Nome do Projeto
Descobrindo a Ciência na Escola : intercomunicação de saberes entre universidade e comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 06/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Nas últimas décadas o cenário educacional na área das ciências tem mudado. Os conteúdos científicos escolares dotados de significado sofrem influencia dos avanços tecnológicos e da sociedade contemporânea. Tais avanços afetam as relações entre professores e alunos influenciando no processo ensino aprendizagem. Tornar o conteúdo atrativo e contextualizado é uma estratégia importante para auxiliar o professor em sala de aula. Buscando a integração dos conhecimentos provenientes da pesquisa científica e tecnológica na área de educação, saúde e neurociências o presente projeto pretende realizar a transposição de conhecimentos entre a academia e a comunidade escolar. Para tanto visitas serão realizadas nas escolas próximas ao campus Anglo com intuito de diagnosticar possíveis áreas de atuação para o projeto. Diversas atividades diferenciadas poderão ser realizadas nas escolas levando em conta o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Atividades lúdicas serão realizadas com objetivo de auxiliar no entendimento da diversidade cerebral a qual é responsável pelo processo e velocidade de aprendizagem individual.
Objetivo Geral
Proporcionar a integração de alunos e professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com a comunidade escolar, através das capacitações propostas e o contato com realidade das comunidades locais;
Justificativa
Este projeto visa atender necessidades de comunidades carentes próximas do Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sem perder de vista o objetivo mais amplo de estimular a construção de conhecimento afim de auxiliar no desenvolvimento do indivíduo. A promoção da educação científica pode estimular um comportamento reflexivo, ativo e questionador dos alunos, contribuindo para o processo de construção de sua cidadania. O presente projeto irá atender professores e alunos de Escolas Municipais situadas nas proximidades do atual do Campus Porto-UFPel. Em um primeiro momento atenderemos a Escola Municipal Ferreira Viana que possui cerca de quinhentos setenta e cinco (575) alunos matriculados em diversas séries (da pré-escola à oitava serie do ensino fundamental).
A Educação Científica se relaciona com os fatores econômicos e sociais que resultam na melhoria da qualidade de vida. Os sistemas de ensino sofrem influências sociais relacionadas à diversificação cultural, ao impacto tecnológico do conhecimento e às transformações constantes no mercado de trabalho. O quadro evolutivo dos objetivos do ensino de Ciências vem sofrendo atualização dos programas em relação ao progresso da própria Ciência. O ensino das Ciências nos currículos escolares passa a agregar a importância de adquirir, compreender e obter informação e também a necessidade de usar esta informação para analisar e opinar acerca de processos políticos e sociais. Desta forma é importante a troca de saberes entre universidade e comunidade. A aplicação do método científico, compreendido como um processo racional de tomada de decisão, com base em dados e com critérios objetivos adquire importância para o desenvolvimento cognitivo e crítico escolar. A importância atual dada a aulas práticas e contextualizadas procura mimetizar o processo usado pelos cientistas em seus laboratórios na busca de informações e descobertas. Utilizando a observação, elaboração de hipóteses e confrontação destas com dados obtidos pelos estudantes, podem derivar num processo de preparo do cidadão que, de forma racional e fundamentada por informações fidedignas, possa cooperar para o bem coletivo. Desta forma, cabe aos professores a procura constante de atualizações de conhecimentos e processos científicos como forma de incentivar o pensamento crítico-social dos alunos. Mais ainda, a participação de estudantes de graduação e futuros docentes neste processo de propiciará o desenvolvimento de métodos alternativos para auxiliar a reformulação do atual processo de ensino em ciências. Além disso é possível a realização de estágios extra-curriculares, produção de artigos científicos e monografias geradas a partir das vivências dos alunos de graduação com a comunidade assistidas por este projeto.
A Educação Científica se relaciona com os fatores econômicos e sociais que resultam na melhoria da qualidade de vida. Os sistemas de ensino sofrem influências sociais relacionadas à diversificação cultural, ao impacto tecnológico do conhecimento e às transformações constantes no mercado de trabalho. O quadro evolutivo dos objetivos do ensino de Ciências vem sofrendo atualização dos programas em relação ao progresso da própria Ciência. O ensino das Ciências nos currículos escolares passa a agregar a importância de adquirir, compreender e obter informação e também a necessidade de usar esta informação para analisar e opinar acerca de processos políticos e sociais. Desta forma é importante a troca de saberes entre universidade e comunidade. A aplicação do método científico, compreendido como um processo racional de tomada de decisão, com base em dados e com critérios objetivos adquire importância para o desenvolvimento cognitivo e crítico escolar. A importância atual dada a aulas práticas e contextualizadas procura mimetizar o processo usado pelos cientistas em seus laboratórios na busca de informações e descobertas. Utilizando a observação, elaboração de hipóteses e confrontação destas com dados obtidos pelos estudantes, podem derivar num processo de preparo do cidadão que, de forma racional e fundamentada por informações fidedignas, possa cooperar para o bem coletivo. Desta forma, cabe aos professores a procura constante de atualizações de conhecimentos e processos científicos como forma de incentivar o pensamento crítico-social dos alunos. Mais ainda, a participação de estudantes de graduação e futuros docentes neste processo de propiciará o desenvolvimento de métodos alternativos para auxiliar a reformulação do atual processo de ensino em ciências. Além disso é possível a realização de estágios extra-curriculares, produção de artigos científicos e monografias geradas a partir das vivências dos alunos de graduação com a comunidade assistidas por este projeto.
