Nome do Projeto
Materiais e Técnicas de Conservação e Restauração de Pinturas: Grupo de estudos interdisciplinares
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/03/2022 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O projeto de ensino visa contribuir para formação dos alunos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis através da formação de um grupo de estudos interdisciplinares sobre materiais e técnicas e restauração de pinturas. As atividades serão realizadas no Laboratório de Pintura do Curso de Conservação e Restauração de Pinturas de Bens Culturais Móveis e no AVA UFPel e também encontros síncronos através da WEBCONF. O projeto está adequado para a nova situação que estamos vivendo durante a pandemia da COVID 19, podendo as atividades acontecer remotamente e assim como podem acontecer de forma presencial respeitando os protocolos estabelecidos pela UFPel. Os conteúdos do projeto foram divididos em tópicos quinzenais no AVA UFPEL e os encontros síncronos poderão acontecer na WEBCOF semanalmente ou em horários presenciais pré-agendados com os participantes para a realização das atividades práticas. No Ava os conteúdos foram divididos em tópicos, a saber: Tópico 1 - Apresentação do projeto: Estudo dos Materiais e Técnicas de Conservação e Restauração de Pinturas Tópico 2 - O que é pintura? Tópico 3 - As cores Tópico 4 - Entenda tudo sobre as cores - Discussão Tópico 5 - Confecção do Disco das Cores -Lição - Envio do disco das cores no Fórum Tópico 6 - Leituras: SILVA, Silvana Borges. Lacunas da Obra de Arte: Problemáticas e Soluções nas Metodologias de Reintegração Cromática - Arquivo; Power Point 29/06 - Arquivo; Revista Piratininga - número 3 - Silvana Borges, Como se Fazem as Cores - Arquivos. Tópico 7 -A cor aplicada a conservação e restauração Tópico 8 - Reintegração Cromática -Arquivo Tópico 9 - A cor na arte e na restauração - Arquivo Tópico 10- O artista e o restaurador - Arquivo Tópico 11 - Revisão da Literatura - Arquivo Tópico 12 - Exercícios Práticos: Escalas de saturação/ Diluição; Escalas de Matizes; Escala do uso de cores complementares; Escala utilizando a mistura de cores selecionando e efetuando a variação de cores primárias; Escalas de cinzas cores - diluição; Escalas de cinzas - mistura de branco. Tópico 13 -técnicas de reintegração pintora - Exercícios Práticos: Pontilhismo; Tracejado; Veladura; Exercícios com utilização das ilustrações; Reintegração explodida; Tópico 14 - Van Dyck | Reintegración cromática - Vídeo Tópico 15 - Misturando cores com auxílio do disco de cores - Vídeo Tópico 16 - Técnicas de reintegração pictórica - As Técnicas de Reintegração Cromática na Pintura: revisão historiográfica - Arquivo Tópico 17 - Terminologia associada à conservação e restauro de pintura - Arquivo Tópico 18 - Pigmentos Tópico 19 - História dos Pigmentos - (Winsor e Newton) -Arquivo Estes são os conteúdos que podem ser desenvolvidos de forma remota, mas também serão organizadas atividades presenciais respeitando o distanciamento social e seguindo os protocolos estabelecidos pelo Comitê COVID da UFPel.

Objetivo Geral

Capacitar os alunos de conservação e restauração de bens culturais móveis para uma atuação profissional ética e qualificada, a partir do estudo teórico dos conceitos relativos as técnicas de execução de pinturas, conceitos sobre cor, conceitos de conservação e restauração de pinturas, assim como da experiência prática em laboratório.
As atividades que antes da pandemia que eram realizadas de forma exclusivamente presencial no Laboratório de Pintura do Curso de Conservação e Restauração de Pinturas de Bens Culturais Móveis, se adequaram ao período pandêmico e poderão acontecer de forma remota nas duas plataformas digitais oferecidas pela UFPEL (AVA e WEBCONF).

Justificativa

O curso de conservação e restauração de bens culturais móveis oferece atualmente duas disciplinas de conservação e restauração de pintura, a constar: Conservação e Restauração de Pintura I e II. Levando em consideração a amplitude dos conteúdos teóricos e práticos que devem ser abordados nestas disciplinas e carga horária limitada, torna-se necessária a criação de um projeto de ensino através de um grupo de estudos que reforce os conceitos trabalhados em sala de aula, visando a qualificação profissional através do trabalho prático. Além disso prevê ampliar o número de obras restauradas dentro do laboratório de pintura, que são principalmente tratadas durante o período de aula.

Metodologia

A metodologia será pautada na leitura critica e discussão de textos referentes às práticas de conservação e restauração de pinturas; na realização de exercícios práticos de conservação e restauração de pinturas; na elaboração de documentos referentes aos processos de intervenção realizados em laboratório; e no preenchimento de relatórios técnicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Com o resultado desta ação espera-se formar um aluno melhor preparado para atuação profissional. Além disso este projeto será responsável por acelerar os processo de restauração de pinturas que aguardam por intervenções.

A avaliação do projeto deverá contemplar:
- Participação crítica nas leituras e discussões de textos;
- Justificativa dos critérios de intervenção;
- Documentação minuciosa do processo de intervenção, incluindo testes e reações inesperadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALBA INÊZ MACIEL
ALESSANDRA SAMARA BERNARDINO DOS SANTOS
ANA BEATRIZ MOREIRA DE LIMA
ANA MARIA LACAU DE MACEDO
ANDREA LACERDA BACHETTINI2
ANNA LUISA ORTEGA DE FREITAS
BERNARDO MONDEK MALIGERI
BRUNA DE OLIVEIRA AVILA
CICERO THIAGO DE OLIVEIRA BALTAZAR
CLÁUDIA BEATRIZ BENTO PIRES
Camila Luiz Elias
DEBORA DA SILVA OLIVEIRA
ELISABETE DA COSTA LEAL
EMILY SOUZA DA COSTA
FABIO GALLI ALVES1
GESSICA FABIANA DE SOUZA DORNELLES
GILSON DE ASSIS CAMPBELLE MAIA
INGRID LAPUENTE CAVALHEIRO
ISADORA DELGADO MELCHEQUE DE AVILA
ISIS FÓFANO GAMA
JOYCE FREITAS SOUSA
JULLIEINNY MACHADO SEDREZ
Julie Teresinha Guedes dos Santos
KELI CRISTINA SCOLARI2
KETLIN VITORIA MENEGUSSE
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS1
MARIA CELOI DA SILVA VOLZ
Mariana Pasetto Corrêa
NATHALIA DA SILVA BENITO
PAOLA LOUREIRO ROTTER
ROBERTO HEIDEN1
SAYWA YOLANDA ALMARAZ FLORES
SOPHIA BETTINI GOMES
ZARLETE BEATRIZ MACHADO WÜRDIG

Página gerada em 26/04/2024 14:28:33 (consulta levou 0.195783s)