Nome do Projeto
Arquitetura de Interiores em espaços da UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/03/2022 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Os processos projetuais realizados na disciplina de Projeto de Arquitetura V, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem visado nos últimos 10 anos a qualificação e revitalização de espaços da UFPel. A proposta de ensino pretende organizar o acervo em website e criar formas de usa-lo em atividades acadêmicas ligadas a projetos de arquitetura de interiores e iluminação. A disponibilização e implementação de mecanismos de busca irá facilitar o uso acadêmico curricular e administrativo da Universidade.

Objetivo Geral

Apoiar didaticamente os discentes da disciplina de Projeto de Arquitetura V (Arquitetura de Interiores e Iluminação), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que acontece semestralmente, no que diz respeito a organização e disponibilização do acervo gerado pela disciplina, nos últimos dez anos, com ênfase na revitalização de espaços da UFPel. A criação de
material pedagógico para uso do acervo irá potencializar as relações de ensino-aprendizagem, teoria-prática e, acadêmia-comunidade em arquitetura e urbanismo.

Justificativa

A disciplina de Projeto de Arquitetura V tem semestralmente um número expressivo de discentes matriculados (cerca de 34 alunos), sendo essa uma disciplina considerada obrigatória no PPC do Curso de Arquitetura e Urbanismo, localizada na metade do currículo integral e por esse motivo crucial para a continuidade e finalização da formação.
Além disso, a disciplina acaba por ter um acervo bastante robusto de levantamentos e propostas para ambientes acadêmicos da UFPel, durante os mais de 10 anos da existência da disciplina ja foram projetados os interiores e iluminação dos seguintes ambientes: Curso de Teatro, Curso de Dança, Centro de Vivência Anglo, Creche da UFPel, Apoio a Extensão, Moradia Estudantil, Centro de Vacinação, Espaço de Exposições, Vivência da FAUrb, entre outros. Fazendo desse acervo um importante material para outros cursos da UFPel, como também para a Administração e Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN).
Esse material encontra-se acumulado pelos anos de coleta, mas sempre é muito utilizado pelos discentes da disciplina de Projeto de Arquitetura V, contendo desenhos arquitetônicos, levantamentos físicos, pesquisas de campo, imagens tridimensionais, detalhamentos de ideias, conceitos, fotografias, etc.

Metodologia

A proposta está organizada em três eixos: a) reuniões extracurriculares; b) organização do acervo e; c) elaboração de proposta pedagógica de acesso ao acervo. As reuniões pedagógicas serão realizadas com acadêmicos interessados, em horário extraclasse, com o intuito de pensar a partir de outras experiências (referências bibliográficas) nas formas de organização e busca do acervo. A organização do acervo já vem acontecendo de forma digital em website (https://wp.ufpel.edu.br/projetov/), mas necessita da digitalização de trabalhos anteriores a 2017, quando os trabalhos eram finalizados em papel. A proposta pedagógica de acesso ao acervo prevê um sistema de busca por temáticas, autores, detalhes específicos e localização nas unidades da UFPel, tendo como principais usuários os discentes da disciplina de Projeto de Arquitetura V.

Indicadores, Metas e Resultados

1o. ano
1. Reuniões extracurriculares, meta 1: reuniões quinzenais (remotas) durante os períodos letivos da UFPel, no 1o. ano.
2. Atualização do web site, meta 2: inserção/revisão dos trabalhos atuais e já disponíveis no web-site; inicio da digitalização de acervo anterior a 2017.
3. Estudo de sistema de busca, meta 3: desenho de um sistema de busca por tema, autor, lugar, tempo, etc..
4. Estudo de material pedagógico para uso do acervo, meta 4: desenho de material didático para divulgação do acervo e modos de usar.

2o. ano
5. Reuniões extracurriculares, meta 5: reuniões quinzenais (remotas) durante os períodos letivos da UFPel, no 2o. ano.
6. Atualização do web site, meta 6: continuação da inserção/revisão dos trabalhos atuais e já disponíveis no web-site; inicio da digitalização de acervo anterior a 2017.
7. Implementação de sistema de busca, meta 7: desenho de um sistema de busca por tema, autor, lugar, tempo, etc..
8. Aplicação material pedagógico para uso do acervo, meta 8: desenho de material didático para divulgação do acervo e modos de usar.


3o. ano
9. Reuniões extracurriculares, meta 9: reuniões quinzenais (remotas) durante os períodos letivos da UFPel, no 3o. ano.
10. Avaliação do web site, meta 10: continuação da inserção/revisão dos trabalhos atuais e implementação de um sistema de avaliação no website. Análise dos resultados.
11. Avaliação do sistema de busca, meta 11: implementação de um sistema de avaliação no website. Análise dos resultados.
12. Avaliação da aplicação material pedagógico para uso do acervo, meta 12: implementação de um sistema de avaliação no website. Análise dos resultados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALISSA XAVIER ALVES
ANDERSON DA ROSA AFONSO
BRUNA ORTIZ JORES
BRYAN FONSECA ORTIZ
CELINA MARIA BRITTO CORREA3
CINTIA VIEIRA ESSINGER
EDILSON DA ROCHA ALMEIDA
EDUARDO ROCHA5
ERIC MOREIRA FRANCO
GABRIEL COSTA DE OLIVEIRA
GABRIELA DROPPA TRENTIN
GABRIELE VARGAS DA SILVA
ISABELLA KHAUAM MARICATTO
ISADORA DORNELES MACIEL
Jordana da Silva Berchon
LAÍS BECKER FERREIRA
LUANA PAVAN DETONI
MARCELA MILGAREJO SOUZA
MARCO ANTÔNIO PELICIOLI TOMKOWSKI
PAULA PEDREIRA DEL FIOL
PÂMELA XAVIER ALVES
SHIRLEY TERRA LARA DOS SANTOS5
TAÍS BELTRAME DOS SANTOS

Página gerada em 26/04/2024 19:36:39 (consulta levou 0.179345s)