Nome do Projeto
Acompanhamento da composição do leite de vacas Jersey do Rio Grande do Sul
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/02/2017 - 15/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
Acompanhamento dos dados de qualidade de leite e produção entregues pelos associados da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul, montagem de curvas de lactação, cálculo de médias de produção, variação sazonal em diferentes rebanhos. e emissão de certificado de controle leiteiro oficial junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Orientação dos produtores sobre coleta de amostras, aferição de resultados, avaliação de controles e medidas para melhoria da produtividade e qualidade do leite. Participação em eventos da Raça no estado do Rio Grande do Sul.

Objetivo Geral

Avaliação da qualidade e da produtividade do leite produzido por vacas da raça Jersey do Rio Grande do Sul para fins de controle leiteiro oficial junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, orientação dos produtores para implementação de medidas para melhoria dos índices produtivos e participação em eventos para fomento da raça.

Justificativa

A prova zootécnica denominada controle leiteiro consiste na mensuração e correspondente registro da produção individual das vacas leiteiras, através de procedimentos metodológicos preestabelecidos, com a finalidade de estimar a produção de leite e de seus componentes qualitativos por lactação. O objetivo do Controle Leiteiro, estruturado como "Prova Zootécnica",
pode ser sintetizado em seleção, manejo, pesquisa e publicidade. O Controle Leiteiro, realizado com fins de seleção, objetiva a identificação dos reprodutores (machos e fêmeas), com potencial genético para melhorar a produtividade animal e deve ser executado por entidades habilitadas para tal como as Associações de Raças e seguindo metodologia vigente preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para a melhoria do desempenho desses animais, há a necessidade que esses dados sejam avaliados, discutidos e verificadas possíveis falhas no manejo das propriedades. A busca por técnicas e correções na rotina de trabalho levam ao incremento da produtividade. A divulgação dos parâmetros produtivos de cada raça são fundamentais para o conhecimento da comunidade e valorização dos animais. Alunos de graduação dos cursos de Ciências Agrárias, podem através do exercício de avaliação e discussão, apoderarem-se do conhecimento e complementarem sua formação acadêmica.

Metodologia

A organização e a execução do Controle Leiteiro será de competência dos Núcleos regionais sob a supervisão da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul. No caso de regiões que não possuem Núcleos, a Associação será a responsável pela organização do Controle Leiteiro. O Controle leiteiro consiste no envio
mensal de informações e relatórios de pesagem e análise da qualidade do leite e o acompanhamento zootécnico aos criadores inscritos no Sistema de Controle Leiteiro. Estes dados serão digitados por alunos da graduação
em um programa do controle zootécnico da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul. Após a finalização do lançamento dos dados, são retirados relatórios mensais dos rebanhos e avaliados os indicadores de produção para composição de sólidos e volume do leite, além de dados referentes as estratégias de manejo adotadas. De posse desse relatório os alunos colaboradores, discutem com o Técnico Responsável pela associação e com os professores responsáveis para identificação de possíveis problemas e a redação de soluções. É emitido um parecer com orientação técnica e repassada ao produtor. Nos eventos anuais são apresentados resultados dos controles leiteiros, são avaliados animais nos julgamentos de admissão e classificação da raça.
São realizados cursor e palestras para orientação da forma adequada de coleta, redação dos resultados e avaliação dos relatórios emitidos.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: número de controles encerrados por ano
Metas: controlar 50% dos rebanhos de associados no estado do Rio Grande do Sul.
Resultados: aumento dos índices de produção e qualidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELE BONDAN PACHECO
FRANCIELI DELL'OSBEL
HELENICE GONZALEZ DE LIMA6
IONE MARIA PEREIRA HAYGERT VELHO
JÉSSICA DAL VESCO
LUCAS SCHAEFER BATISTA
LUCAS SCHAEFER BATISTA
NATACHA DEBONI CERESER
PATRICIA DA SILVA NASCENTE2
ROBERTA VÖLZ KRAUSE

Página gerada em 26/04/2024 07:09:25 (consulta levou 0.141956s)