Nome do Projeto
Desenvolvimento de embalagens absorvedoras de etileno utilizando fibras ultrafinas de zeína incorporadas de TiO2
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
07/03/2022 - 30/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O etileno é o hormônio responsável pelo amadurecimento de frutas e hortaliças, sua presença em ambientes de transporte e armazenamento de produtos hortícolas promove a ativação de genes envolvidos na síntese de enzimas responsáveis por diversas mudanças nos tecidos, acelerando a senescência. Uma tecnologia emergente para prolongar a vida útil destes produtos é a utilização de compostos com ação fotocatalítica frente ao etileno, promovendo sua conversão completa em dióxido de carbono e água, como é o caso do dióxido de titânio (TiO 2 ). Este projeto de tese tem como objetivo produzir e caracterizar fibras ultrafinas de zeína incorporadas com TiO 2 através da técnica de electrospinning, e avaliar sua atividade fotocatalítica frente ao etileno quando exposto a luz UV durante o armazenamento de tomate cereja. O projeto será dividido em experimentos (I, II e III) sendo que no primeiro o TiO 2 será funcionalizado pelo método de sol-gel, e será determinada a condição com maior percentual de fase cristalina anatase. No experimento II, serão produzidas as fibras ultrafinas de zeína (30% de zeína (p/v) dissolvidas em etanol 70% (v/v)), incorporadas de TiO 2 nas concentrações de 1, 2, 3, 4 e 5%. As soluções serão avaliadas quanto a viscosidade aparente e condutividade elétrica. As fibras ultrafinas serão caracterizadas através das análises de morfologia e distribuição de diâmetro, espectroscopia de energia dispersiva, análise termogravimétrica, grupos funcionais pelo FTIR, difração de raio X e ângulo de contato. Ainda no experimento II, será desenvolvido um filme laminado de amido com as fibras ultrafinas e este será caracterizado pelas propriedades morfológicas, mecânicas e de barreira. A concentração de TiO 2 que apresentar fibras homogêneas e ausentes de beads, será selecionada para o experimento III, em que serão realizados os ensaios de aplicação das fibras ultrafinas incorporadas de TiO 2 na forma de sachê e na forma de filme de amido laminado durante o armazenamento de tomates cereja, os quais serão caracterizados pela concentração de etileno por cromatografia gasosa, teor de sólidos solúveis totais, acidez, firmeza de polpa, cor, compostos voláteis, perda de massa, determinação de licopeno e carotenoides totais.

Objetivo Geral

Produzir e caracterizar fibras ultrafinas de zeína incorporadas com TiO2 pela técnica de electrospinning, e avaliar sua atividade fotocatalítica frente ao etileno em embalagens contendo tomate cereja.

Justificativa

O tomate cereja comercializado na forma de bandejas (minimamente processado) em comércios, tem um período de durabilidade muito pequeno por ser muito perecível. Esta pequena capacidade de manter-se em bom estado se resume na alta taxa de etileno produzida por estes frutos. Uma maneira de reduzir o etileno formado, o que danifica os frutos, é de utilizar materiais que tem a capacidade de absorção deste gás. Películas formadas por ultrafibras incorporadas com óxido de titânio podem ser eficazes na absorção de etileno.

Metodologia

O projeto será dividido em experimentos I, II e III. No experimento I, será efetuada a funcionalização de TiO2 pelo método sol-gel em diferentes condições, conforme apresentado na Tabela 2.

Tabela 2- Delineamento experimental para a funcionalização de TiO2 pelo método sol-gel.
Variáveis independentes Variáveis dependentes
Amostra Etanol (%) Butóxido de titânio (%) Ácido acético (%) Água (%) Análises
1 40 20 20 20 raios x
2 28,5 14,5 28,5 28,5 EDX*
3 40 20 40 0 MEV*
4 50 25 25 0 FTIR*

* Onde EDX= Energia Dispersiva de Raio X; MEV= Microscopia Eletrônica de varredura; FTIR= Espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier. 4x4x3=48 determinações.

No experimento II, o qual é apresentado na Tabela 3, serão avaliados os parâmetros das soluções e será efetuada a produção das fibras ultrafinas de zeína incorporadas com TiO2, bem como dos filmes de amido laminado com estas fibras. As fibras e os filmes serão caracterizados, e será determinada a concentração de TiO2 em que é possível obter fibras homogêneas e sem beads.

Tabela 3- Delineamento experimental para a produção e caracterização de fibras ultrafinas de zeína incorporadas com TiO2 e filmes de amido laminado com as fibras ultrafinas de zeína incorporadas com TiO2.

Variáveis independentes Variáveis dependentes
TiO2 (% (p/v))
0 Soluções poliméricas
1 Morfologia e distribuição de diâmetro (MEV) e
2 Espectroscopia de energia dispersiva (EDS)
3 Filmes de amido laminado com fibras ultrafinas
4 Avaliação macroscópica Cor e opacidade Propriedades mecânicas
5 Propriedades térmicas por análise termogravimétrica (TGA) Grupos funcionais (FTIR)
Espessura
Ângulo de contato Difração de Raio X
Morfologia e distribuição de diâmetro (MEV) e Espectroscopia de energia dispersiva (EDS)
Permeabilidade ao vapor de águ
6x20x3=360 determinações.

No experimento III (Tabela 4), serão executados os testes de aplicação das fibras ultrafinas de zeína incorporadas com TiO2 no armazenamento de tomate cereja durante 15 dias.

Tabela 4- Delineamento experimental para a aplicação das fibras ultrafinas de zeína incorporadas com TiO2 no armazenamento de tomate cereja.
Variáveis independentes

Tipo de armazenamento Concentração de fibras na embalagem (mg.cm-3)* Variáveis dependentes
Sólidos solúveis
Controle (sem fibras) acidez
Sachês com fibras de zeína incorporadas de TiO2 x cor
Filme de amido laminado com fibras de zeína incorporadas de TiO2 y firmeza polpa
Concentração de etileno por GC
Perda de Massa
Determinação de licopeno
Carotenoides totais
* As concentrações de fibras que serão utilizadas nas embalagens serão determinadas em testes preliminares. 3x4x8x15x3= 4320 determinações.

Indicadores, Metas e Resultados

Obter pelo menos uma formulação de fibras incorporadas com óxido de titanio que sejam eficazes na redução do etileno durante o armazenamento de tomates tipo cereja.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA WENDT BÖHMER MAAS
ELESSANDRA DA ROSA ZAVAREZE1
GABRIEL LUCAS PAIL
LAURA MARTINS FONSECA
RUI CARLOS ZAMBIAZI2

Página gerada em 28/03/2024 12:56:01 (consulta levou 0.144699s)