Nome do Projeto
Diálogos - Educação Popular e Práxis Social
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/03/2022 - 06/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O Projeto Unificado “Diálogos - Educação Popular e Práxis Social”, consoante proposta desenvolvida anteriormente (Código 229) e em sua continuidade, constitui-se em um espaço aberto à comunidade acadêmica da UFPel, à rede pública de ensino e aos movimentos sociais populares no qual são realizados (no âmbito da extensão, do ensino e da pesquisa) estudos, debates, reflexões, práxis e investigações acerca da educação, seus desafios e suas perspectivas, com especial atenção ao campo da educação popular. A metodologia adotada, nas diferentes ações desenvolvidas pelo projeto, será a dos Círculos de Cultura, conforme postulado pela pedagogia freiriana. Cabe destacar que na execução desse projeto haverá a itinerância, quando viável, dos locais onde acontecerão os estudos, os diálogos e as práxis, uma vez que as ações e os encontros poderão ser realizados nos espaços da universidade, em escolas públicas, em movimentos sociais populares e em outros locais que potencializem o debate sobre a concepção popular de educação. Registra-se, ainda, como espaços para o desenvolvimento da proposta o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o e-PROJETO e as salas de Webconferência da UFPel, bem como outros recursos tecnológicos que forem necessários para a sua operacionalização. O projeto configura-se como uma ação articulada ao Grupo de Pesquisa FEPráxiS (Filosofia, Educação e Práxis Social).

Objetivo Geral

Desenvolver um espaço-tempo de debates, reflexões, estudos e pesquisas sobre a educação popular, contribuindo com a formação das/dos participantes envolvidas/envolvidos no projeto e com a edificação de práxis sociais transformadoras.

Justificativa

A realização desse projeto justifica-se pela necessidade de seu prosseguimento e por ser um espaço-tempo que permita a reflexão, o debate, o estudo e a pesquisa sobre temáticas relacionadas ao ato educativo em uma perspectiva popular. Por meio do conjunto das ações a serem realizadas, no transcorrer do trabalho, práxis educativas e sociais poderão ser engendradas e contribuírem, por seu turno, com a edificação de um projeto humano e societário comprometido com a libertação. Acredita-se que o desenvolvimento do referido projeto, em sua continuidade, possibilitará às/aos participantes inserirem-se em um qualitativo movimento de formação, de diálogo sobre o ato educativo popular e de reflexão junto aos movimentos sociais populares.

Metodologia

A perspectiva teórico-metodológica adotada será a dos Círculos de Cultura, conforme postulado pela pedagogia freiriana. Em consonância ao que foi exposto no item Resumo, no desenvolvimento do projeto haverá, quando possível, a itinerância dos locais onde ocorrerão os diálogos, os estudos e as práxis. Nesse sentido, os espaços da universidade, das escolas públicas, dos movimentos sociais populares e outros contextos que dialoguem com o ato educativo na concepção popular poderão ser acessados. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o e-PROJETO e as salas de Webconferência da UFPel, bem como outros recursos tecnológicos, quando necessários, serão utilizados com o objetivo promover a operacionalização do projeto. As ações de extensão, ensino e pesquisa poderão ser realizadas, em virtude de seus formatos e objetivos, de modo presencial ou virtual síncrono e/ou assíncrono.

Indicadores, Metas e Resultados

Objetiva-se, em conformidade ao registro e ao desenvolvimento da edição anterior (Código 229), a efetivação (enquanto indicadores, metas e resultados) dos seguintes aspectos:

- A construção de um espaço-tempo de diálogos, reflexões, estudos, práxis e pesquisas sobre o ato educativo em uma perspectiva popular;
- A contribuição significativa, através das diferentes ações do projeto (extensão, ensino e pesquisa), com os processos formativos de cada integrante (estudantes de cursos da UFPel, trabalhadoras e trabalhadores das redes de ensino estadual e municipal, militantes de movimentos sociais populares...);
- A edificação de parcerias entre Universidade, Escolas Públicas e Movimentos Sociais Populares;
- A organização de práxis educativas e sociais com o objetivo de qualificar os atos de ensinar e aprender em uma perspectiva popular.

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