Nome do Projeto
NESG - Núcleo de Estágio Supervisionado em Geografia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/03/2022 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Acredita-se que as reflexões e os questionamentos que surgem durante o período de estágio tornam o mesmo um momento estratégico e privilegiado da formação da identidade docente, e por isso é necessário uma avaliação emancipatória dessas práticas. Nesse sentido, pretende-se a partir da avaliação dessas práticas com os alunos do curso de Licenciatura em Geografia, contribuir para a discussão que problematiza as questões referentes à prática docente nos cursos de licenciatura, bem como trazer conquistas e possibilidades para pensar o estágio curricular. O projeto visa o planejamento e a troca de informações e de conhecimento entre os alunos em estágio supervisionado. Para tanto, pretende-se criar em consonância com o LEGA/Laboratório de Educação Geográfica Ambiental um espaço de integração, - O NESG /Núcleo de Estágio Supervisionado em Geografia,- propiciando aos alunos do curso de licenciatura em Geografia a discussão e planejamento das atividades desenvolvidas durante o estágio obrigatório, bem como o mapeamento de carências existentes na estrutura das escolas e também nos conteúdos e metodologias utilizados nas disciplinas de Geografia na educação básica, para que os mesmos possam intervir com caráter construtivo.

Objetivo Geral

O objetivo desse projeto é criar um espaço de trabalho, pesquisa e discussão sobre o ensino de Geografia e a prática em sala de aula, além de possibilitar que os alunos do curso de licenciatura em Geografia da UFPel, mas especificamente das disciplinas de Pré-Estágio e Estágio Supervisionado Obrigatório, desfrutem de um ambiente próprio para a elaboração de suas aulas, apoio dos professores responsáveis e discussão das situações encontradas nas escolas. Assim, eles estarão aptos a desenvolverem trabalhos de qualidade nas escolas atendendo as especificidades das mesmas.

Justificativa

Acredita-se que é necessário valorizar o período de estágio supervisionado, não apenas como um cumprimento de ações práticas, mas sim como um espaço de reflexão teórico-prático, em que estão envolvidos todos os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, a fim de aprofundar conhecimentos e práticas em prol do coletivo. É com base nesta reflexão da prática em sala de aula e na formação da identidade docente que buscamos frisar a importância da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório. Um período em que o aluno do curso de licenciatura desperta como professor para a realidade da sala de aula e desfruta de sensações que beiram alegria, responsabilidade, tensão, dúvidas, frustrações e possibilidades.
É necessário valorizar o estágio supervisionado, uma vez que é durante esse período que o aluno de licenciatura experimenta na prática os conhecimentos adquiridos durante sua formação. Essas disciplinas devem ser compreendidas não apenas como um cumprimento de horas exigidas, mas sim como um espaço de reflexão em que estão envolvidos todos os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, a fim de aprofundar conhecimentos e práticas em prol do coletivo.

Metodologia

Para alcançar os objetivos propostos o trabalho será desenvolvido no formato online, enquanto perdurar os protocolos e orientações dos órgãos responsáveis em relação a pandemia do coronavírus. Retornando as atividades presenciais, as propostas previstas deverão acontecer presencialmente, nos laboratórios/sala de aula, respeitando as orientações protocolares.
Sendo assim, temos as seguintes atividades previstas:
a) Realização de encontros regulares na plataforma webconf (enquanto perdurar os protocolos em relação a pandemia), com a discussão de textos que abordam a formação docente, o estágio supervisionado e/ou outras temáticas consideradas relevantes no contexto de formação. Caso os encontros venham a ocorrer presencialmente, com o retorno das atividades, estaremos organizando o grupo, respeitando os protocolos sanitários.
b) Trazer convidados para explanar sobre temáticas que dizem respeito a gestão escolar, estágio supervisionado e formação docente, ou outros assuntos considerados pertinentes à formação.
c) Orientar as atividades voltadas aos estágios do ensino fundamental e médio, de forma individual ou coletiva;

Indicadores, Metas e Resultados

Sanar a necessidade mais constante no curso de formação de momentos de articulação entre a teoria e a prática. Refletir sobre a formação do professor significa repensar a importância dessa articulação no currículo das licenciaturas que só virá a contribuir e incentivar a profissão docente.
Espera-se que esse projeto desperte para a importância da disciplina de estágio Supervisionado como merecedora de destaque no currículo. As discussões orientadas e realizadas em sala de aula e no NESG durante os encontros da disciplina contribuem para o repensar das práticas, da escola, da universidade e do papel social desse futuro professor.
Práticas comprometidas podem mapear carências do curso formador possibilitando o planejamento significativo de projetos e atividades que incluam diferentes saberes, que contribuam para a melhoria dos cursos de licenciatura e que priorizem a articulação entre universidade e escola. O resultado dessas práticas viabilizam a elaboração de um processo de ensino e aprendizagem condizente com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRISA MASTRANTONIO MORAES
BRUNO NUNES BATISTA2
CAIO BEDAQUE BARBOSA
CESAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZ2
CLARA DOS SANTOS LENHARD
ELIAS LORANDI
FAGNER FERNANDES DUARTE
FERNANDA PUGLIA VIEIRA DIAS
GABRIELA DAMBROS2
GIANE SILVA DA SILVA
GLAUCIANE SANT'ANA
LIGIA CARDOSO CARLOS1
LIZ CRISTIANE DIAS3
MAURICIO MEURER1
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO4
TAÍS CASTRO GARCIA
VINICIUS ALBUQUERQUE DE LIMA

Página gerada em 28/03/2024 13:36:06 (consulta levou 0.213996s)