Nome do Projeto
Descobrindo a Ciência na Escola : intercomunicação de saberes entre universidade e comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 06/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Nas últimas décadas o cenário educacional na área das ciências tem mudado. Os conteúdos científicos escolares dotados de significado sofrem influencia dos avanços tecnológicos e da sociedade contemporânea. Tais avanços afetam as relações entre professores e alunos influenciando no processo ensino aprendizagem. Tornar o conteúdo atrativo e contextualizado é uma estratégia importante para auxiliar o professor em sala de aula. Buscando a integração dos conhecimentos provenientes da pesquisa científica e tecnológica na área de educação, saúde e neurociências o presente projeto pretende realizar a transposição de conhecimentos entre a academia e a comunidade escolar. Para tanto visitas serão realizadas nas escolas próximas ao campus Anglo com intuito de diagnosticar possíveis áreas de atuação para o projeto. Diversas atividades diferenciadas poderão ser realizadas nas escolas levando em conta o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Atividades lúdicas serão realizadas com objetivo de auxiliar no entendimento da diversidade cerebral a qual é responsável pelo processo e velocidade de aprendizagem individual.

Objetivo Geral

Proporcionar a integração de alunos e professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com a comunidade escolar, através das capacitações propostas e o contato com realidade das comunidades locais;

Justificativa

Este projeto visa atender necessidades de comunidades carentes próximas do Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sem perder de vista o objetivo mais amplo de estimular a construção de conhecimento afim de auxiliar no desenvolvimento do indivíduo. A promoção da educação científica pode estimular um comportamento reflexivo, ativo e questionador dos alunos, contribuindo para o processo de construção de sua cidadania. O presente projeto irá atender professores e alunos de Escolas Municipais situadas nas proximidades do atual do Campus Porto-UFPel. Em um primeiro momento atenderemos a Escola Municipal Ferreira Viana que possui cerca de quinhentos setenta e cinco (575) alunos matriculados em diversas séries (da pré-escola à oitava serie do ensino fundamental).
A Educação Científica se relaciona com os fatores econômicos e sociais que resultam na melhoria da qualidade de vida. Os sistemas de ensino sofrem influências sociais relacionadas à diversificação cultural, ao impacto tecnológico do conhecimento e às transformações constantes no mercado de trabalho. O quadro evolutivo dos objetivos do ensino de Ciências vem sofrendo atualização dos programas em relação ao progresso da própria Ciência. O ensino das Ciências nos currículos escolares passa a agregar a importância de adquirir, compreender e obter informação e também a necessidade de usar esta informação para analisar e opinar acerca de processos políticos e sociais. Desta forma é importante a troca de saberes entre universidade e comunidade. A aplicação do método científico, compreendido como um processo racional de tomada de decisão, com base em dados e com critérios objetivos adquire importância para o desenvolvimento cognitivo e crítico escolar. A importância atual dada a aulas práticas e contextualizadas procura mimetizar o processo usado pelos cientistas em seus laboratórios na busca de informações e descobertas. Utilizando a observação, elaboração de hipóteses e confrontação destas com dados obtidos pelos estudantes, podem derivar num processo de preparo do cidadão que, de forma racional e fundamentada por informações fidedignas, possa cooperar para o bem coletivo. Desta forma, cabe aos professores a procura constante de atualizações de conhecimentos e processos científicos como forma de incentivar o pensamento crítico-social dos alunos. Mais ainda, a participação de estudantes de graduação e futuros docentes neste processo de propiciará o desenvolvimento de métodos alternativos para auxiliar a reformulação do atual processo de ensino em ciências. Além disso é possível a realização de estágios extra-curriculares, produção de artigos científicos e monografias geradas a partir das vivências dos alunos de graduação com a comunidade assistidas por este projeto.

Metodologia

a) Realizar o levantamento dos conteúdos abordados em cada série e buscar metodologias já existentes.
b) Realizar encontros com as professoras da escola buscando interação entre conteúdos e metodologias de ensino já utilizadas na sala de aula.
c) Verificar os materiais existentes na escola que permitam a execução de atividades práticas.
d) Construir e elaborar instrumentos, jogos e diversas ferramentas para aplicação de metodologia de ensino contextualizada e diferenciada.
e) Elaborar um cronograma de atividades práticas e ou oficinas.
f) Orientar e supervisionar os alunos de graduação da UFPel para auxiliar a professora nas atividades práticas a serem desenvolvidas na escola.
g) Realizar atividades lúdicas e diferenciadas com os alunos da escola em período pré agendado.
h) Ao final de cada ano serão realizadas avaliações com intuito de reflexão da prática adotada e sua funcionalidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final de cada ano será realizado um levantamento das atividades desenvolvidas as quais serão avaliadas para aprimoramento ou substituição das mesmas.
Ao final de cada ano é esperado que os alunos extencionistas estejam cada vez mais integrados e possam desenvolver atividades independentes sempre com auxílio dos professores envolvidos no projeto.

Ao longo do projeto os alunos participantes serão estimulados a participar de eventos de divulgação científica na região sul bem como nas semanas integradas de ensino pesquisa e extensão da UFPel. Além disso pretende-se divulgar os resultados obtidos pelo presente projeto no SEURS e em outros eventos de extensão universitária.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LOURENCO DA SILVA3
ALESSANDRA CORTES TEOTONIO
ALISSON QUADROS WEYMER
ANA CAROLINA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
DEBORAH TROTA FARIAS DE ALBERNAZ
DEBORAH TROTA FARIAS DE ALBERNAZ
FERNANDA CARDOSO TEIXEIRA
GIOVANA DUZZO GAMARO15
GIOVANNA RODRIGUES ROGINA DIAS
GUSTAVO DAVILA NUNES
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA1
JESSICA DOS SANTOS RIOS
JÉSSICA MARQUES OBELAR RAMOS
MANUELA SCHEIN
MÁRCIA LUCIANA FARIAS DA SILVA
REJANE GIACOMELLI TAVARES2
ROSELIA MARIA SPANEVELLO1
TACIA KATIANE HALL
YOHANNA KRISTHIE CABRAL MORAES

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