Metodologia
a) Realizar o levantamento dos conteúdos abordados em cada série e buscar metodologias já existentes.
b) Realizar encontros com as professoras da escola buscando interação entre conteúdos e metodologias de ensino já utilizadas na sala de aula.
c) Verificar os materiais existentes na escola que permitam a execução de atividades práticas.
d) Construir e elaborar instrumentos, jogos e diversas ferramentas para aplicação de metodologia de ensino contextualizada e diferenciada.
e) Elaborar um cronograma de atividades práticas e ou oficinas.
f) Orientar e supervisionar os alunos de graduação da UFPel para auxiliar a professora nas atividades práticas a serem desenvolvidas na escola.
g) Realizar atividades lúdicas e diferenciadas com os alunos da escola em período pré agendado.
h) Ao final de cada ano serão realizadas avaliações com intuito de reflexão da prática adotada e sua funcionalidade.
b) Realizar encontros com as professoras da escola buscando interação entre conteúdos e metodologias de ensino já utilizadas na sala de aula.
c) Verificar os materiais existentes na escola que permitam a execução de atividades práticas.
d) Construir e elaborar instrumentos, jogos e diversas ferramentas para aplicação de metodologia de ensino contextualizada e diferenciada.
e) Elaborar um cronograma de atividades práticas e ou oficinas.
f) Orientar e supervisionar os alunos de graduação da UFPel para auxiliar a professora nas atividades práticas a serem desenvolvidas na escola.
g) Realizar atividades lúdicas e diferenciadas com os alunos da escola em período pré agendado.
h) Ao final de cada ano serão realizadas avaliações com intuito de reflexão da prática adotada e sua funcionalidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final de cada ano será realizado um levantamento das atividades desenvolvidas as quais serão avaliadas para aprimoramento ou substituição das mesmas.
Ao final de cada ano é esperado que os alunos extencionistas estejam cada vez mais integrados e possam desenvolver atividades independentes sempre com auxílio dos professores envolvidos no projeto.
Ao longo do projeto os alunos participantes serão estimulados a participar de eventos de divulgação científica na região sul bem como nas semanas integradas de ensino pesquisa e extensão da UFPel. Além disso pretende-se divulgar os resultados obtidos pelo presente projeto no SEURS e em outros eventos de extensão universitária.
Ao final de cada ano é esperado que os alunos extencionistas estejam cada vez mais integrados e possam desenvolver atividades independentes sempre com auxílio dos professores envolvidos no projeto.
Ao longo do projeto os alunos participantes serão estimulados a participar de eventos de divulgação científica na região sul bem como nas semanas integradas de ensino pesquisa e extensão da UFPel. Além disso pretende-se divulgar os resultados obtidos pelo presente projeto no SEURS e em outros eventos de extensão universitária.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA LOURENCO DA SILVA | 12 | ||
ALESSANDRA CORTES TEOTONIO | |||
ALISSON QUADROS WEYMER | |||
ANA CAROLINA TEIXEIRA DE OLIVEIRA | |||
DEBORAH KAZIMOTO ALVES | |||
DIOVANA PADILHA BUENO | |||
DÉBORAH TROTA FARIAS DE ALBERNAZ | |||
DÉBORAH TROTA FARIAS DE ALBERNAZ | |||
FERNANDA CARDOSO TEIXEIRA | |||
FERNANDA CARDOSO TEIXEIRA | |||
GIOVANA DUZZO GAMARO | 22 | ||
GIOVANNA RODRIGUES ROGINA DIAS | |||
GIULIA BATISTA DE FREITAS | |||
GUSTAVO D'AVILA NUNES | |||
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA | 4 | ||
JESSICA DOS SANTOS RIOS | |||
JULIANE DE SOUZA CARDOSO | |||
JÉSSICA MARQUES OBELAR RAMOS | |||
KARINA PEREIRA LUDUVICO | |||
LAURA FREITAS OLIVEIRA | |||
LAURA MARTINS FROES | |||
MANUELA SCHEIN | |||
MARIA ANTONIA SANTOS FLORES | |||
MÁRCIA LUCIANA FARIAS DA SILVA | |||
PAULA PEDROSO DOMINGUES | |||
REJANE GIACOMELLI TAVARES | 2 | ||
ROSELIA MARIA SPANEVELLO | 1 | ||
SAMARA MELO GAI | |||
SARA FERREIRA NUNES | |||
TÁCIA KATIANE HALL | |||
YOHANNA KRISTHIE CABRAL MORAES |