Nome do Projeto
PERFIL DE CONSUMO DE PACIENTES BARIÁTICOS E INTENÇÃO DE COMPRA DE REFEIÇÕES PRONTAS CONGELADAS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
28/03/2022 - 27/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Pacientes bariátricos possuem as mesmas demandas por praticidade que as demais pessoas, mas possuem sérias restrições e necessidades específicas. Assim, faz-se necessário a oferta de refeições saudáveis congeladas para pacientes bariátricos, a fim de facilitar o cotidiano e alcançar a perda de peso, atribuída à praticidade e à qualidade alimentar durante as refeições. È sabido que a cirurgia bariátrica por si só não é a cura para a obesidade, após a sua realização é necessário que o paciente assuma o compromisso de adotar hábitos alimentares adequados e tornar o consumo de alimentos saudáveis prioridade. Para alcançar o sucesso pós cirurgia, os pacientes precisam ter disciplina, persistência, determinação. Portanto o consumo de refeições balanceadas, com tamanho adequado da porção por refeição, baixo valor calórico e alto valor nutritivo adequado, é prática fundamental ao alcance dos resultados desses pacientes. Objetiva-se levantar informações referentes ao perfil de consumo de pacientes bariátricos e intenção de compra de refeições prontas congeladas. Será aplicado questionário on-line a 100 indivíduos adultos (maiores de 18 anos), de ambos os sexos, brasileiros residentes do País, que foram submetidos a qualquer uma das técnicas de cirurgia bariátrica (CB) recomendadas no Brasil. O TCLE )termo de consentimento livre e esclarecido) será disponibilizado aos participantes antes do questionário. O questionário será confeccionado com auxílio do Google Forms® e disponibilizado aos participantes através de e-mail, WhatsApp® ou mídias sociais. O questionário será autoaplicável e composto por 36 questões, sendo 06 abertas e 30 fechadas, que versam sobre: dados sóciodemográficos, de hábitos de consumo e de comportamento, e de intenção de uso de refeições prontas. Os dados serão compilados e a análise descritiva será apresentada em tabelas e gráficos, sendo que as variáveis qualitativas serão representadas por porcentagens e as variáveis quantitativas por médias de tendência e por dispersão.

Objetivo Geral

Levantamento de dados referente ao perfil de consumo de pacientes bariátricos e intenção de compra de refeições prontas congeladas.

