Nome do Projeto
Gestão Ambiental e a Comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2024 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
A constante atualização na legislação ambiental gera dúvidas em empreendedores, grupos e indivíduos interessados em estar em conformidade com as normativas ambientais. Logo, a comunidade externa à Universidade Federal de Pelotas possui demandas sobre questões ambientais. Diante disso, este projeto se propõe a atender estas demandas através de aconselhamento ambiental realizado pelos discentes do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental que cursarem a disciplina de Avaliação de Impacto Ambiental II. As dúvidas serão apresentadas em reuniões com a comunidade interessada e os discentes realização pesquisas e discussões em grupo para melhor aconselhar o público. Assim, espera-se atender as demandas trazidas pela comunidade, colaborar no aprendizado dos discentes envolvidos e acrescentar a experiência extensionista nas suas trajetórias acadêmicas. O público atendido e os discentes avaliarão as ações desenvolvidas. Estes resultados serão considerados no planejamento das ações posteriores para os próximos semestres.

Objetivo Geral

Atender às demandas da comunidade externa à Universidade Federal de Pelotas sobre questões ambientais através de um aconselhamento ambiental a ser realizado pelos discentes do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental que cursarem a disciplina de Avaliação de Impacto Ambiental II.

Justificativa

A legislação ambiental está em constante atualização em suas escalas federal, estadual e municipal. Estas atualizações ocorrem pela necessidade das normativas acompanharem a realidade econômica, ambiental e social em que o país se encontra. Embora essencial, a revogação de normativas e publicação de novas gera dúvidas em empreendedores, grupos e indivíduos que não possuem o acompanhamento de uma consultoria ambiental ou que não possuem acesso às informações ou, em outros casos, não conheçam os caminhos e locais onde buscar tais informações. O resultado disso pode ser a ocorrência de passivos ambientais e, portanto, desconformidades com a legislação ambiental. Consequentemente, este público pode ser alvo de autuações ambientais.
Diante disso, percebe-se que a comunidade externa à UFPel possui demandas sobre as questões ambientais. Buscando atender à isso, este projeto propõe-se a auxiliar este público através de um aconselhamento ambiental realizado pelos discentes que cursarem a disciplina Avaliação de Impacto Ambiental II, disciplina obrigatória no projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental.

Metodologia

O projeto de extensão Gestão Ambiental e a Comunidade será desenvolvido pelos discentes do curso Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas que cursarem a disciplina Avaliação de Impacto Ambiental II, considerada obrigatória no projeto pedagógico do curso.
Com a finalidade de realizar o aconselhamento, serão realizadas reuniões com a comunidade interessada durante o horário da disciplina de acordo com as necessidades e carga horária reservada. Para atender às demandas trazidas pela comunidade, os discentes realização pesquisas e discussões em grupos.
As atividades dos discentes serão coordenadas e supervisionadas pelo docente coordenador do projeto e regente da disciplina.
Considerando que as ofertas do curso Bacharelado em Gestão Ambiental são semestrais e que a disciplina Avaliação de Impacto Ambiental II é ofertada no primeiro semestre do ano letivo, posteriormente ao aconselhamento e envolvimento dos discentes será realizado o planejamento das ações para o próximo semestre o e cronograma das etapas seguintes conforme o calendário acadêmico disponibilizado pela Universidade. Além disso, será avaliado a efetividade das ações realizadas e o andamento do projeto para posteriormente adequá-lo conforme necessidade em busca da melhoria contínua.

Indicadores, Metas e Resultados

O público atendido e os discentes envolvidos terão a oportunidade de avaliar as ações. Ao final das ações, o coordenador do projeto avaliará o andamento do projeto através da comparação entre o planejamento e os resultados obtidos. Estes resultados também serão considerados no planejamento das ações e renovação do projeto.
Ao atingir os objetivos do projeto em tela espera-se atender as demandas trazidas pela comunidade, colaborar no aprendizado dos discentes envolvidos e acrescentar a experiência extensionista nas suas trajetórias acadêmicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CELSO ELIAS CORRADI2
THAIS ANTOLINI VECOZZI1

Página gerada em 29/03/2024 02:57:42 (atualização a cada 5 minutos)