Nome do Projeto
Metodologias Participativas no Ensino da Arquitetura e Urbanismo - Segunda Edição
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2022 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este Projeto busca desenvolver junto as disciplinas de ensino em arquitetura e urbanismo a discussão e aplicação de métodos participativos. A arquitetura e o urbanismo devem ser pensadas e projetadas para atender as necessidades das pessoas. Desse modo, é necessário que o estudante de arquitetura e urbanismo conheça as ferramentas metodológicas que podem ser aplicadas para que se conheça bem tais necessidades. A diversidade humana e os múltiplos fatores a serem considerados em um projeto de arquitetura e urbanismo, torna a atividade projetual bastante complexa, requerendo uma formação ampla, que inclui domínios artísticos, sociais e técnicos, visando a solução de problemas multifacetados. Paradoxalmente, esse amplo espectro de conhecimento muitas vezes distancia os estudantes de arquitetura e urbanismo das pessoas ditas não técnicas, pois cria uma lente própria pela qual os discentes culminam por aplicar em sala de aula para desenvolver seus projetos nas disciplinas. Isso pode se tornar um obstáculo para a identificação das reais demandas dos usuários. Visando uma formação completa do estudante de arquitetura e urbanismo, este Projeto visa diminuir o hiato entre os projetos produzidos pelos futuros arquitetos e urbanistas e as pessoas que se apropriarão dos lugares construídos por eles. Para tal, vários temas serão analisados, dos quais pode-se destacar: processo de projeto, projeto centrado no usuário, participação em projetos de arquitetura e urbanismo e métodos participativos de projeto. As disciplinas em que serão aplicada esta abordagem metodológica serão: Ateliê de Concursos de Arquitetura e Ateliê de Habitação de Interesse Social da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel durante os semestres de 2022 a 2024.

Objetivo Geral

Desenvolver metodologias participativas nas disciplinas de Ateliê de Concursos de Arquitetura e Ateliê de Habitação de Interesse Social da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, com o objetivo de fazer com que o estudante entenda as necessidades dos usuários do espaço que está sendo trabalhado e a partir desse conhecimento possa projetar tanto no âmbito da arquitetura quanto do urbanismo.

Justificativa

Em geral há uma distância entre as propostas de projeto em arquitetura e urbanismo feitos em sala de aula e as necessidades das pessoas ditas não técnicas, pois em geral é criado uma lente própria pela qual os discentes culminam por aplicar em sala de aula para desenvolver seus projetos nas disciplinas. Este Projeto de ensino visa interromper esse ciclo e propor novas formas de ensino participativo e metodologias em sala de aula.

Metodologia

- Apresentação e discussão sobre métodos participativos, tais como: Diários fotográficos; Entrevistas caminhadas; Mapeamento participativo; Mapeamento Afetivo; Fóruns de discussões de políticas públicas; e Mapas mentais.
- Grupos de estudo com discentes, docentes, comunidade e técnicos da Prefeitura para desenvolver métodos participativos que possam na prática serem utilizados para o conhecimento das necessidades dos usuários.
- Publicação dos resultados obtidos em forma de e-livro com ISBN.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que com o desenvolvimento deste Projeto, o ensino em arquitetura e urbanismo forneça o conhecimento necessário para que os futuros arquitetos e urbanistas possam projetar para as comunidades, visando atender a necessidade dos usuários.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA ARAUJO PORTELLA3
AMANDA FERREIRA GARCIA
ARACELE ROCHA MAHFUZ
CELINA MARIA BRITTO CORREA3
Mateus Romualdo Teles

Página gerada em 03/03/2024 03:13:35 (consulta levou 0.145622s)