Nome do Projeto
VI Seminário de Inovação Pedagógica: aproximações entre inovação e neurociência aplicada à educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2022 - 16/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A sexta edição do Seminário de Inovação Pedagógica (SIP) objetiva possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e para socialização de vivências democráticas de inovação pedagógica, articulando a relação entre a Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional dos profissionais da educação; vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos participantes, com registros escritos e trocas que daí decorrerão para qualificação do processo ensino-aprendizagem. Concebemos inovação pedagógica como um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico-sociais necessárias aos fins pretendidos, a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-profissional de Profissionais da Educação - GRUPI. Nesse sentido, a pesquisa se articula com o ensino e a extensão, neste espaço-tempo de autoria de acadêmicos, de professores universitários e da escola básica no registro de suas vivências com inovação pedagógica, no envolvimento com a leitura e releitura da escrita de seus pares e na socialização, em forma de rodas de ConversAção. Os resultados positivos das edições anteriores, estimulam o grupo de proponentes a novamente organizá-lo e implementá-lo de forma colaborativa e interinstitucional.

Objetivo Geral

- Possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e para socialização de vivências de inovação pedagógica, articulando a correlação entre a Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional dos profissionais da educação.
- Vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos participantes, com registros escritos e trocas que daí decorrerão para qualificação do processo ensino aprendizagem.

Justificativa

Após cinco edições do evento, que vem crescendo no número de participantes e considerando as avaliações dos participantes dos Seminários de Inovação Pedagógica anteriores, que destacaram a relevância social, a troca de conhecimentos e o protagonismo possível pelo formato do evento e a importância de ações colaborativas entre licenciandos, professores de Educação Básica e Ensino Superior visando a reflexão e qualificação das práticas no âmbito educacional, estamos propondo o VI Seminário de Inovação Pedagógica: aproximações entre inovação e neurociência aplicada à educação, para 2022. Historicamente, tivemos a realização do I SIP na UNIPAMPA campus Uruguaiana, em 2017; o II SIP, em 2018, no campus Bagé; o III SIP, em 2019, no campus Uruguaiana; e o IV em 2020 e V SIP em 2021 de forma remota (síncrona e assíncrona). Neste ano, o VI SIP também se dará de forma remota, e com o fortalecimento do processo colaborativo de organização e de execução do evento, articulando ações entre 03 universidades públicas e parceiras na cogestão do VI SIP, a saber: Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
Assumimos o compromisso de socializar as diferentes experiências e vivências (re)conhecidas no âmbito da educação, contribuindo na construção da autoria e da autonomia de todos os envolvidos. Assim, o evento formativo proposto é concebido como um espaço-tempo de formação acadêmico-profissional pela (re)construção e (re)significação das práticas educativas socializadas, na perspectiva da inovação pedagógica.
Todos as edições do SIP foram elaboradas a partir da ênfase “inovação pedagógica”, no mesmo viés dos estudos e pesquisas do GRUPI, em que os membros da equipe executora do SIP fazem parte. Estes concebem inovação pedagógica como “um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico-sociais necessárias aos fins pretendidos” (MELLO; SALOMÃO DE FREITAS, 2017, p.1800). Assim, os professores e futuros docentes, autores das suas propostas pedagógicas na perspectiva da inovação, têm a possibilidade de entender o processo de investigação e de socializar suas vivências.
Conforme aprendemos com Singer (2015), a inovação pedagógica que realmente acontece é planejada junto e realizada pelas pessoas para transformar situações problemáticas do nosso tempo. Com Diniz-Pereira (2008), reconhecemos a necessidade da Universidade e da escola da Educação Básica compartilharem esta responsabilidade formativa e, por isso, consideramos importante a formação docente (inicial e continuada) ser percebida como formação acadêmico-profissional. As escritas das vivências, que serão apresentadas nesta edição, serão registradas em anais em formato de e-book. Assim, justificamos a importância da continuidade da proposição deste evento.

Metodologia

Na sexta edição do Seminário de Inovação Pedagógica (SIP), exclusivamente virtual e a distância, trabalhamos de forma colaborativa entre instituições parceiras (UNIPAMPA, UFSM e UFPEL), para possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico conceituais e socialização de vivências com inovação pedagógica, pela articulação de profissionais da Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional. Assumimos como temática “aproximações entre inovação e neurociência aplicada à educação” associando a neurociência da concepção de inovação pedagógica assumida pelo Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação – GRUPI, que há cinco anos vem promovendo o SIP.
Criamos e implementamos essas inovações pedagógicas, em interação e parceria com outros colegas, redes de professores em formação acadêmico-profissional que se integram para fazer junto um processo de formação acadêmico-profissional que possibilite a integração entre a Escola e a Universidade, tendo por foco a compreensão do participante de seu papel político enquanto docente que assume a autoria de sua prática em sala de aula em diferentes níveis e modalidades de ensino por meio do diálogo, escrita e leitura desenvolvida nas diferentes etapas (DORNELLES, 2021).
A partir do exposto, passa a ser além de um evento de extensão com Rodas de ConversAção sobre inovação pedagógica para constituir-se como um processo de formação acadêmico-profissional, baseado na investigação e escrita de relatos sobre experiências educativas na forma de resumo expandido. O evento conta com realização de Rodas de ConversAção Virtuais (RCV), sendo a Roda de ConversAção 1 destinada a uma explanação teórico e dialógica sobre a temática do evento com profissionais da área convidados. Os participantes também trocarão suas vivências de inovação pedagógica, que devem ser registradas em um resumo expandido, postado no site ao realizar a inscrição no evento. A equipe executora distribuirá os resumos por temáticas, que irão constituir as Rodas de ConversAção 2 e 3, nas quais os participantes serão divididos. Antecipadamente, os participantes receberão os resumos da respectiva sala para lerem e discutirem no evento. Durante as rodas, cada autor compartilhará sua escrita para discussão junto a seus pares. Essas vivências serão sistematizadas pelos redatores das Rodas; posteriormente os relatores de cada Roda socializarão na Inter-Roda Final, a Roda de ConversAção 4. Os resumos serão publicados em anais no formato e-book.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos atender às expectativas dos participantes no que se refere à possibilidade de dialogarem e socializarem oralmente e por escrito suas vivências de inovação pedagógica, sustentadas por referencial teórico que qualifica a prática, na perspectiva da circularidade da ação-reflexão e nova ação qualificada; participando como protagonistas desde a escrita dos resumos e durante todo o evento, aproximando a universidade e a educação básica.
Temos a expectativa de um maior número de participantes, como vem ocorrendo em cada edição do SIP.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE SOARES ARAUJO
Cadidja Coutinho
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS22
Elena Maria Billig Mello
HELENARA PLASZEWSKI24
JERÔNIMO MEDINA MADRUGA21
Mayra da Silva Cutruneo Ceschini
Natalie Rickes Venzke
TUANE GARCIA MEDINA

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