Nome do Projeto
Princípios para as ações de Educação Alimentar e Nutricional / e-book
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/09/2021 - 24/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
"A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é o campo do conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Insere-se em uma das diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e, assim, configura-se como estratégia fundamental para o enfrentamento das problemáticas brasileiras referentes à má nutrição, como o excesso de peso e a obesidade, permitindo refletir sobre toda a cadeia produtiva – produção, abastecimento e acesso a alimentos adequados e saudáveis"(BRASIL, 2018). Com a pandemia mundial atual, foi proposto na disciplina de Educação Nutricional, do curso de nutrição, metodologias ativas ao longo da disciplina e, como resultado, sugeriu-se a elaboração de um e-book com algumas das atividades realizadas pelos alunos de ensino remoto.

Objetivo Geral

Incentivar e ampliar a reflexão e as discussões debate sobre os princípios para as ações de educação alimentar e nutricional, por meio de atividades desenvolvidas na disciplina de Educação Nutricional, no Curso de Nutrição, na Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas.

Justificativa

Com o início da pandemia da Covid-19 no mundo, o ensino de uma forma geral precisou se adequar ao sistema remoto. Diante disso, as metodologias de ensino precisaram ser adaptadas de forma que os alunos não perdessem o interesse nos conteúdos ministrados. Para isso, uma das estratégias usadas foi o uso de "metodologias ativas onde o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa".

" Enquanto política pública, a EAN pode ocorrer em diversos setores e deverá observar os princípios organizativos e doutrinários do campo no qual está inserida. Assim, na esfera da segurança alimentar e nutricional, deverá observar os princípios do SISAN; na saúde, os princípios do SUS, na educação, os princípios do PNAE, na rede sociassitencial, os principios do SUAS e assim sucessivamente. A esses princípios estruturantes se somam:
I. Sustentabilidade social, ambiental e econômica
II. Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
III. Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas.
IV. A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória.
V. A Promoção do autocuidado e da autonomia.
VI. E Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos.
VII. A diversidade nos cenários de prática.
VIII. Intersetoriedade.
IX. Planejamento, avaliação e monitoramento das ações".
((BRASIL, 2012)

Metodologia

Serão realizadas reuniões semanais (em plataformas virtuais) em dias e horários previamente marcados entre o grupo do Projeto, afim de planejar, construir e desenvolver o e-book.
O conteúdo do e-book será as atividades realizadas pelos alunos de graduação da disciplina de Educação Nutricional, do curso de nutrição, da faculdade de nutrição da UFPEL, durante o período de calendário alternativo e remoto (on line), sobre os Princípios para as Ações de Educação Alimentar e Nutricional, publicados no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Politicas Públicas, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no ano de 2021.
Todos os alunos os quais tiverem interesse em ter suas atividades inseridas no e-book, deverão assinar um TERMO de AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E MATERIAL ACADÊMICO, o qual o coordenador do Projeto de ensino manterá armazenado aos seus cuidados.
Após finalizado, pretende-se fazer ampla divulgação do material (e-book)

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se incentivar e ampliar a reflexão e discussões sobre o tema proposto entre os discentes de diferentes cursos de Nutrição, assim como possíveis interessados de outras áreas afins.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE KERN VILKE
ADRIZE MENDES RIVAROLI
ALICE NEUTZLING THUROW
ALINE BARENHO PEREIRA
ALINE SANTOS DE ALMEIDA PAZ DIAS
BETIELE BADIA
BRUNA DO NASCIMENTO BASSI
BRUNA SOUZA DO NASCIMENTO
CRISTINA CORREA KAUFMANN1
EDIANA VÖLZ NEITZKE KARNOPP
EMILI CAMPOS DOS SANTOS
FERNANDA FERREIRA NUÑEZ
FERNANDA RAFAELA BIERHALS PRANDO
FRANCIÉLLY BECKER LESSA
GABRIEL ERVINO BERTOLINI RECH
GABRIELE PERLEBERG
GICELE COSTA MINTEM1
GIULIA DA CUNHA PEREIRA
INECILDA PRESTES DA COSTA
JULIA BARDOU YUNES CARDOSO
JULIANO SEQUEIRA NOGUEIRA
KARINA DOS SANTOS ALVES
LARISSA DA COSTA SERGIO
LAURA POHL COSTA
LAURA VARGAS HOFFMANN
LAÍZA RODRIGUES MUCENECKI
LUANA PEREIRA DE AZEVEDO
LUIZA OLIVEIRA DELAMARE
Larissa David Soares
MARIANA LEAL DE CASTRO
NATÁLIA LEITZKE FARIAS
PAMELA LEANDRO DA SILVA CORREA
RAÍSSA MATTOZO CIRIACO
SANDY COSTA MACHADO
THALIA DE CARVALHO OLIVEIRA
THAÍS PEREIRA BRANCO
TIFFANY ALMEIDA DUARTE
VICTORIA MASCARENHAS BORBA
VICTÓRIA DE FREITAS CECHET
ÂNDRIA MATHIAS PEREIRA

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