Nome do Projeto
Princípios para as ações de Educação Alimentar e Nutricional / e-book II
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/05/2022 - 01/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
"A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é o campo do conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Insere-se em uma das diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e, assim, configura-se como estratégia fundamental para o enfrentamento das problemáticas brasileiras referentes à má nutrição, como o excesso de peso e a obesidade, permitindo refletir sobre toda a cadeia produtiva – produção, abastecimento e acesso a alimentos adequados e
saudáveis"(BRASIL, 2018).
Com a pandemia mundial atual, foi proposto na disciplina de Educação Nutricional, do curso de nutrição, metodologias ativas ao longo da disciplina e, como resultado, sugeriu-se a elaboração de um e-book com algumas das atividades realizadas pelos alunos de ensino remoto. Estas atividades foram selecionadas conforme interesse dos alunos em participarem do projeto atual, avaliadas e discutidas pelo grupo de estudo.
Objetivo Geral
Incentivar e ampliar a reflexão e as discussões debate sobre os princípios para as ações de educação alimentar e nutricional, por meio de atividades desenvolvidas na disciplina de Educação Nutricional, no Curso de Nutrição, na Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas, assim como elaborar um e-book com as atividades selecionadas.
Justificativa
Com o início da pandemia da Covid-19 no mundo, o ensino de uma forma geral precisou se adequar ao sistema remoto. Diante disso, as metodologias de ensino precisaram ser adaptadas de forma que os alunos não perdessem o interesse nos conteúdos ministrados. Para isso, uma
das estratégias usadas foi o uso de "metodologias ativas onde o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de
maneira autônoma e participativa".
" Enquanto política pública, a EAN pode ocorrer em diversos setores e deverá observar os princípios organizativos e doutrinários do campo no qual está inserida. Assim, na esfera da segurança alimentar e nutricional, deverá observar os princípios do SISAN; na saúde, os princípios do SUS, na
educação, os princípios do PNAE, na rede sociassitencial, os principios do SUAS e assim sucessivamente. A esses princípios estruturantes se somam:
I. Sustentabilidade social, ambiental e econômica
II. Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
III. Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes
naturezas.
IV. A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória.
V. A Promoção do autocuidado e da autonomia.
VI. E Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos.
VII. A diversidade nos cenários de prática.
VIII. Intersetoriedade.
IX. Planejamento, avaliação e monitoramento das ações".
((BRASIL, 2012)
das estratégias usadas foi o uso de "metodologias ativas onde o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de
maneira autônoma e participativa".
" Enquanto política pública, a EAN pode ocorrer em diversos setores e deverá observar os princípios organizativos e doutrinários do campo no qual está inserida. Assim, na esfera da segurança alimentar e nutricional, deverá observar os princípios do SISAN; na saúde, os princípios do SUS, na
educação, os princípios do PNAE, na rede sociassitencial, os principios do SUAS e assim sucessivamente. A esses princípios estruturantes se somam:
I. Sustentabilidade social, ambiental e econômica
II. Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
III. Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes
naturezas.
IV. A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória.
V. A Promoção do autocuidado e da autonomia.
VI. E Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos.
VII. A diversidade nos cenários de prática.
VIII. Intersetoriedade.
IX. Planejamento, avaliação e monitoramento das ações".
((BRASIL, 2012)
Metodologia
Serão realizadas reuniões semanais (em plataformas virtuais) em dias e horários previamente marcados entre o grupo do Projeto, afim de planejar, construir e desenvolver o e-book.
O conteúdo do e-book serão as atividades realizadas pelos alunos de graduação da disciplina de Educação Nutricional, do curso de nutrição, da faculdade de nutrição da UFPEL, durante o período de calendário alternativo e remoto (on line), sobre os Princípios para as Ações de Educação Alimentar e Nutricional, publicados no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Politicas Públicas, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no ano de 2021.
Todos os alunos os quais tiverem interesse em ter suas atividades inseridas no e-book,preencheram e assinaram um TERMO de AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E MATERIAL ACADÊMICO, o qual o coordenador do Projeto de ensino manterá armazenado aos seus cuidados por um período de 5 anos.
Após finalizado, pretende-se fazer ampla divulgação do material (e-book).
O conteúdo do e-book serão as atividades realizadas pelos alunos de graduação da disciplina de Educação Nutricional, do curso de nutrição, da faculdade de nutrição da UFPEL, durante o período de calendário alternativo e remoto (on line), sobre os Princípios para as Ações de Educação Alimentar e Nutricional, publicados no Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Politicas Públicas, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no ano de 2021.
