Nome do Projeto
Coleta, análise e criopreservação de sêmen de pato mergulhão (Mergus octosetaceus)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
02/01/2023 - 30/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) é uma espécie de ave classificada como criticamente em perigo (CR) de extinção e atualmente só é encontrada no Brasil. Em 2006 o IBAMA aprovou o primeiro ciclo (2006-2016) do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação do Pato-mergulhão, onde foi possível aprofundar o conhecimento quanto à biologia da espécie. Em 2011 iniciou-se o Projeto de Reprodução ex-situ, com o estabelecimento de uma população em cativeiro. O segundo ciclo do PAN iniciou em 2018, com término previsto para 2023 e tem por objetivo geral incrementar as populações de pato-mergulhão e assegurar a conservação de seu habitat. Entre as estratégias de ação está o estabelecimento de uma população arca (back-up) ex-situ, auto-sustentável e geneticamente diversa, que forneça indivíduos para o programa de reintrodução. Estudos genéticos indicaram uma baixa diversidade e um alto nível de cruzamento entre parentes próximos, tornando-se imprescindível que ações sejam desenvolvidas para incrementar o pool genético da espécie. A criopreservação de gametas é uma ferramenta que pode ser utilizada para a formação de um banco de germoplasma, sendo que o primeiro passo é a obtenção de sêmen em quantidade e qualidade suficientes para o congelamento. Desta forma, este projeto tem por objetivos estabelecer a técnica de coleta de sêmen para pato-mergulhão, descrever as características do ejaculado, analisar a qualidade do sêmen e desenvolver um protocolo de criopreservação para o sêmen da espécie. Serão feitas coletas em machos da família Anatidae (pato-mergulhão, marreco Carolina e marreco Mandarim) e o sêmen será analisado quanto ao volume, concentração, motilidade, morfologia e integridade de membrana, antes e depois do congelamento. O congelamento será feito utilizando-se DMA como crioprotetor. Será feita análise univariada para cada característica seminal estudada, para definir os padrões da espécie, e análise de medidas repetidas para comparar as características do sêmen antes e depois do congelamento.

Objetivo Geral

Estabelecer protocolo para coleta, análise e criopreservação de sêmen de pato mergulhão (Mergus octosetaceus).

Justificativa

O pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) é uma espécie de ave classificada como criticamente em perigo (CR) de extinção (BirdLife International, 2019). Embora seja uma ave nativa das Américas, atualmente só é encontrada no Brasil, com registros na Serra da Canastra – MG, Chapada dos Veadeiros – GO e Jalapão – TO e estima-se que existam menos de 250 indivíduos adultos na natureza, com tendência à diminuição. Destes, a maioria (cerca de 160 indivíduos) encontra-se na Serra da Canastra (Ribeiro et al., 2018). Estas aves habitam rios de águas limpas, rasas e com pequenas corredeiras, sendo que a ação humana (desmatamento, agricultura, turismo) é a principal ameaça à espécie, por ocasionar perturbação do habitat e poluição dos rios. O pato-mergulhão necessita de águas límpidas e transparentes para sua sobrevivência e sua presença é um bioindicador de que o ecossistema está em equilíbrio (Hughes et al., 2006). Pela sua importância na conservação da biodiversidade, foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como símbolo das Águas Brasileiras (D.O.U., 2018) durante o 8º. Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília em 2018.
Em 2006 o IBAMA aprovou o primeiro ciclo (2006-2016) do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação do Pato-mergulhão (ICMBIO, 2020), onde foi possível aprofundar o conhecimento quanto à biologia da espécie. Em 2011 iniciou-se o Projeto de Reprodução ex-situ do Pato-mergulhão, com o estabelecimento de uma população em cativeiro que conta atualmente com 25 indivíduos adultos e 15 jovens, oriundos de ovos coletados na natureza, mantidos no Zooparque Itatiba-SP (Zooparque, 2021). O segundo ciclo do PAN, sob coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), iniciou em 2018, com término previsto para 2023 (Portaria ICMBio 122, 2018) e tem por objetivo geral incrementar as populações de pato-mergulhão e assegurar a conservação de seu habitat. Entre as estratégias de ação (Art 2º. § 2º, item VI) está o estabelecimento de uma população arca (back-up) ex-situ, auto-sustentável e geneticamente diversa, que forneça indivíduos para o programa de reintrodução.
Estudos genéticos nas populações remanescentes na Serra da Canastra indicaram uma baixa diversidade e um alto nível de cruzamento entre parentes próximos (ICMBIO, 2020), tornando-se imprescindível que ações sejam desenvolvidas para incrementar o pool genético da espécie. A criopreservação de gametas é uma ferramenta que pode ser utilizada para a formação de um banco de germoplasma, sendo que o primeiro passo é a obtenção de sêmen em quantidade e qualidade suficientes para o congelamento. Desta forma, este projeto tem por objetivos estabelecer a técnica de coleta de sêmen para pato-mergulhão, descrever as características do ejaculado, analisar a qualidade do sêmen e desenvolver um protocolo de criopreservação para o sêmen da espécie.

