Nome do Projeto
D`GENERUS: REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS E DE GÊNERO
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2022 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Saúde
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A D`GENERUS: Revista de Estudos Feministas e de Gênero é uma proposta construída no âmbito do D’GENERUS: Núcleo de estudos Feministas e de Gênero da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do III SIMPÓSIO DE GÊNERO E DIVERSIDADE: de(s)colonizar o pensamento em tempos de pandemia e, nesse sentido, reflete uma importante iniciativa desses coletivos em promover espaços plurais e democráticos de ensino, pesquisa e extensão O presente projeto visa a construir uma plataforma virtual e de livre acesso que tem por fim compilar publicação científicas edificadas a partir de epistemologias feministas interseccionais que tenham como objeto de estudo temas relativos a questões de gênero, sexualidade e processos de subjetivação. Trata-se, portanto, da edificação de um periódico científico de cunho multi e interdisciplinar sobre feminismo e questões de gênero, sexualidade e diversidade humana.

Objetivo Geral

- Criação de uma plataforma plural e de livre acesso para a publicação de produções acadêmicas inspiradas em perspectivas feministas interseccionais sobre questões de gênero, diversidade humana e sexualidade.

- Ampliar a possibilidade de diálogo do D’GENERUS: Núcleo de estudos Feministas e de Gênero da Universidade Federal de Pelotas com outros coletivos acadêmicos que se organizam a partir de epistemologias, temas e objetivos semelhantes, ampliando o intercâmbio acadêmico entre instituições, grupos de pesquisa e pesquisadoras/es.

- Estimular, em nivelo local e regional, a produção acadêmica sobre gênero, diversidade humana e sexualidade a partir de perspectivas feministas interseccionais.

Justificativa

D`GENERUS: Núcleo de estudos Feministas e de Gênero tem atuação ativa e notória na UFPel desde 2013 (então denominado de Observatório de Gênero), incluindo atividade de ensino, pesquisa e, principalmente, extensão. Nesse sentido, a revista ora proposta materializa um importante avanço desse coletivo através da criação de uma plataforma de acesso livre para publicações acadêmicas no escopo do gênero e da diversidade humana.

Metodologia

O processo de edição dos artigos obedece aos critério editoriais de uma revista científica com pareceristas externos. Artigos submetidos são avaliados por parecerista externos convidados e geram pareceres informando sobre a qualidade do trabalho e ajusto de mesmo em relação aos valores acadêmicos e éticos da revista. Os editores responsáveis tomas uma decisão sobre a viabilidade de publicar o artigo.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores - número de acessos, citações de trabalho publicados, diversidade da afiliação de autoras e autores, etc.

Metas - publicação anual, em formato contínuo, de dois número com dossiês, entrevistas, artigos originais e artigos de revisão.

Resultados esperados - manter a regularidade das publicações, ampliar o alcance da revista,

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LESSA CARDOSO
CASSIAN MARIN PEREIRA RAMIREZ
CINDY GALLO DA SILVA
HUDSON CRISTIANO WANDER DE CARVALHO8
LUCIANO PEREIRA DOS SANTOS
MARCIA ALVES DA SILVA4
MARINA SOARES MOTA4
PAMELA OLIVEIRA DA ROSA
SILVANA DE ARAUJO MOREIRA4

Página gerada em 28/03/2024 22:33:27 (consulta levou 0.152669s)