Nome do Projeto
Práticas em Conservação Preventiva aplicadas a bens culturais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/03/2022 - 29/02/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto Práticas em Conservação Preventiva Aplicadas a Bens Culturais pretende trabalhar com ações relacionadas à conservação preventiva, executadas pelos discentes do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e do curso de Museologia, junto a instituições culturais, podendo ocorrer no âmbito da curricularização da extensão, estabelecida no Plano Pedagógico do Curso, ou fora dela. Essas ações participarão da formação discente, pois vão oferecer oportunidade para a prática do ofício do futuro Conservador-Restaurador, bem como incentivar a valorização dos bens culturais pela comunidade em geral, divulgando e expondo os resultados do projeto e suas proposições. O projeto está vinculado ao Programa Multiações Patrimoniais, do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel.
Objetivo Geral
Proporcionar aos discentes a realização de atividades/ações de conservação preventiva direcionadas a bens culturais pertencentes a instituições culturais, públicas ou privadas, colaborando com sua preservação, buscando interação com a comunidade em geral, bem como a fruição dos espaços culturais por essa mesma comunidade, em especial o público que usufrui os espaços de museus, bibliotecas e centros culturais. E, também, disseminar o conceito de conservação preventiva, por meio de diferentes canais de divulgação, como sites e redes sociais.
Justificativa
O projeto está alinhado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI), ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), da UFPEL, e, consequentemente, ao PPC do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, cujo objetivo é formar profissionais com as competências e habilidades para atuar no campo da preservação do patrimônio cultural, realizar ações e procedimentos de conservação preventiva e de conservação e restauração de acervos e bens integrados de forma criteriosa e segura. No âmbito da curricularização das atividades de extensão, segundo a Resolução 42/2018, do COCEPE, a proposta se justifica como prática extensionista, que também será oferecida aos alunos das disciplinas de Conservação Preventiva I, II e III, considerando que sua implementação pretende colaborar diretamente com a preservação e divulgação de acervos que serão usufruídos pela comunidade em geral. Neste sentido, consideram-se ações na área da conservação preventiva, medidas que tenham a finalidade de evitar ou minimizar futuras deteriorações ou perdas em bens culturais. A conservação preventiva é realizada no contexto ou na área circundante ao bem, mais frequentemente em um grupo de bens, e é caracterizada por ações indiretas, que não interferem nos materiais e nas estruturas dos objetos culturais.
Metodologia
O projeto será desenvolvido por meio da aplicação de um roteiro de diagnóstico em conservação preventiva, com recorte temático a ser definido em cada ação: pesquisa bibliográfica, conhecimento da instituição, missão, princípios e contexto; identificação dos agentes de deterioração nas diferentes situações e camadas que envolvem os acervos; análise conjunta e proposta de estratégias para a conservação dos bens estudados; execução da proposta (total ou parcial) e sua exposição; entrega dos resultados à instituição em que a ação foi aplicada; elaboração de relatório.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores, metas e resultados
Acessar a comunidade por meio do trabalho desenvolvido no projeto, por exemplo, o número de visitantes, número de acessos e retorno à proposição de uma atividade interativa.
Metas:
- conhecimento da instituição, missão, princípios e contexto;
- identificação dos agentes de deterioração nas diferentes situações e camadas que envolvem os acervos, em recorte temático a ser definido em cada ação;
- análise conjunta e proposta de estratégias para a conservação dos bens estudados;
- execução da proposta (total ou parcial) e sua exposição/apresentação;
- incentivar o público a conhecer e perceber a importância da conservação preventiva;
- entrega dos resultados à instituição em que a ação foi aplicada;
- elaboração de relatório.
Resultados:
- Entrega de relatório para a instituição
Acessar a comunidade por meio do trabalho desenvolvido no projeto, por exemplo, o número de visitantes, número de acessos e retorno à proposição de uma atividade interativa.
Metas:
- conhecimento da instituição, missão, princípios e contexto;
- identificação dos agentes de deterioração nas diferentes situações e camadas que envolvem os acervos, em recorte temático a ser definido em cada ação;
- análise conjunta e proposta de estratégias para a conservação dos bens estudados;
- execução da proposta (total ou parcial) e sua exposição/apresentação;
- incentivar o público a conhecer e perceber a importância da conservação preventiva;
- entrega dos resultados à instituição em que a ação foi aplicada;
- elaboração de relatório.
Resultados:
- Entrega de relatório para a instituição
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDREA LACERDA BACHETTINI | 3 | ||
ANNELISE COSTA MONTONE | 3 | ||
Alessandro Wagner Alves Silva | |||
CAROLINA FERNANDES DE ARAUJO | |||
GILBERTO LUÍS DA SILVA CARVALHO | 2 | ||
INGRID LAPUENTE CAVALHEIRO | |||
KELI CRISTINA SCOLARI | 1 | ||
LUCAS SOUZA BECKER | |||
LUIZA DA SILVA COUTO | |||
NATALIA CORRÊA COUTO | |||
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL | 2 | ||
Ozana Hannesch | |||
PRISCILA DOS SANTOS TAVARES | |||
ROBERTO HEIDEN | 2 | ||
THIAGO SEVILHANO PUGLIERI | 1 |