Nome do Projeto
Diálogos - Educação Popular e Práxis Social
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/03/2022 - 06/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O Projeto Unificado “Diálogos - Educação Popular e Práxis Social”, consoante proposta desenvolvida anteriormente (Código 229) e em sua continuidade, constitui-se em um espaço aberto à comunidade acadêmica da UFPel, à rede pública de ensino e aos movimentos sociais populares no qual são realizados (no âmbito da extensão, do ensino e da pesquisa) estudos, debates, reflexões, práxis e investigações acerca da educação, seus desafios e suas perspectivas, com especial atenção ao campo da educação popular. A metodologia adotada, nas diferentes ações desenvolvidas pelo projeto, será a dos Círculos de Cultura, conforme postulado pela pedagogia freiriana. Cabe destacar que na execução desse projeto haverá a itinerância, quando viável, dos locais onde acontecerão os estudos, os diálogos e as práxis, uma vez que as ações e os encontros poderão ser realizados nos espaços da universidade, em escolas públicas, em movimentos sociais populares e em outros locais que potencializem o debate sobre a concepção popular de educação. Registra-se, ainda, como espaços para o desenvolvimento da proposta o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o e-PROJETO e as salas de Webconferência da UFPel, bem como outros recursos tecnológicos que forem necessários para a sua operacionalização. O projeto configura-se como uma ação articulada ao Grupo de Pesquisa FEPráxiS (Filosofia, Educação e Práxis Social).

Objetivo Geral

Desenvolver um espaço-tempo de debates, reflexões, estudos e pesquisas sobre a educação popular, contribuindo com a formação das/dos participantes envolvidas/envolvidos no projeto e com a edificação de práxis sociais transformadoras.

Justificativa

A realização desse projeto justifica-se pela necessidade de seu prosseguimento e por ser um espaço-tempo que permita a reflexão, o debate, o estudo e a pesquisa sobre temáticas relacionadas ao ato educativo em uma perspectiva popular. Por meio do conjunto das ações a serem realizadas, no transcorrer do trabalho, práxis educativas e sociais poderão ser engendradas e contribuírem, por seu turno, com a edificação de um projeto humano e societário comprometido com a libertação. Acredita-se que o desenvolvimento do referido projeto, em sua continuidade, possibilitará às/aos participantes inserirem-se em um qualitativo movimento de formação, de diálogo sobre o ato educativo popular e de reflexão junto aos movimentos sociais populares.

Metodologia

A perspectiva teórico-metodológica adotada será a dos Círculos de Cultura, conforme postulado pela pedagogia freiriana. Em consonância ao que foi exposto no item Resumo, no desenvolvimento do projeto haverá, quando possível, a itinerância dos locais onde ocorrerão os diálogos, os estudos e as práxis. Nesse sentido, os espaços da universidade, das escolas públicas, dos movimentos sociais populares e outros contextos que dialoguem com o ato educativo na concepção popular poderão ser acessados. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o e-PROJETO e as salas de Webconferência da UFPel, bem como outros recursos tecnológicos, quando necessários, serão utilizados com o objetivo promover a operacionalização do projeto. As ações de extensão, ensino e pesquisa poderão ser realizadas, em virtude de seus formatos e objetivos, de modo presencial ou virtual síncrono e/ou assíncrono.

Indicadores, Metas e Resultados

Objetiva-se, em conformidade ao registro e ao desenvolvimento da edição anterior (Código 229), a efetivação (enquanto indicadores, metas e resultados) dos seguintes aspectos:

- A construção de um espaço-tempo de diálogos, reflexões, estudos, práxis e pesquisas sobre o ato educativo em uma perspectiva popular;
- A contribuição significativa, através das diferentes ações do projeto (extensão, ensino e pesquisa), com os processos formativos de cada integrante (estudantes de cursos da UFPel, trabalhadoras e trabalhadores das redes de ensino estadual e municipal, militantes de movimentos sociais populares...);
- A edificação de parcerias entre Universidade, Escolas Públicas e Movimentos Sociais Populares;
- A organização de práxis educativas e sociais com o objetivo de qualificar os atos de ensinar e aprender em uma perspectiva popular.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA DAL MOLIN
ANDREA PAZ GENOVEZE
AVELINO DA ROSA OLIVEIRA
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA2
DIRLEI DE AZAMBUJA PEREIRA8
FABIANE WEBER DA SILVA
JULIANA DA COSTA VAZ
JÉSSICA MOARA DA CUNHA TESSMANN
KÁTIA APARECIDA POLUCA PROENÇA
LEONOR GULARTE SOLER
LETÍCIA MARIA PASSOS CORRÊA2
MAYARA CRISTINA VARGAS
NEIVA AFONSO OLIVEIRA2
ROBERLÂNIA PAULINO DE MOURA
RÚBIA FABIANE DA SILVA FERREIRA
TATIARA TIMM DE CARVALHO HERREIRA
THAIANE SILVEIRA CARRASCO

Página gerada em 10/08/2022 02:02:30 (consulta levou 0.090952s)