Metodologia

Animais
O período reprodutivo do pato-mergulhão em cativeiro ocorre de junho a outubro; nestes meses será feita a coleta em 02 machos de pato mergulhão (Mergus octosetaceus) mantidos em cativeiro no Zooparque Itatiba-SP. Quando o pato mergulhão não estiver no perídodo reprodutivo, serão utilizados machos da mesma família (Anatidae), que apresentam período reprodutivo durante o ano inteiro em cativeiro, para estabelecer as técnicas de coleta, análise e criopreservação de sêmen. Serão utilizados 02 machos de marreco Carolina (Aix sponsa) e 03 machos de marreco Mandarim (Aix galericulata) também mantidos em cativeiro no Zooparque Itatiba-SP. Desta forma, as técnicas poderão ser validadas antes de iniciar o período reprodutivo do pato-mergulhão.

Coleta de sêmen
O sêmen será coletado utilizando-se o método de massagem abdominal (Quinn e Burrows, 1936), duas vezes por semana, durante todo o período reprodutivo da espécie em cativeiro. Serão utilizados capilares de microhematócrito para obter o sêmen na base do falo. Após a coleta, o sêmen será transferido para tubos Eppendorf, onde será observado o aspecto, será medido o volume e será feita a diluição (1:4, vol:vol) com diluente de Lake. Após diluição, serão separadas alíquotas para análise de motilidade, integridade de membrana, morfologia e concentração. O restante do sêmen será imediatamente refrigerado a 5°C para posterior criopreservação.

Análise de sêmen
O sêmen será analisado antes do congelamento (fresco) e após o descongelamento.
A motilidade será observada subjetivamente ao microscópio (Van der Laan, 2007). Serão preparadas duas lâminas com o sêmen diluído e os espermatozoides serão classificados em uma escala de 0 a 100%, sendo 0 todos imóveis e 100 todos móveis.
A integridade de membrana e a morfologia espermática serão analisadas utilizando-se a coloração eosina-nigrosina (Bakst, 2010). Serão contados 100 espermatozoides, categorizados quanto à integridade de membrana como íntegros (sem coloração) ou mortos (corados com eosina) e quanto à morfologia como normais ou com defeitos. Os defeitos serão classificados como defeitos de cabeça, de cauda ou de peça intermediária.
A concentração espermática será verificada utilizando-se hemocitômetro (Bakst, 2010), para obtenção do número de espermatozoides por mL de sêmen.

Criopreservação
O congelamento de sêmen será feito com o crioprotetor dimetilacetamida (DMA) (Tselutin et al., 1999), com protocolo modificado (Bongalhardo et al, 2007). Após 10 minutos de refrigeração a 5°C, o crioprotetor será adicionado ao sêmen (concentração final de 6%). O sêmen será homogeneizado e equilibrado por 1 min, quando será envasado em palhetas de 0,25mL. As palhetas serão seladas e expostas ao vapor de nitrogênio por 1 minuto antes de serem congeladas por imersão no nitrogênio líquido. O descongelamento será feito através da imersão das palhetas em banho-Maria a 40°C por 30 segundos. As duas extremidades das palhetas serão cortadas e o sêmen será depositado em tubos e mantido à temperatura ambiente para análise.

Análise estatística
Será feita análise univariada para cada característica estudada (volume, concentração, motilidade, morfologia e integridade de membrana) com a finalidade de descrever os padrões seminais do pato mergulhão, do marreco Carolina e do marreco Mandarim. Análise de medidas repetidas será feita para comparar as características do sêmen antes e depois do congelamento. Todas as análises serão feitas usando o programa Statistix (Statistix, 2003).

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final deste projeto, espera-se obter um protocolo eficiente pra a criopreservação de sêmen de pato-mergulhão, o que possibilitará a formação de um banco de germoplasma o que, por sua vez, garantirá a diversidade genética da população. Este resultado vem ao encontro da estratégia de ação proposta pelo segundo ciclo do PAN para a conservação do pato mergulhão: o estabelecimento de uma população ex-situ geneticamente diversa que forneça indivíduos para o programa de reintrodução.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DENISE CALISTO BONGALHARDO6
DIEGO MOREIRA DE SOUZA2
MAIDANA DA SILVA IDIARTE
MICHELE PEPE CERQUEIRA2
RICARDO BERTEAUX ROBALDO2

Página gerada em 16/04/2024 08:55:49 (consulta levou 0.162609s)