Justificativa

As mudanças sociais que atingiram a sociedade com reflexos também na alimentação, atingiram também os pacientes bariátricos, ou seja, um grupo que além de fazer parte das mudanças sociais (trabalha fora de casa, não tem tempo, requer praticidade, etc.), tem como agravante possuir limitações impostas pela cirurgia.
Além disso, a carência de produtos prontos congelados para este grupo é alta, ocasionando falta de escolha com relação a produtos congelados “convencionais”, como os produtos “fitness”.
Diante do exposto, justifica-se a necessidade de uma pesquisa com o objetivo de avaliar o perfil de comportamento alimentar dos pacientes pós cirurgia bariátrica, identificando suas necessidades alimentares, frequência de compra e ofertas existentes de refeições prontas congeladas específica para este público, buscando entender se a falta de oferta desses alimentos é uma das causas encontradas para o descumprimento adequado da dieta.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório e com abordagem qualitativa.
Será realizado com 100 indivíduos adultos (maiores de 18 anos), de ambos os sexos, brasileiros residentes do País, que foram submetidos a qualquer uma das técnicas de cirurgia bariátrica (CB) recomendadas no Brasil como a banda gástrica ajustável, gastrectomia vertical (cirurgia de Sleeve), cirurgia derivativas (Bypass com Y de Roux, Scorpinaro e Switch), que estão descritas na Rresolução CFM nº2.131/2015, independente do tempo da realização do procedimento.
Os indivíduos serão convidados a participar da pesquisa através de divulgação nas mídias sociais em grupos/páginas sobre o tema CB e dos pesquisadores, contatos cadastrados no aplicativo WhatsApp® e endereços eletrônicos (e-mail). Na divulgação será disponibilizado um link (gerado pela plataforma Google Forms®) disponibilizado para o e-mail ou WhatsApp®.
Serão incluídos os formulários respondidos por adultos acima de 18 anos, de ambos sexos, que realizaram a cirurgia bariátrica pelas técnicas de Bypass ou Sleeve, com tempo pós-operatório a partir do primeiro dia do procedimento, ser brasileiro ou naturalizado, ser alfabetizado em nível básico ou pleno, possuir dispositivos com acesso à internet. Os questionários que estiverem incompletos ou cujo entrevistados não cumprirem algum dos critérios estabelecidos na pesquisa, serão excluídos.
A coleta de dados será iniciada após o consentimento dos participantes no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE, que será disponibilizado na própria plataforma com a finalidade de prestar aos participantes da pesquisa o mais amplo esclarecimento sobre a investigação a ser realizada, seus riscos e benefícios, para que sua manifestação de vontade no sentido de participar ou não for livre e consciente. O participante será informado que poderá desistir da participação na pesquisa a qualquer momento. Na execução e divulgação dos resultados será garantido o total sigilo da identidade dos participantes, além da conscientização desses quanto à publicação de seus dados. Os procedimentos metodológicos do presente trabalho serão baseados nos procedimentos éticos e científicos fundamentais, disposto na Resolução Nn.º 510, de 07 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde.
Para a obtenção dos dados será proposto um questionário como instrumento de pesquisa embasado no formulário Bariatric Analysis and Reporting Outcome System (BAROS, 1998), que avalia a qualidade de vida do paciente pós-bariátrica.
O questionário será confeccionado com auxílio do Google Forms® e disponibilizado aos participantes através de e-mail, WhatsApp® ou mídias sociais. O instrumento questionário será autoaplicável e composto por 36 questões, sendo 06 abertas e 30 fechadas, que versam sobre: dados sociodemográficos, como faixa etária, gênero, renda e escolaridade; dados clínicos, como tipo e tempo da cirurgia realizada, peso, se houve recidiva de peso, se alcançaram o peso ideal; dados sobre hábitos alimentares posteriores à cirurgia, se enfrentou dificuldades em seguir a dieta e o porquê, frequência de consumo de gorduras ou frituras, doces e/ou produtos açucarados, lanches rápidos “não saudáveis” (snacks, bolacha recheada, salgadinhos de panificações fritos, etc.), de refrigerantes e ou sucos industrializados, de verduras, de saladas e de frutas, se ao comer fora de casa encontra dificuldade em encontrar refeições específicas para bariátricos, frequência com que consomem alimentos prontos (, como refeições congeladas), se costuma encontrar variedades de marmitas saudáveis congeladas específicas para bariátricos, se compraria refeições congeladas com alto valor nutritivo adequado e na porção correta; dados comportamentais, como se costuma “pular” (suprimir) refeições, quantidade de refeições diárias, se come menos propositadamente para não engordar, se “pula” refeições por falta de oferta de alimentos práticos saudáveis, se controla rigorosamente o que come, se evita comer quando está com fome, se sente incomodado com a ideia de engordar, se tem o hábito de “beliscar” entre as refeições; e por último dados sobre qualidade de vida, como a prática de alguma atividade física, se faz acompanhamento nutricional e/ou psicológico atualmente, se está satisfeito com o seu hábito alimentar, sua saúde, seu peso e consigo mesmo.
O questionário ficará disponível para preenchimento por um período de aproximadamente 90 dias.
A organização e o registro dos dados serão inseridos no Programa Excel® 2000. A análise estatística será realizada através do programa The R Project for Statistical Computing para o Windows®.
A análise descritiva será apresentada em tabelas e gráficos, sendo que as variáveis qualitativas serão representadas por porcentagens e as variáveis quantitativas por médias de tendência e por dispersão.

Indicadores, Metas e Resultados

Avaliar se pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica têm dificuldades em cumprir as dietas pelos hábitos alimentares e comportamentais e ou pela falta de oferta do mercado, através de um estudo de mercado para identificar os principais obstáculos encontrados, buscando identificar se esses comprariam refeições prontas congeladas específicas para bariátricos.
O resultado da pesquisa contribuirá para as empresas de alimentação explorarem o nicho de alimentos prontos congelados específicos para pacientes bariátricos com consequente disponibilização aos mesmos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELITA DA SILVEIRA MOREIRA1
GISELDA MARIA PEREIRA4
Júlia Borin Fioravante
PÂMELA MALAVOLTA DA FONTOURA PIGNATARI
ROSANE DA SILVA RODRIGUES3

Página gerada em 28/03/2024 23:10:18 (consulta levou 0.152260s)