Nome do Projeto
Arquitetura de Interiores em espaços da UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/03/2022 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Os processos projetuais realizados na disciplina de Projeto de Arquitetura V, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem visado nos últimos 10 anos a qualificação e revitalização de espaços da UFPel. A proposta de ensino pretende organizar o acervo em website e criar formas de usa-lo em atividades acadêmicas ligadas a projetos de arquitetura de interiores e iluminação. A disponibilização e implementação de mecanismos de busca irá facilitar o uso acadêmico curricular e administrativo da Universidade.
Objetivo Geral
Apoiar didaticamente os discentes da disciplina de Projeto de Arquitetura V (Arquitetura de Interiores e Iluminação), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que acontece semestralmente, no que diz respeito a organização e disponibilização do acervo gerado pela disciplina, nos últimos dez anos, com ênfase na revitalização de espaços da UFPel. A criação de
material pedagógico para uso do acervo irá potencializar as relações de ensino-aprendizagem, teoria-prática e, acadêmia-comunidade em arquitetura e urbanismo.
material pedagógico para uso do acervo irá potencializar as relações de ensino-aprendizagem, teoria-prática e, acadêmia-comunidade em arquitetura e urbanismo.
Justificativa
A disciplina de Projeto de Arquitetura V tem semestralmente um número expressivo de discentes matriculados (cerca de 34 alunos), sendo essa uma disciplina considerada obrigatória no PPC do Curso de Arquitetura e Urbanismo, localizada na metade do currículo integral e por esse motivo crucial para a continuidade e finalização da formação.
Além disso, a disciplina acaba por ter um acervo bastante robusto de levantamentos e propostas para ambientes acadêmicos da UFPel, durante os mais de 10 anos da existência da disciplina ja foram projetados os interiores e iluminação dos seguintes ambientes: Curso de Teatro, Curso de Dança, Centro de Vivência Anglo, Creche da UFPel, Apoio a Extensão, Moradia Estudantil, Centro de Vacinação, Espaço de Exposições, Vivência da FAUrb, entre outros. Fazendo desse acervo um importante material para outros cursos da UFPel, como também para a Administração e Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN).
Esse material encontra-se acumulado pelos anos de coleta, mas sempre é muito utilizado pelos discentes da disciplina de Projeto de Arquitetura V, contendo desenhos arquitetônicos, levantamentos físicos, pesquisas de campo, imagens tridimensionais, detalhamentos de ideias, conceitos, fotografias, etc.
Além disso, a disciplina acaba por ter um acervo bastante robusto de levantamentos e propostas para ambientes acadêmicos da UFPel, durante os mais de 10 anos da existência da disciplina ja foram projetados os interiores e iluminação dos seguintes ambientes: Curso de Teatro, Curso de Dança, Centro de Vivência Anglo, Creche da UFPel, Apoio a Extensão, Moradia Estudantil, Centro de Vacinação, Espaço de Exposições, Vivência da FAUrb, entre outros. Fazendo desse acervo um importante material para outros cursos da UFPel, como também para a Administração e Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN).
Esse material encontra-se acumulado pelos anos de coleta, mas sempre é muito utilizado pelos discentes da disciplina de Projeto de Arquitetura V, contendo desenhos arquitetônicos, levantamentos físicos, pesquisas de campo, imagens tridimensionais, detalhamentos de ideias, conceitos, fotografias, etc.
Metodologia
A proposta está organizada em três eixos: a) reuniões extracurriculares; b) organização do acervo e; c) elaboração de proposta pedagógica de acesso ao acervo. As reuniões pedagógicas serão realizadas com acadêmicos interessados, em horário extraclasse, com o intuito de pensar a partir de outras experiências (referências bibliográficas) nas formas de organização e busca do acervo. A organização do acervo já vem acontecendo de forma digital em website (https://wp.ufpel.edu.br/projetov/), mas necessita da digitalização de trabalhos anteriores a 2017, quando os trabalhos eram finalizados em papel. A proposta pedagógica de acesso ao acervo prevê um sistema de busca por temáticas, autores, detalhes específicos e localização nas unidades da UFPel, tendo como principais usuários os discentes da disciplina de Projeto de Arquitetura V.
Indicadores, Metas e Resultados
1o. ano
1. Reuniões extracurriculares, meta 1: reuniões quinzenais (remotas) durante os períodos letivos da UFPel, no 1o. ano.
2. Atualização do web site, meta 2: inserção/revisão dos trabalhos atuais e já disponíveis no web-site; inicio da digitalização de acervo anterior a 2017.
3. Estudo de sistema de busca, meta 3: desenho de um sistema de busca por tema, autor, lugar, tempo, etc..
4. Estudo de material pedagógico para uso do acervo, meta 4: desenho de material didático para divulgação do acervo e modos de usar.
2o. ano
5. Reuniões extracurriculares, meta 5: reuniões quinzenais (remotas) durante os períodos letivos da UFPel, no 2o. ano.
6. Atualização do web site, meta 6: continuação da inserção/revisão dos trabalhos atuais e já disponíveis no web-site; inicio da digitalização de acervo anterior a 2017.
