cursos de mestrado e doutorado, o que inviabilizaria sua participação nos seminários promovidos dentro da instituição.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se, com este projeto, contribuir para a formação dos alunos do PPGMP, fornecendo possíveis subsídios para suas respectivas pesquisas, em âmbito teórico e metodológico, a partir de estudos já desenvolvidos no programa. A avaliação do projeto será feita por meio de um formulário preenchido pelos alunos participantes - em formato de questionário - ao final de cada edição do webinário, para possibilitar a verificação da efetividade e do alcance do projeto, bem como possibilitar adequações em sua proposição.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALCIR NEI BACH | |||
ELIZA FURLONG ANTOCHEVIS | |||
ELIZA FURLONG ANTOCHEVIS | |||
GISELE DUTRA QUEVEDO | |||
Giane Trovo Belmonte | |||
JULIANE CONCEICAO PRIMON SERRES | 1 | ||
LAURA IBARLUCEA DALLONA | |||
LUCIANA DE CASTRO NEVES COSTA | 2 | ||
MARIANA ESTIMA SILVA | |||
NATÁLIA CENTENO RODRIGUES | |||
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA | |||
SIMONE RASSMUSSEN NEUTZLING | |||
YUSSEF DAIBERT SALOMÃO DE CAMPOS |