Nome do Projeto
Assistência Nutricional Ambulatorial a Gestantes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2022 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A atenção integral a saúde contempla todas as ações de cuidado, garantindo o bem-estar da população assistida, em especial para os indivíduos de grande vulnerabilidade, a exemplo de crianças, gestante e idosos. O Ambulatório de Nutrição da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) presta acompanhamento e supervisão dietética à população desde 1995. Entre as ações previstas está a supervisão nutricional a gestantes e puerperas do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da FAMED. Os levantamentos periódicos dos atendimentos prestados a esta população destacam uma população de baixa renda, relações familiares conflitantes e vulnerabilidade social. Observa-se que a atenção nutricional e os cuidados com a alimentação muitas vezes são negligenciados. No atendimento pré-natal é fundamental a supervisão nutricional ao longo da gestação para garantir a saúde da mulher na gestação e no pós-parto, o ganho de peso adequado do bebê ao nascer e promover o aleitamento materno exclusivo. O presente projeto de extensão tem por objetivo manter as ações de supervisão e atendimento nutricional a gestantes junto a práticas acadêmicas do Curso de Nutrição.

Objetivo Geral

Realizar ações de atenção saúde e supervisão nutricional a gestante por meio de práticas de atendimento individual e em grupo que atendam as necessidades pautadas na atenção pré-natal e pós-natal a mulheres, orientadas pelos princípios e diretrizes do SUS. Dentre as ações planejadas constam a assistência e supervisão nutricional, monitoramento do ganho de peso gestacional, e manejo em situações de complicações, divulgação de temas relacionados aos cuidados materno e infantil em mídias sociais.

Justificativa

Nas ações de assistência em saúde, o governo, através do Projeto Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (BRASIL, 2001), tem trabalhado para que as instituições de saúde resgatem a importância da totalidade do ser humano, visualizando-o como um ser biológico, psicológico, cultural e social, indissociavelmente. Entende-se que a tarefa primordial dos docentes e profissionais que atuam no SUS é promover em seus espaços de prática acadêmica a vivência e treinamento de qualidade aos acadêmicos, da mesma forma que promove a difusão de seus conhecimentos a comunidade. A integração do ensino
a extensão estão nos objetivos da Universidade Federal de Pelotas. A estrutura do Sistema de Saúde da Universidade Federal de Pelotas auxilia significativamente na saúde de Pelotas e região, atendendo os níveis
de atenção à saúde, e conta com o ambulatório de atenção em média complexidade (onde se reúnem diversas especialidades médicas). Neste são desenvolvidas ações de cuidado pré-natal a gestantes. Dentre estas ações consta a assistência e orientação nutricional, monitoramento do ganho de peso gestacional, e manejo nutricional em situações de complicações, como na presença de diabete melito e desvios do ganho de peso, além da promoção do aleitamento materno.

Metodologia

No Ambulatório de Nutrição Materno Infantil do Serviço de Pediatria da Famed/UFPel são desenvolvidas atividades de assistência nutricional e promoção a saúde de gestantes e puerperas conduzidas pela Faculdade de Nutrição. Estão a frente deste projeto as duas docentes da disciplina de Nutrição Materno Infantil do curso de Nutrição que supervisionam as ações de Nutrição realizadas nesta área. Tais ações são desenvolvidas no cenário de prática da disciplina de graduação e em atendimentos de extensão. As atividades caracterizam-se por atendimentos individuais e em grupo a gestantes, com intuito principal a supervisão nutricional a mulher durante a gestação, e manejo em situações de gestantes com complicações. Os encaminhamentos ocorrem a partir da equipe de assistência pré-natal do Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia da Famed e da atenção primária do SUS; As ações realizadas são:
- Atenção à Saúde da Gestante: Realizar diagnóstico nutricional, identificar fatores de risco e planejar intervenções nutricionais individualizadas com objetivo de assegurar um adequado crescimento e desenvolvimento pré e pós natal, bem como, minimizar o impacto negativo da gestação de risco para mãe e filho.
- Promoção ao Aleitamento Materno: Auxiliar a gestante e a puérpera na identificação e manejo de complicações frequentes no aleitamento materno.
- Atenção à puericultura: Ênfase na manutenção do aleitamento materno e na introdução da alimentação complementar no primeiro ano de vida.
- Estabelecer o plano de cuidados nutricionais frente a necessidades específicas (ex. diabete gestacional).
- Protocolos: Elaborar protocolos de atendimentos de gestantes.
- Promoção à manutenção e a recuperação da saúde: Organizar e implementar atividades permanentes de educação em saúde direcionadas a gestantes.
- Ações Permanentes de Capacitação Profissional: Planejar e executar atividades permanentes de capacitação discente e docente.
- Mídias sociais: elaborar material de temas relacionados aos cuidados materno e infantil para divulgação em mídia social.

Indicadores, Metas e Resultados

1. Estatística anual de encaminhamentos e atendimentos realizados pelo Serviço de Nutrição;
2. Avaliação do estado nutricional das gestantes encaminhadas, monitoramento do ganho de peso gestacional;
4. Monitoramento do peso ao nascer dos bebês e taxa de amamentação;
5. Avaliação da retenção de peso pós-parto das puerperas;
6. Participação anual em Eventos de Extensão e Congressos Acadêmicos promovidos pela Universidade e região;
7. Publicação de resultados na Revista de Extensão da UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA BEATRIZ MACIEIRA DE SOUZA
BEATRIZ CORVELLO VITOLA PIZANI
BÁRBARA PETER GONÇALVES
CAROLINE RAPHAELLI DE MEDEIROS
DANIELE SANT ANNA VAZ
EDUARDA DE SOUZA SILVA TEIXEIRA
FERNANDA JACOBSEN DUMMER
JULIANA DOS SANTOS VAZ3
LARISSA AMARAL DE MATOS
LAURA POHL COSTA
LAURA VARGAS HOFFMANN
MARIA EDUARDA MARRONI WEILER
MARIELE DOS SANTOS ROSA XAVIER
PAOLA GIMENES CASSANA
SANDRA COSTA VALLE3
TAINARA RADTKE DOS SANTOS
TOMÁS PUYO GUILLAMA

Página gerada em 19/04/2024 13:31:47 (consulta levou 0.151179s)