Nome do Projeto
VI Seminário de Inovação Pedagógica: aproximações entre inovação e neurociência aplicada à educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2022 - 16/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A sexta edição do Seminário de Inovação Pedagógica (SIP) objetiva possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e para socialização de vivências democráticas de inovação pedagógica, articulando a relação entre a Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional dos profissionais da educação; vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos participantes, com registros escritos e trocas que daí decorrerão para qualificação do processo ensino-aprendizagem. Concebemos inovação pedagógica como um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico-sociais necessárias aos fins pretendidos, a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-profissional de Profissionais da Educação - GRUPI. Nesse sentido, a pesquisa se articula com o ensino e a extensão, neste espaço-tempo de autoria de acadêmicos, de professores universitários e da escola básica no registro de suas vivências com inovação pedagógica, no envolvimento com a leitura e releitura da escrita de seus pares e na socialização, em forma de rodas de ConversAção. Os resultados positivos das edições anteriores, estimulam o grupo de proponentes a novamente organizá-lo e implementá-lo de forma colaborativa e interinstitucional.
Objetivo Geral
- Possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico-conceituais e para socialização de vivências de inovação pedagógica, articulando a correlação entre a Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional dos profissionais da educação.
- Vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos participantes, com registros escritos e trocas que daí decorrerão para qualificação do processo ensino aprendizagem.
- Vivenciar os princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática, da ação-reflexão-ação próprios do fazer pedagógico dos participantes, com registros escritos e trocas que daí decorrerão para qualificação do processo ensino aprendizagem.
Justificativa
Após cinco edições do evento, que vem crescendo no número de participantes e considerando as avaliações dos participantes dos Seminários de Inovação Pedagógica anteriores, que destacaram a relevância social, a troca de conhecimentos e o protagonismo possível pelo formato do evento e a importância de ações colaborativas entre licenciandos, professores de Educação Básica e Ensino Superior visando a reflexão e qualificação das práticas no âmbito educacional, estamos propondo o VI Seminário de Inovação Pedagógica: aproximações entre inovação e neurociência aplicada à educação, para 2022. Historicamente, tivemos a realização do I SIP na UNIPAMPA campus Uruguaiana, em 2017; o II SIP, em 2018, no campus Bagé; o III SIP, em 2019, no campus Uruguaiana; e o IV em 2020 e V SIP em 2021 de forma remota (síncrona e assíncrona). Neste ano, o VI SIP também se dará de forma remota, e com o fortalecimento do processo colaborativo de organização e de execução do evento, articulando ações entre 03 universidades públicas e parceiras na cogestão do VI SIP, a saber: Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
Assumimos o compromisso de socializar as diferentes experiências e vivências (re)conhecidas no âmbito da educação, contribuindo na construção da autoria e da autonomia de todos os envolvidos. Assim, o evento formativo proposto é concebido como um espaço-tempo de formação acadêmico-profissional pela (re)construção e (re)significação das práticas educativas socializadas, na perspectiva da inovação pedagógica.
Todos as edições do SIP foram elaboradas a partir da ênfase “inovação pedagógica”, no mesmo viés dos estudos e pesquisas do GRUPI, em que os membros da equipe executora do SIP fazem parte. Estes concebem inovação pedagógica como “um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico-sociais necessárias aos fins pretendidos” (MELLO; SALOMÃO DE FREITAS, 2017, p.1800). Assim, os professores e futuros docentes, autores das suas propostas pedagógicas na perspectiva da inovação, têm a possibilidade de entender o processo de investigação e de socializar suas vivências.
Conforme aprendemos com Singer (2015), a inovação pedagógica que realmente acontece é planejada junto e realizada pelas pessoas para transformar situações problemáticas do nosso tempo. Com Diniz-Pereira (2008), reconhecemos a necessidade da Universidade e da escola da Educação Básica compartilharem esta responsabilidade formativa e, por isso, consideramos importante a formação docente (inicial e continuada) ser percebida como formação acadêmico-profissional. As escritas das vivências, que serão apresentadas nesta edição, serão registradas em anais em formato de e-book. Assim, justificamos a importância da continuidade da proposição deste evento.
Assumimos o compromisso de socializar as diferentes experiências e vivências (re)conhecidas no âmbito da educação, contribuindo na construção da autoria e da autonomia de todos os envolvidos. Assim, o evento formativo proposto é concebido como um espaço-tempo de formação acadêmico-profissional pela (re)construção e (re)significação das práticas educativas socializadas, na perspectiva da inovação pedagógica.
Todos as edições do SIP foram elaboradas a partir da ênfase “inovação pedagógica”, no mesmo viés dos estudos e pesquisas do GRUPI, em que os membros da equipe executora do SIP fazem parte. Estes concebem inovação pedagógica como “um conjunto de intervenções pedagógicas criadas por decisões coletivas e participativas, com intencionalidade deliberada para gerar mudanças nas estratégias de construção ou organização de conhecimentos que se alinhem às transformações histórico-sociais necessárias aos fins pretendidos” (MELLO; SALOMÃO DE FREITAS, 2017, p.1800). Assim, os professores e futuros docentes, autores das suas propostas pedagógicas na perspectiva da inovação, têm a possibilidade de entender o processo de investigação e de socializar suas vivências.