Todos os alunos os quais tiverem interesse em ter suas atividades inseridas no e-book,preencheram e assinaram um TERMO de AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM E MATERIAL ACADÊMICO, o qual o coordenador do Projeto de ensino manterá armazenado aos seus cuidados por um período de 5 anos.
Após finalizado, pretende-se fazer ampla divulgação do material (e-book).
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se incentivar e ampliar a reflexão e discussões sobre o tema proposto entre os discentes de diferentes cursos de Nutrição, assim como possíveis interessados de outras áreas afins, com o material elaborado e discussões propostas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE KERN VILKE | |||
ADRIZE MENDES RIVAROLI | |||
ALESSANDRA PEGORARO SCHIAVON | |||
ALICE NEUTZLING THUROW | |||
ALINE BARENHO PEREIRA | |||
ALINE SANTOS DE ALMEIDA PAZ DIAS | |||
AMANDA DE MATTOS DA SILVA | |||
BETIELE BADIA | |||
BIANCA MACHADO DE AVILA | |||
BRUNA DO NASCIMENTO BASSI | |||
BRUNA MADRUGA DE OLIVEIRA | |||
BRUNA SOUZA DO NASCIMENTO | |||
CINTIA RADDATZ FAHL MACHADO | |||
CRISTINA CORREA KAUFMANN | 1 | ||
EDIANA VÖLZ NEITZKE KARNOPP | |||
EDUARDA DALLMANN LOPES PEREIRA | |||
EMILI CAMPOS DOS SANTOS | |||
FABÍOLA DA SILVA RODRIGUES | |||
FERNANDA FERREIRA NUÑEZ | |||
FERNANDA RAFAELA BIERHALS PRANDO | |||
FRANCIANE AMARAL RIBEIRO | |||
FRANCIÉLLY BECKER LESSA | |||
GABRIEL ERVINO BERTOLINI RECH | |||
GABRIELE PERLEBERG | |||
GABRIELLE ALONCO FORTES | |||
GICELE COSTA MINTEM | 1 | ||
GIULIA DA CUNHA PEREIRA | |||
INECILDA PRESTES DA COSTA | |||
ISABELA BRESOLIN RODRIGUES | |||
JONATHAN LUIZ CHAVES DORNELES | |||
JORDANA MÜLLER GUIMARÃES | |||
JULIA BARDOU YUNES CARDOSO | |||
JULIANA DE FREITAS ROSA DUTRA | |||
JULIANO SEQUEIRA NOGUEIRA | |||
JÚLIA PORTO HEPP | |||
JÚLIA SOARES RIBEIRO CORRÊA | |||
KAREN RIBEIRO MACHADO | |||
KARINA DOS SANTOS ALVES | |||
LARISSA DA COSTA SERGIO | |||
LARISSA FARIAS SILVA | |||
LAURA POHL COSTA | |||
LAURA VARGAS HOFFMANN | |||
LAUÊNI LESSA DA LUZ | |||
LAÍZA RODRIGUES MUCENECKI | |||
LUANA PEREIRA DE AZEVEDO | |||
LUIZA OLIVEIRA DELAMARE | |||
Larissa David Soares | |||
MARIANA LEAL DE CASTRO | |||
MARIANA MARINS CLEFF | |||
MARINA BERNEIRA DA SILVA | |||
MARINA SILVEIRA PENADEZ | |||
MAYARA MAYDANA MENDES | |||
MELINA SANTOS BORBA | |||
NADINE COSTA GONÇALVES | |||
NICOLE STEFANNY FREITAS DE OLIVEIRA SILVA | |||
PAMELA LEANDRO DA SILVA CORREA | |||
PAOLA GIMENES CASSANA | |||
PATRICIA GOMES VIVIAN | |||
PATRÍCIA ZARDINELLO | |||
RAFAEL DA CUNHA RIBEIRO | |||
RAQUEL BARROS DA SILVA | |||
RAÍSSA MATTOZO CIRIACO | |||
ROBERTA BASCKE SANTOS | |||
ROSANILDE MARIA DE ALMEIDA | |||
SABRINA RODRIGUES FILIPPINI | |||
SANDY COSTA MACHADO | |||
TAINARA RADTKE DOS SANTOS | |||
THAIS GULARTE DELLA VECHIA | |||
THALIA DE CARVALHO OLIVEIRA | |||
THAÍS PEREIRA BRANCO | |||
TIFFANY ALMEIDA DUARTE | |||
VICTORIA MASCARENHAS BORBA | |||
VICTÓRIA DE FREITAS CECHET | |||
VITÓRIA AMARAL VAHL | |||
VITÓRIA WACHHOLZ GONÇALVES | |||
ÂNDRIA MATHIAS PEREIRA | |||
ÉRICA HEMP GONÇALVES |