Nome do Projeto
VII Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política. Ética e Política em tempos de pandemia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/12/2021 - 17/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas teve início em março de 2008 e constatou, ao longo dos anos, a necessidade de estabelecer contatos com professores/pesquisadores de outras instituições. Diante disse, surgiu a ideia de organizar bianualmente um evento que possibilitasse este contato com pesquisadores em ética e filosofia política, área de concentração de nosso programa, denominado Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política. Este evento, cujo início data o ano de 2009, realiza-se sempre nos anos ímpares e discute sempre um tema específico de ética e/ou filosofia política em cada edição. Devido à pandemia da COVID-19, o Congresso será realizado excepcionalmente em um ano par, tendo em vista também que a UFPel não normalizou o calendário acadêmico. O VII Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política tratará do tema: Ética e política em tempos de pandemia, contando com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais reconhecidos, É o primeiro congresso realizado na modalidade on-line, contando com 4 conferências noturnas, seguidas de debates: 14 de março, segunda-feira, 19h Abertura: Reitora Isabela Fernandes; Vice-Reitora: Ursula Rosa Conferência de abertura: As relações de gênero em intersecção com raça no contexto brasileiro – Yara Frateschi (UNICAMP). Debatedora: Halina Leal (FURB) 15 de março, terça-feira, 19h Conferência: Liberdade individual ou autonomia pessoal (paciente e médico) na pandemia da COVID-19: Darlei Dall’Agnol (UFSC). Debatedor: Pedro Hallal (UFPel). 16 de março, quarta-feira, 19h Conferência: Por que transmodernizar o republicanismo? Santiago Castro-Gómez (Pontifícia Universidad Javeriana/Colômbia) Debatedora: Luciana Ballestrin (UFPel) 17 de março, quinta-feira, 19h. Conferência de encerramento: Os porões brasileiros da democracia: Paulo Arantes (USP): Debatedor: Ernani Chaves (UFPA)

Objetivo Geral

Propiciar a análise e a discussão de temas relevantes e atuais da ética e da política, no contexto atual da pandemia da COVID-19, sobre os temas da democracia, gênero, feminismo, liberdade, bioética, republicanismo.

Justificativa

Relevância de analisar, apresentar e discutir as temáticas supracitadas no âmbito do Congresso Internacional, promovendo a interação entre professorxs, pesquisadorxs, pós-graduandxs e interessados da comunidade acadêmica e da comunidade em geral.

Metodologia

- Apresentação de conferências;
- Debates com os conferencistas;
- Espaço para discussão com o público participante;
- Utilização da plataforma StreamYard e transmissão pelo YouTube
- Avaliação dos resultados no âmbito do PPGFilosofia.

Indicadores, Metas e Resultados

- Análise rigorosa e argumentativa sobre os temas da ética e política a serem abordados, como resposta aos desafios da pandemia causada pelo SARS-COV-19.
- Impacto das conferências e debates nas pesquisas e investigações desenvolvidas no âmbito do PPGFIL.
- Participação da comunidade acadêmica, principalmente de alunxs de graduação e de pós-graduação da UFPel, e de outras universidades públicas, comunitárias e particulares, do Brasil e da América Latina.
- Integração entre pesquisadores de centros de pesquisa da UFPel, como Epidemiologia, Ciência Política, Filosofia e Ciências Sociais.
- Espera-se fomentar um debate qualificado com a comunidade pelotense e rio-grandense, principalmente, ao propormos questões que são de urgência e relevância ético-política.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRÍS DA SILVA SEUS
BRUNA DOS SANTOS LEITE
CELINA ALCANTARA BROD
CLADEMIR LUIS ARALDI6
Carolina Moreira Paulsen
DANILO ROSA GONÇALVES
DEISE PORTO KUNZ
DIEGO ECHEVENGUÁ QUADRO
Dirceu Arno Krüger Junior
Dirceu Arno Krüger Junior
Enilson Silva Gonçalves
FELIPE BRIÃO WEISS
FLÁVIA FERREIRA TRINDADE
HIPPOLYTO RICARDO DA SILVA RIBEIRO
Humberto Mireski
JULIO HENRIQUE CARVALHO PEREIRA
Jean Rogers Rodrigo de Sousa
Josiana Barbosa Andrade
KEBERSON BRESOLIN12
LUIS EDUARDO XAVIER RUBIRA11
Marcelo da Silva Fabres
PAULO EDUARDO DA SILVA NUNES
Sonia Maria da Silva
THAÍS CRISTINA ALVES COSTA
WAGNER SOARES FRANÇA
WILLIAN ALONSO DOS SANTOS

Página gerada em 25/04/2024 12:52:21 (consulta levou 0.161422s)