Conforme aprendemos com Singer (2015), a inovação pedagógica que realmente acontece é planejada junto e realizada pelas pessoas para transformar situações problemáticas do nosso tempo. Com Diniz-Pereira (2008), reconhecemos a necessidade da Universidade e da escola da Educação Básica compartilharem esta responsabilidade formativa e, por isso, consideramos importante a formação docente (inicial e continuada) ser percebida como formação acadêmico-profissional. As escritas das vivências, que serão apresentadas nesta edição, serão registradas em anais em formato de e-book. Assim, justificamos a importância da continuidade da proposição deste evento.
Metodologia
Na sexta edição do Seminário de Inovação Pedagógica (SIP), exclusivamente virtual e a distância, trabalhamos de forma colaborativa entre instituições parceiras (UNIPAMPA, UFSM e UFPEL), para possibilitar espaço-tempo para reflexões teórico conceituais e socialização de vivências com inovação pedagógica, pela articulação de profissionais da Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação acadêmico-profissional. Assumimos como temática “aproximações entre inovação e neurociência aplicada à educação” associando a neurociência da concepção de inovação pedagógica assumida pelo Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação – GRUPI, que há cinco anos vem promovendo o SIP.
Criamos e implementamos essas inovações pedagógicas, em interação e parceria com outros colegas, redes de professores em formação acadêmico-profissional que se integram para fazer junto um processo de formação acadêmico-profissional que possibilite a integração entre a Escola e a Universidade, tendo por foco a compreensão do participante de seu papel político enquanto docente que assume a autoria de sua prática em sala de aula em diferentes níveis e modalidades de ensino por meio do diálogo, escrita e leitura desenvolvida nas diferentes etapas (DORNELLES, 2021).
A partir do exposto, passa a ser além de um evento de extensão com Rodas de ConversAção sobre inovação pedagógica para constituir-se como um processo de formação acadêmico-profissional, baseado na investigação e escrita de relatos sobre experiências educativas na forma de resumo expandido. O evento conta com realização de Rodas de ConversAção Virtuais (RCV), sendo a Roda de ConversAção 1 destinada a uma explanação teórico e dialógica sobre a temática do evento com profissionais da área convidados. Os participantes também trocarão suas vivências de inovação pedagógica, que devem ser registradas em um resumo expandido, postado no site ao realizar a inscrição no evento. A equipe executora distribuirá os resumos por temáticas, que irão constituir as Rodas de ConversAção 2 e 3, nas quais os participantes serão divididos. Antecipadamente, os participantes receberão os resumos da respectiva sala para lerem e discutirem no evento. Durante as rodas, cada autor compartilhará sua escrita para discussão junto a seus pares. Essas vivências serão sistematizadas pelos redatores das Rodas; posteriormente os relatores de cada Roda socializarão na Inter-Roda Final, a Roda de ConversAção 4. Os resumos serão publicados em anais no formato e-book.
Criamos e implementamos essas inovações pedagógicas, em interação e parceria com outros colegas, redes de professores em formação acadêmico-profissional que se integram para fazer junto um processo de formação acadêmico-profissional que possibilite a integração entre a Escola e a Universidade, tendo por foco a compreensão do participante de seu papel político enquanto docente que assume a autoria de sua prática em sala de aula em diferentes níveis e modalidades de ensino por meio do diálogo, escrita e leitura desenvolvida nas diferentes etapas (DORNELLES, 2021).
A partir do exposto, passa a ser além de um evento de extensão com Rodas de ConversAção sobre inovação pedagógica para constituir-se como um processo de formação acadêmico-profissional, baseado na investigação e escrita de relatos sobre experiências educativas na forma de resumo expandido. O evento conta com realização de Rodas de ConversAção Virtuais (RCV), sendo a Roda de ConversAção 1 destinada a uma explanação teórico e dialógica sobre a temática do evento com profissionais da área convidados. Os participantes também trocarão suas vivências de inovação pedagógica, que devem ser registradas em um resumo expandido, postado no site ao realizar a inscrição no evento. A equipe executora distribuirá os resumos por temáticas, que irão constituir as Rodas de ConversAção 2 e 3, nas quais os participantes serão divididos. Antecipadamente, os participantes receberão os resumos da respectiva sala para lerem e discutirem no evento. Durante as rodas, cada autor compartilhará sua escrita para discussão junto a seus pares. Essas vivências serão sistematizadas pelos redatores das Rodas; posteriormente os relatores de cada Roda socializarão na Inter-Roda Final, a Roda de ConversAção 4. Os resumos serão publicados em anais no formato e-book.
Indicadores, Metas e Resultados
Esperamos atender às expectativas dos participantes no que se refere à possibilidade de dialogarem e socializarem oralmente e por escrito suas vivências de inovação pedagógica, sustentadas por referencial teórico que qualifica a prática, na perspectiva da circularidade da ação-reflexão e nova ação qualificada; participando como protagonistas desde a escrita dos resumos e durante todo o evento, aproximando a universidade e a educação básica.
Temos a expectativa de um maior número de participantes, como vem ocorrendo em cada edição do SIP.
Temos a expectativa de um maior número de participantes, como vem ocorrendo em cada edição do SIP.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE SOARES ARAUJO | |||
Cadidja Coutinho | |||
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS | 22 | ||
Elena Maria Billig Mello | |||
HELENARA PLASZEWSKI | 24 | ||
JERÔNIMO MEDINA MADRUGA | 21 | ||
Mayra da Silva Cutruneo Ceschini | |||
Natalie Rickes Venzke | |||
TUANE GARCIA MEDINA |