Nome do Projeto
Ações do PET Conservação e Restauro 2022
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/02/2022 - 23/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Programa de Educação Tutorial em Conservação e Restauro desenvolve anualmente uma série de ações que visam o desenvolvimento amplo dos estudantes que participam do grupo e da comunidade acadêmica do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. As atividades do grupo oportunizam o desenvolvimento do conhecimento por meio de ações que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão universitários através de discussões transversais e considerando o desenvolvimento de uma gama diversa de habilidades e competências para além daquelas dispostas no Projeto Pedagógico. O desenvolvimento dessas atividades é dado, na maioria das vezes, em âmbito interdisciplinar, buscando o transdisciplinar, visando a diminuição da evasão do curso, o nivelamento de conhecimentos acadêmicos e o estabelecimento de uma visão ampla dos discentes, referente a constituição material e imaterial dos bens culturais, as instâncias que os cercam, e as características do campo de atuação do conservador-restaurador no setor público ou privado.

Objetivo Geral

Registrar as ações do PET Conservação e Restauro do ano de 2022; Colaborar com a formação ampla dos alunos do curso de Conservação e Restauração e do PET; Colaborar com a diminuição da evasão do curso de Conservação e Restauro; colaborar com nivelamento de conhecimentos dos alunos do curso de Conservação e Restauração; Integrar alunos do cursos de conservação e restauração brasileiros; integrar petianos da UFPel.

Justificativa

O programa em geral é importante para a educação brasileira, para a UFPel e no caso específico do curso de Conservação e Restauração, o PET-Conservação e Restauro tem correspondido de forma potente em relação ao desenvolvimento de atividades formativas dos alunos. Em 2021, por exemplo, o PET-CR contribuiu de forma exemplar na organização do VI encontro Luso-brasileiro de Conservação e Restauração, fomentando grupos de discussão dos estudantes brasileiros e portugueses em torno da regulamentação da profissão e de outros assuntos atinentes à área da preservação do patrimônio cultural e da formação de conservadores-restauradores.

Metodologia

As atividades do PET-CR São planejadas nas reuniões do grupo, sempre de forma horizontal e com forte protagonismo dos alunos. É feito um calendário distribuindo as ações semanalmente e ao longo dos semestres. As atividades também são avaliadas nas reuniões, quando se discute a manutenção, modificação ou descarte das ações para o próximo ano e se elabora o relatório anual das atividades do PET.

Indicadores, Metas e Resultados

Em relação à formação dos alunos: espera-se que: 1) se aprofundem conhecimentos teóricos e práticos possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à área de formação; se ampliem conhecimentos de áreas transversais à área de formação; 3) que se debata sobre assuntos gerais, relacionados à formação ampla dos sujeitos.
Em relação à produção do conhecimento: Espera-se que os alunos adquiram habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas científicas acadêmicas; e que as pesquisas alavancadas através do PET tenham pertinência para esta área de conhecimento em formação e que seus resultados sejam devidamente publicados nos meios adequados conforme o nível de aprofundamento dos trabalhos.
Em relação ao serviço prestado à comunidade: muitas atividades são abertas à comunidade, promovendo interação entre acadêmicos e sociedade em geral; divulgação da profissão do conservador-restaurador para a comunidade; atividades de conservação e restauração desenvolvidas sobre bens patrimoniais públicos que retornam à sociedade em melhores condições de fruição.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA FERNANDES DA SILVA
ANTONIO RAMOS DE SANTANA NETO
CAMILLA HENRIQUES MAIA DE CAMARGOS
CLARA RIBEIRO DO VALE TEIXEIRA
CLARISSA MARTINS NEUTZLING
DANIELE BALTZ DA FONSECA9
Frederico Sampaio Alves
HELENA BRAGA FARHAT
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA
LUPEHUARA DA CONCEICAO GOMES DE ZEVALLOS
Letícia Quintana Lopes
MARCIO LEANDRO FRAGA DAMACENO
MARIA HIASMIM BARBOSA ARAUJO
Renata Almeida Teles

Página gerada em 25/04/2024 07:26:37 (consulta levou 0.170302s)