Nome do Projeto
Práticas em Conservação Preventiva aplicadas a bens culturais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/03/2022 - 29/02/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto Práticas em Conservação Preventiva Aplicadas a Bens Culturais pretende trabalhar com ações relacionadas à conservação preventiva, executadas pelos discentes do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e do curso de Museologia, junto a instituições culturais, podendo ocorrer no âmbito da curricularização da extensão, estabelecida no Plano Pedagógico do Curso, ou fora dela. Essas ações participarão da formação discente, pois vão oferecer oportunidade para a prática do ofício do futuro Conservador-Restaurador, bem como incentivar a valorização dos bens culturais pela comunidade em geral, divulgando e expondo os resultados do projeto e suas proposições. O projeto está vinculado ao Programa Multiações Patrimoniais, do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel.

Objetivo Geral

Proporcionar aos discentes a realização de atividades/ações de conservação preventiva direcionadas a bens culturais pertencentes a instituições culturais, públicas ou privadas, colaborando com sua preservação, buscando interação com a comunidade em geral, bem como a fruição dos espaços culturais por essa mesma comunidade, em especial o público que usufrui os espaços de museus, bibliotecas e centros culturais. E, também, disseminar o conceito de conservação preventiva, por meio de diferentes canais de divulgação, como sites e redes sociais.

Justificativa

O projeto está alinhado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI), ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), da UFPEL, e, consequentemente, ao PPC do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, cujo objetivo é formar profissionais com as competências e habilidades para atuar no campo da preservação do patrimônio cultural, realizar ações e procedimentos de conservação preventiva e de conservação e restauração de acervos e bens integrados de forma criteriosa e segura. No âmbito da curricularização das atividades de extensão, segundo a Resolução 42/2018, do COCEPE, a proposta se justifica como prática extensionista, que também será oferecida aos alunos das disciplinas de Conservação Preventiva I, II e III, considerando que sua implementação pretende colaborar diretamente com a preservação e divulgação de acervos que serão usufruídos pela comunidade em geral. Neste sentido, consideram-se ações na área da conservação preventiva, medidas que tenham a finalidade de evitar ou minimizar futuras deteriorações ou perdas em bens culturais. A conservação preventiva é realizada no contexto ou na área circundante ao bem, mais frequentemente em um grupo de bens, e é caracterizada por ações indiretas, que não interferem nos materiais e nas estruturas dos objetos culturais.

Metodologia

O projeto será desenvolvido por meio da aplicação de um roteiro de diagnóstico em conservação preventiva, com recorte temático a ser definido em cada ação: pesquisa bibliográfica, conhecimento da instituição, missão, princípios e contexto; identificação dos agentes de deterioração nas diferentes situações e camadas que envolvem os acervos; análise conjunta e proposta de estratégias para a conservação dos bens estudados; execução da proposta (total ou parcial) e sua exposição; entrega dos resultados à instituição em que a ação foi aplicada; elaboração de relatório.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores, metas e resultados
Acessar a comunidade por meio do trabalho desenvolvido no projeto, por exemplo, o número de visitantes, número de acessos e retorno à proposição de uma atividade interativa.
Metas:
- conhecimento da instituição, missão, princípios e contexto;
- identificação dos agentes de deterioração nas diferentes situações e camadas que envolvem os acervos, em recorte temático a ser definido em cada ação;
- análise conjunta e proposta de estratégias para a conservação dos bens estudados;
- execução da proposta (total ou parcial) e sua exposição/apresentação;
- incentivar o público a conhecer e perceber a importância da conservação preventiva;
- entrega dos resultados à instituição em que a ação foi aplicada;
- elaboração de relatório.
Resultados:
- Entrega de relatório para a instituição

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA LACERDA BACHETTINI1
ANNELISE COSTA MONTONE3
Alessandro Wagner Alves Silva
CAROLINA FERNANDES DE ARAUJO
CLARISSA MARTINS NEUTZLING
KELI CRISTINA SCOLARI1
Ozana Hannesch
ROBERTO HEIDEN1
THIAGO SEVILHANO PUGLIERI1

Página gerada em 30/06/2022 23:37:42 (consulta levou 0.286474s)