Nome do Projeto
ENRIQUECIMENTO DE MATRIZES ALIMENTARES COM CAROTENOIDES
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
10/03/2022 - 29/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Segundo estudos, o butiá odorata se destaca pela alta concentração de carotenoides, são compostos responsáveis pela pigmentação de alimentos de origem vegetal e alguns de origem animal, além disso, exibem um caráter lipofílico, sendo insolúveis em água. Considerando a natureza lipofílica dos carotenoides, uma estratégia de utilização destes compostos para enriquecimento seria a sua incorporação em matrizes alimentares que os contenham, dando origem a alimentos funcionais de interessantes à saúde humana. No entanto, é necessário reduzir ou prevenir a degradação desses compostos, além de ampliar sua solubilidade, para isso podem ser utilizadas técnicas de preparo sob a forma de microemulsões. Sistema coloidal que contêm uma fase dispersa formada de pequenas gotículas imiscíveis na fase contínua, podendo ser de óleo-em-água (O/A) ou água-em-óleo (A/O). A grande solubilidade deste sistema permite paralelamente a presença de compostos bioativos solúveis em óleo (ex.: β-caroteno) e compostos solúveis em água (ex.: polifenois). A vantagem da microemulsões em relação à nanoemulsões está no tamanho das gotículas da fase dispersa, que nas nanoemulsões variam de100 a 300 nm, enquanto que nas microemulsões, de 5 a 100 nm. Além disso, as microemulsões apresentam maior estabilidade e clareza óptica do que as nanoemulsões. Assim sendo, este estudo tem por objetivo adicionar extrato rico em carotenoides naturais, extraídos de butiá, e desenvolver microemulsões contendo carotenoides naturais para aplicação em matriz alimentar hidrofílica, a fim de desenvolver produto alimentício enriquecido com propriedades funcionais. Pretende-se ainda, avaliar a estabilidade do produto e dos carotenoides adicionados, bem como a digestibilidade dos carotenoides em condições gastrointestinais simuladas.

Objetivo Geral

Extrair e incorporar carotenoides de fontes naturais e através deste, desenvolver microemulsões contendo carotenoides naturais e, avaliar as possibilidades deste sistema para a aplicação em produto alimentício hidrofílico.

Justificativa

• As emulsões têm provado ser um método poderoso para veicular compostos bioativos.
• As microemulsões formam-se espontaneamente, apresentando uma ampla variedade estrutural com características únicas de estabilidade, capacidade de solubilização, além de serem transparentes, com diâmetro de gotícula menor que 100 nm, consistindo num veículo eficiente para a incorporação de compostos lipofílicos, como os carotenoides.
• Existe alta demanda e preferência do consumidor por produtos naturais e a necessidade de a indústria alimentícia de utilizar novas técnicas que possibilitem a incorporação de compostos bioativos em matrizes alimentares visando o enriquecimento de alimentos com compostos antioxidantes naturais.

Metodologia

Inicialmente será definido a matéria prima para a extração dos carotenóides, em função da disponibilidade, conteúdo de carotenóides e possibilidade de extração em quantidades necessárias ao estudo. Os extratos serão obtidos com solventes orgânicos, liofilizados, e avaliados quanto ao teor de carotenóides e atividade antioxidante. Após o extrato será micro emulsionado com tween em diferentes concentrações. Após será avaliado a eficiência da encapsulação e estabilidade das micro emulsões. Análises de pH, potencial zeta, viscosidade e microscopia eletrônica de transmissão serão realizadas. Após as microemulsões serão inciorporadas em uma matriz alimentícia, a qual será avaliada quando a liberação de carotenóides em condições gástricas e intestinais simuladas.

Indicadores, Metas e Resultados

Desenvolver microemulsões viáveis para aplicação em matriz alimentar hidrofílica e que apresente estabilidade física e química, além de obter um suco com características de um alimento funcional.
Um Artigo científico
Material para uma tese

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA ROSANE BARBOZA MENDONCA6
RUI CARLOS ZAMBIAZI2
TAILISE BEATRIZ ROLL ZIMMER

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 2.100,00Coordenador

Página gerada em 21/02/2024 09:31:13 (consulta levou 0.114488s)