7. Implementação de sistema de busca, meta 7: desenho de um sistema de busca por tema, autor, lugar, tempo, etc..
8. Aplicação material pedagógico para uso do acervo, meta 8: desenho de material didático para divulgação do acervo e modos de usar.
3o. ano
9. Reuniões extracurriculares, meta 9: reuniões quinzenais (remotas) durante os períodos letivos da UFPel, no 3o. ano.
10. Avaliação do web site, meta 10: continuação da inserção/revisão dos trabalhos atuais e implementação de um sistema de avaliação no website. Análise dos resultados.
11. Avaliação do sistema de busca, meta 11: implementação de um sistema de avaliação no website. Análise dos resultados.
12. Avaliação da aplicação material pedagógico para uso do acervo, meta 12: implementação de um sistema de avaliação no website. Análise dos resultados.
1. Reuniões extracurriculares, meta 1: reuniões quinzenais (remotas) durante os períodos letivos da UFPel, no 1o. ano.
2. Atualização do web site, meta 2: inserção/revisão dos trabalhos atuais e já disponíveis no web-site; inicio da digitalização de acervo anterior a 2017.
3. Estudo de sistema de busca, meta 3: desenho de um sistema de busca por tema, autor, lugar, tempo, etc..
4. Estudo de material pedagógico para uso do acervo, meta 4: desenho de material didático para divulgação do acervo e modos de usar.
2o. ano
5. Reuniões extracurriculares, meta 5: reuniões quinzenais (remotas) durante os períodos letivos da UFPel, no 2o. ano.
6. Atualização do web site, meta 6: continuação da inserção/revisão dos trabalhos atuais e já disponíveis no web-site; inicio da digitalização de acervo anterior a 2017.
7. Implementação de sistema de busca, meta 7: desenho de um sistema de busca por tema, autor, lugar, tempo, etc..
8. Aplicação material pedagógico para uso do acervo, meta 8: desenho de material didático para divulgação do acervo e modos de usar.
3o. ano
9. Reuniões extracurriculares, meta 9: reuniões quinzenais (remotas) durante os períodos letivos da UFPel, no 3o. ano.
10. Avaliação do web site, meta 10: continuação da inserção/revisão dos trabalhos atuais e implementação de um sistema de avaliação no website. Análise dos resultados.
11. Avaliação do sistema de busca, meta 11: implementação de um sistema de avaliação no website. Análise dos resultados.
12. Avaliação da aplicação material pedagógico para uso do acervo, meta 12: implementação de um sistema de avaliação no website. Análise dos resultados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALISSA XAVIER ALVES | |||
ANDERSON DA ROSA AFONSO | |||
BEATRIZ DE OLIVEIRA BRUM | |||
BRUNA ORTIZ JORES | |||
BRYAN FONSECA ORTIZ | |||
CELINA MARIA BRITTO CORREA | 3 | ||
CINTIA VIEIRA ESSINGER | |||
DANIELLE VILLELA DE LIMA | |||
EDILSON DA ROCHA ALMEIDA | |||
EDUARDO ROCHA | 5 | ||
ERIC MOREIRA FRANCO | |||
GABRIEL COSTA DE OLIVEIRA | |||
GABRIEL DA SILVA ARAUJO | |||
GABRIELA DROPPA TRENTIN | |||
GABRIELE VARGAS DA SILVA | |||
GIOVANNI FAGUNDES BRAGA | |||
IARA GIROLDO | |||
ISABELLA KHAUAM MARICATTO | |||
ISADORA DORNELES MACIEL | |||
ISADORA GARCIA DUTRA DA SILVEIRA | |||
ISADORA RODRIGUES DE LIMA | |||
JOAO VICTOR RIBEIRO BAPTISTA | |||
Jaqueline Harumi Dias Takahashi | |||
Jordana da Silva Berchon | |||
KAMILE BERNARDES MARQUES | |||
KAUANA RODRIGUES PEREIRA | |||
LARISSA MESQUITA DA SILVA | |||
LAUREN BOTELHO ESPILMA | |||
LAÍS BECKER FERREIRA | |||
LEONARDO PERACHI POLESE | |||
LEONARDO SILVA VAZ | |||
LEONARDO SILVEIRA FERREIRA | |||
LUANA PAVAN DETONI | |||
MARCELA MILGAREJO SOUZA | |||
MARCELO BENDER MACHADO | |||
MARCO ANTÔNIO PELICIOLI TOMKOWSKI | |||
MARIA EDUARDA DOMINGUES MORAES | |||
MARIANA MEDEIROS GONCALES | |||
MILENA RHEINHEIMER VIEIRA | |||
PAULA PEDREIRA DEL FIOL | |||
PÂMELA XAVIER ALVES | |||
RAFAELA FROES BRAGA | |||
SHIRLEY TERRA LARA DOS SANTOS | 5 | ||
TAÍS BELTRAME DOS SANTOS | |||
TIFANY DE AVILA CARDOSO | |||
VICTORIA ILMA DE SOUSA MIRANDA |