Nome do Projeto
Ações do PET Conservação e Restauro 2022
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/02/2022 - 23/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Programa de Educação Tutorial em Conservação e Restauro desenvolve anualmente uma série de ações que visam o desenvolvimento amplo dos estudantes que participam do grupo e da comunidade acadêmica do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. As atividades do grupo oportunizam o desenvolvimento do conhecimento por meio de ações que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão universitários através de discussões transversais e considerando o desenvolvimento de uma gama diversa de habilidades e competências para além daquelas dispostas no Projeto Pedagógico.
O desenvolvimento dessas atividades é dado, na maioria das vezes, em âmbito interdisciplinar, buscando o transdisciplinar, visando a diminuição da evasão do curso, o nivelamento de conhecimentos acadêmicos e o estabelecimento de uma visão ampla dos discentes, referente a constituição material e imaterial dos bens culturais, as instâncias que os cercam, e as características do campo de atuação do conservador-restaurador no setor público ou privado.
Objetivo Geral
Registrar as ações do PET Conservação e Restauro do ano de 2022; Colaborar com a formação ampla dos alunos do curso de Conservação e Restauração e do PET; Colaborar com a diminuição da evasão do curso de Conservação e Restauro; colaborar com nivelamento de conhecimentos dos alunos do curso de Conservação e Restauração; Integrar alunos do cursos de conservação e restauração brasileiros; integrar petianos da UFPel.
Justificativa
O programa em geral é importante para a educação brasileira, para a UFPel e no caso específico do curso de Conservação e Restauração, o PET-Conservação e Restauro tem correspondido de forma potente em relação ao desenvolvimento de atividades formativas dos alunos. Em 2021, por exemplo, o PET-CR contribuiu de forma exemplar na organização do VI encontro Luso-brasileiro de Conservação e Restauração, fomentando grupos de discussão dos estudantes brasileiros e portugueses em torno da regulamentação da profissão e de outros assuntos atinentes à área da preservação do patrimônio cultural e da formação de conservadores-restauradores.
Metodologia
As atividades do PET-CR São planejadas nas reuniões do grupo, sempre de forma horizontal e com forte protagonismo dos alunos. É feito um calendário distribuindo as ações semanalmente e ao longo dos semestres. As atividades também são avaliadas nas reuniões, quando se discute a manutenção, modificação ou descarte das ações para o próximo ano e se elabora o relatório anual das atividades do PET.
Indicadores, Metas e Resultados
Em relação à formação dos alunos: espera-se que: 1) se aprofundem conhecimentos teóricos e práticos possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à área de formação; se ampliem conhecimentos de áreas transversais à área de formação; 3) que se debata sobre assuntos gerais, relacionados à formação ampla dos sujeitos.
Em relação à produção do conhecimento: Espera-se que os alunos adquiram habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas científicas acadêmicas; e que as pesquisas alavancadas através do PET tenham pertinência para esta área de conhecimento em formação e que seus resultados sejam devidamente publicados nos meios adequados conforme o nível de aprofundamento dos trabalhos.
Em relação ao serviço prestado à comunidade: muitas atividades são abertas à comunidade, promovendo interação entre acadêmicos e sociedade em geral; divulgação da profissão do conservador-restaurador para a comunidade; atividades de conservação e restauração desenvolvidas sobre bens patrimoniais públicos que retornam à sociedade em melhores condições de fruição.
Em relação à produção do conhecimento: Espera-se que os alunos adquiram habilidades e competências relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas científicas acadêmicas; e que as pesquisas alavancadas através do PET tenham pertinência para esta área de conhecimento em formação e que seus resultados sejam devidamente publicados nos meios adequados conforme o nível de aprofundamento dos trabalhos.
Em relação ao serviço prestado à comunidade: muitas atividades são abertas à comunidade, promovendo interação entre acadêmicos e sociedade em geral; divulgação da profissão do conservador-restaurador para a comunidade; atividades de conservação e restauração desenvolvidas sobre bens patrimoniais públicos que retornam à sociedade em melhores condições de fruição.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CAROLINA FERNANDES DA SILVA | |||
ANTONIO RAMOS DE SANTANA NETO | |||
CAMILLA HENRIQUES MAIA DE CAMARGOS | |||
CLARA RIBEIRO DO VALE TEIXEIRA | |||
CLARISSA MARTINS NEUTZLING | |||
DANIELE BALTZ DA FONSECA | 9 | ||
Frederico Sampaio Alves | |||
HELENA BRAGA FARHAT | |||
HUGO LUIZ BARRETO DA SILVA | |||
LUPEHUARA DA CONCEICAO GOMES DE ZEVALLOS | |||
Leticia Quintana Lopes | |||
MARIA HIASMIM BARBOSA ARAUJO | |||
MÁRCIO LEANDRO FRAGA DAMACENO | |||
RENATA ALMEIDA TELES |