Nome do Projeto
Grupo de Estudo sobre Geografias Pós-críticas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/04/2022 - 01/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto é uma iniciativa do Escopo (Espaços, Corpos, Conhecimentos), grupo de pesquisa ligado ao Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas Tem por objetivo ser um espaço de leitura e estudo, contrastando as leituras de consumo realizadas rapidamente durante disciplinas. Para tanto, será realizado um encontro semanal para discussão de capítulos de obras basilares para o entendimento das ciências sociais e políticas contemporâneas, sempre em diálogo com objetos de pesquisa da Geografia. Formado por estudantes e pesquisadores de diferentes titulações, o grupo também busca a horizontalidade e a interação geracional no estudo sobre autores. No primeiro semestre, será lido "Vigiar e Punir", enquanto no semestre seguinte, "Segurança, Território e População": ambos do filósofo francês Michel Foucault.

Objetivo Geral

O objetivo do Grupo de Estudo é oferecer um espaço formativo a estudantes de graduação e pós-graduação para ampliar o repertório de análise das questões geográficas a partir do estudo de obras de referência nos estudos críticos e pós-críticos. Nesse sentido, buscamos (1) produzir espaços de aprofundamento de linhas pós-estruturalistas, sobretudo no que tange ao estudo do espaço; (2) exercitar a leitura e estudo de textos densos teoricamente; (3) proporcionar espaço teórico para o desenvolvimento de temáticas contemporâneas como gênero, sexualidade, racialidade entre outras.

Justificativa

O grupo se conforma a partir do ingresso no Programa de Pós-graduação em Geografia de seus coordenadores, bem como a conclusão recente dos respectivos doutorados. Nesse sentido, há um interesse de ampliar o repertório teórico dos cursos de graduação e pós-graduação, oferecendo linhas de análise de importante destaque nas ciências sociais, mas ainda pouco explorada por outras linhas de trabalho da universidade. Da mesma forma, o grupo busca contribuir para o fortalecimento dos marcos teóricos e analíticos dos trabalhos de conclusão e mestrado dos envolvidos. A escolha por Michel Foucault para dar início ao estudo justifica-se no interesse dos estudantes e também no entendimento que o trabalho de Foucault acaba sendo determinante para o surgimento de outras autorias, como é o caso da filosofia Judith Butler. Na Geografia, o autor é ainda muito pouco utilizado. O grupo de estudo faz parte das ações do grupo de pesquisa Escopo, recentemente criado e que tem por objetivo transitar entre as temáticas de espaço, conhecimentos e corpos.

Metodologia

O grupo funcionará paralelamente ao semestre letivo, com encontros semanais nas quinta-feiras, 17h, em modalidade remota enquanto durar o período pandêmico. Escolherá uma obra por semestre para ler integralmente, comentando capítulo a capítulo nas sessões, além de textos de apoio que auxiliem a compreensão do texto principal. Apesar de ser composto de diversos semestres, não tem caráter sequencial, ou seja, em outros semestres poderá ter mudará ou renovação nos membros. No primeiro semestre de 2022, a proposta é a leitura de "Vigiar e Punir", de Michel Foucault. No segundo semestre, proporemos "Segurança, Território e População", do mesmo autor. A convocatória dos participantes foi realizada através das redes sociais do grupo Escopo e co o uso de formulário eletrônico de interesse. O grupo será composto tanto de alunos da Geografia/UFPel, quando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel, como de pesquisadores e estudantes de instituições parceiras do grupo de pesquisa.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se criar um ambiente de interação geracional, em que estudantes de pós-graduação, de graduação e pesquisadores tenham a possibilidade de construir debates francos e profundos sobre as ideias do autor, possibilitando um uso mais qualificado da literatura em projetos de pesquisa presentes e futuros. Esperamos uma frequência superior a 75% e um grupo com 10 integrantes ou mais, justificando os esforços. Com o retorno presencial, também esperamos um maior ingresso de estudantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX CAVALHEIRO MOREIRA
BRUNO NUNES BATISTA12
CESAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZ12
FERNANDA PUGLIA VIEIRA DIAS
GABRIEL VELOSO ROCHA LEMOS
GIANE SILVA DA SILVA
GLAUCIANE SANT'ANA
HIGOR PEGLOW DE CARVALHO
JERUSA CASSAL DE ALMEIDA
KERLEN BRUNA GONÇALVES MARTINS
LIGIA CARDOSO CARLOS
LIZ CRISTIANE DIAS
LUIZ FELIPE WASSMANSDORF
Larissa Corrêa Firmino
Ludmila Losada da Fonseca
MATHEUS KLEINICKE ROSSALES
PEDRO ATILA MOREIRA SIMOES
PEDRO DE MOURA ALVES
RAFAEL MARTINS DUARTE
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO
TALITA FERNANDES GONÇALVES
VANESSA DOS SANTOS ESCOUTO
YAGO JACONDINO NUNES

Página gerada em 24/04/2024 20:53:22 (consulta levou 0.161716s)